Logo O POVO+
Museu do Bode Ioiô será inaugurado nesta quarta-feira, 24, no Centro
Vida & Arte

Museu do Bode Ioiô será inaugurado nesta quarta-feira, 24, no Centro

Equipamento conta com três alas sobre diferentes épocas da história do Bode e divide espaço com a Casa do Turista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espaço reúne peças e trabalhos relacionados ao personagem histórico
 (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Espaço reúne peças e trabalhos relacionados ao personagem histórico

Entre os anos de 1915 a 1931, circulava pelas ruas da Capital cearense um simpático bode que tinha vindo do interior do Ceará junto com um grupo de retirantes da seca. Ao chegar em terras alencarinas, ele foi comprado por uma empresa que ficava na antiga Praia do Peixe — hoje Praia de Iracema — e, sempre indo e vindo pelo local, foi apelidado de "ioiô" pela população. E é em homenagem a esse mesmo bode que será inaugurado, nesta quarta-feira, 24, um museu que carrega seu nome.

O Museu do Bode Ioiô (@museudobodeioio) chega ao Centro de Fortaleza, mais especificamente à Cidade da Criança, para abrilhantar a cena cultural cearense. O espaço é um projeto sociocultural e ambiental com a temática do personagem popular que possui um acervo traduzido em peças de artes, artesanatos, fotografias, adornos, cordéis e publicações com a temática do Bode do Nordeste.


Dentro do equipamento, haverá três alas especiais:

  • Sertão (Origem do Bode Ioiô);
  • Fortaleza (Historia e curiosidades Bode Ioiô de 1915 a 1931);
  • Rio (Homenagem ao Bode Ioiô no Rio de janeiro do desfile da Sapucaí – tema de escola da Escola de Samba Gres Paraiso do Tuiuti).

O equipamento cultural foi idealizado pelo educador, turismólogo e pesquisador cearense Gerson Linhares, que vem coletando boas histórias e peças alusivas ao famoso caprino, juntamente com o Mascote Bode Ioiô de Fortaleza, educadores patrimoniais na capital, idealizadores dos Programas Fortaleza a Pé e o Trem da História.

O Museu será instalado no Parque da Liberdade (Cidade da Criança), em parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) da Prefeitura de Fortaleza, em uma das casinhas que ornamentam o logradouro no Centro Histórico de Fortaleza. O local também irá abrigar a Casa do Turista, espaço de informações turísticas para o cidadão e turistas visitantes.

Em entrevista ao O POVO, o secretário do turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, contou como a parceria entre Gerson e a Setfor começou. "Há muito tempo o Gerson me fala sobre seu acervo pessoal de itens relacionados ao Bode Ioiô, e que queria muito um espaço para expor. Quando lembrei que a Cidade da Criança estava sendo reformada, pedi ao prefeito um espaço para a Casa do Turista, que teria como um apelo principal o Museu do Bode Ioiô. A partir desse local, nós iniciamos o passeio pelo Centro da Cidade, inciativa do programa 'Fortaleza a pé', que acontece todos os sábados", narra o gestor, ressaltando que o plano é aumentar ainda mais a frequência das excursões.

Ainda segundo Pereira, o novo equipamento traz ao Centro da Cidade uma requalificação. "Nós temos um Centro maravilhoso, mas com o problema de todos os centros das cidades do Brasil que é o de não ter moradias. Então ele precisa ser estimulado. Com o Parque da Liberdade, nós estamos com a expectativa de que consigamos levar o turismo para o bairro. A Setfor tem apostado em várias ações que mostrem, cada vez mais, que Fortaleza é essa potência no âmbito cultural. Nesse sentido, fazemos muitas ações em parceria com a sociedade civil, porque entendemos que uma cidade turística tem que ser, primeiramente, boa para para o morador; e precisamos que ele se envolva nesses projetos para que isso aconteça", argumenta.

Inauguração do Museu do Bode Ioiô

Quando: quarta-feira, dia 24 de agosto, às 9 horas
Onde: Parque da Liberdade (Rua Pedro I, s/n - Centro)
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9 às 17 horas; e domingo, das 9 às 12 horas
Agendamento prévio após a inauguração: 85 98835-9915 (WhatsApp)

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?