Estrigas (1919-2014) e Nice Firmeza (1921-2013) decidiram, em 1969, inventar um museu. No sítio do Mondubim onde moravam desde 1961, fizeram do lar um espaço, também, de fruição, visibilidade e reflexão sobre as artes. O casal de artistas de relevância imensurável para a história do Ceará resolveu, então, criar o Minimuseu Firmeza, espaço que guarda mais de 50 anos de uma trajetória que segue sendo contada e construída até hoje. Em retomada de atividades apoiada pelo Sesc, o espaço realiza neste sábado, a partir das 8 horas, a primeira edição da Feira de Artes e Artesanias InvecioNICEs, em homenagem ao aniversário de 101 anos da artista, que teriam sido comemorados no último dia 18.
"Já fizemos algumas feiras em anos anteriores à pandemia, mas em outro formato. A Feira InvencioNICEs está em sua primeira edição e acreditamos que será a primeira de muitas", torce a historiadora Paula Machado, uma das figuras à frente do minimuseu. Serão quase 20 expositores com focos variados, da gastronomia à moda, passando por artes visuais e também jardinagem.
Além da exposição de produtos, a programação conta, ainda, com realização de oficinas e atividades recreativas para o público infantil e quadrilha "julina" com crianças do Parque Santana, adianta Paula.
Entre expositores que participarão do evento, está a artista visual Lara Burity, que levará uma série de obras originais para venda no espaço. "É muito importante chamar gente para conhecer aquele espaço. Tem muita gente que nunca foi porque ou não teve a oportunidade, ou nem conhece Nice e Estrigas", aponta Lara.
Já a dupla de artistas Danilo Miranda e Paulo Teles, que comandam o Atelier Biombo, deve levar à feirinha colagens coloridas, incluindo obras da série "Utensílios", na qual representam objetos comuns em casas cearenses. "O ambiente do minimuseu, por também ser uma casa, dialoga bastante com o tema das nossas colagens", apontam os dois em resposta conjunta.
Danilo e Paulo também celebram a oportunidade de expor no espaço. "É um ambiente cheio de arte e natureza e em um local tão rico da cidade, mas ainda pouco ocupado por outras pessoas do meio artístico, que é o Mondubim. O minimuseu guarda muita cultura e história da arte do nosso estado, por isso ocupá-lo é tão importante assim", afirmam.
Há um ano, na ocasião do centenário de Nice, o Vida&Arte fez uma série de reportagens tanto sobre a trajetória de vida e obra da artista, quanto sobre a situação à época do Minimuseu. Na ocasião, Rachel Gadelha, gestora cultural, sobrinha-neta de Estrigas e uma das responsáveis pela manutenção do local, ressaltou a intermitência de ações. "Quando tem projeto, o minimuseu abre. Quando não tem, ele fecha", resumiu na matéria publicada em 18/7/2021.
Poucos meses depois da publicação, o Minimuseu conseguiu retomar as atividades. Conforme explica Paula, o retorno das ações se deu em novembro do ano passado a partir de apoio do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE). "Desde então, passamos a receber visitas e realizar algumas atividades abertas ao público, mas voltadas principalmente para a comunidade do entorno do museu", segue.
"As principais atividades desde a reabertura têm sido oficinas de artes para crianças, rodas de bordado com as mulheres, e ações que envolvem arte e empreendedorismo com mulheres do Parque Santana", lista a historiadora, que ressalta a importância do apoio institucional do Sesc.
View this post on Instagram
"Está sendo fundamental para que o Minimuseu Firmeza continue cumprindo sua função social de salvaguardar, comunicar e democratizar o acesso à história da arte do Ceará através de seu acervo de documentos e obras", ressalta Paula. O tempo total do atual apoio é de um ano, seguindo até o final de outubro, mas a expectativa da equipe é pela renovação.
Assim como, também, a dos próprios artistas. "Muita gente não tem muita ideia da importância que a Nice e o Estrigas têm pras artes no Ceará de maneira geral. É muito legal ter um lugar que mantenha a memória deles viva", reforça Lara.
Feira InvencioNICEs
Quando: sábado, 23, de 8 às 12 horas
Onde: Minimuseu Firmeza (av. Waldir Diogo, Mondubim)
Mais informações: @minimuseufirmeza
Para visitação regular ao equipamento, é necessário agendamento por Instagram ou pelo telefone (85) 9 9959-2786
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui