Logo O POVO+
Mostra de Artes do Porto Iracema chega à 10ª edição
Vida & Arte

Mostra de Artes do Porto Iracema chega à 10ª edição

Chegando à 10ª edição a partir deste domingo, 26, Mostra de Artes do Porto Iracema traz apresentações de 17 projetos de diferentes linguagens para Fortaleza e interior
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Alice David é uma das artistas do projeto Análise Selvagem, que está no Laboratório de Música do Porto Iracema (Foto: Alan Sousa / divulgação)
Foto: Alan Sousa / divulgação Alice David é uma das artistas do projeto Análise Selvagem, que está no Laboratório de Música do Porto Iracema

Obras de música, dança, artes visuais, teatro e cinema que são frutos dos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes serão apresentadas ao público a partir do próximo domingo, 26, como parte da programação da 10ª edição da Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI). As ações ocorrem em diferentes locais dos municípios de Fortaleza e do Crato e são totalmente gratuitas e abertas ao público.

No total, 17 projetos da Escola serão apresentados no Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Cinema do Dragão e Casa Ninho, no Cariri, além da série de projetos audiovisuais que passarão por pitching de roteiros. O primeiro momento de partilha ocorre no próximo domingo, 26, a partir das 17 horas, no Terreiro do Mestre Aécio na Casa Luz (Crato-CE). O projeto compartilhado na ocasião será "Sertão em borderline", de artes visuais, do artista Fluxo Marginal e com tutoria de Mulambö.

Entre as atrações da primeira semana, estão ainda espetáculos dos projetos de dança Através da Miragem e E aí População!?, ambos no Theatro José de Alencar, e os de música Análise Selvagem e Encruzilhada, que serão apresentados no Cineteatro São Luiz. As programações acontecem na próxima quarta, 1º.

Obra "GUERREIROFLUXO", de Fluxo Marginal(Foto: Fluxo Marginal / divulgação)
Foto: Fluxo Marginal / divulgação Obra "GUERREIROFLUXO", de Fluxo Marginal

A dançarina e professora Mel Rayzel, do Através da Miragem, explica que o projeto do qual faz parte busca problematizar "estereótipos que foram construídos sobre a Dança do Ventre e as pessoas que a praticam". Além dela, compõem a iniciativa Tatiana Dourado e Laris Bibiano. A tutoria é de Márcia Mignac.

"Mergulhamos nas histórias, inclusive nas nossas, três mulheres nordestinas com realidades muito destoantes das que foram pintadas pelo imaginário ocidental, mas imersas em uma cultura que compartilha afinidades musicais, culinárias, culturais e linguísticas com mulheres árabes", avança.

Análise Selvagem é um projeto musical capitaneado pela cantora, compositora e instrumentista Alice David, acompanhada de Gabriel Vieira e Briar, sob tutoria de Tulipa Ruiz. Descrevendo as canções compostas por ela como conectadas ao indie/folk e ao minimalismo, a artista encontra inspiração em processos ligados à psicanálise e à escuta de si. "Muita coisa tinha a ver com um modo de pensar psicanalítico: livros, textos, momentos da minha própria análise", elenca.

Projeto Através da Miragem compõe laboratório de dança do Porto Iracema estudando dança do ventre(Foto: Alan Sousa / divulgação)
Foto: Alan Sousa / divulgação Projeto Através da Miragem compõe laboratório de dança do Porto Iracema estudando dança do ventre

Tanto Mel quanto Alice destacam os ganhos da experiência formativa na Escola. "O Porto é um grande disparador. Eu, Gabriel Vieira e Briar fomos inventando um jeito muito nosso de trabalhar. Tanto as músicas quanto as ilustrações e animações como camada imagética, que são interesses que também temos, se aprimoraram no laboratório. A conexão contínua com tantos artistas experientes e que se relacionam com o nosso som e intenção nos ensinou muito sobre o modo de trabalho em artes", afirma Alice.

"A escola proporcionou recursos para o aprofundamento na nossa investigação, como equipes de audiovisual para pesquisa de campo na cidade, a oportunidade de ter uma tutora de outro Estado e a de dialogar com outros artistas da Cidade, o que nos permitiu traçar possíveis novos espaços criativos em/para Danças do Ventre", divide Mel.

Destacando que o processo do Através da Miragem foi baseado em séries de diálogos e encontros — de momentos de intervenções em praças a oficinas em grupo —, Mel destaca que a realização da MOPI "vem para somar, sendo mais uma oportunidade de trocas e também uma oportunidade para desterritorializar a dança do ventre dos espaços privados habituais, propondo novas visualidades e coexistindo com outras percepções criativas".

Alice destaca, ainda, o suporte estrutural concedido para as apresentações. "A visibilidade gerada pela MOPI e todo o apoio técnico para a realização do show são da maior importância, uma vez que conseguiremos executar o show com uma estrutura de excelência", celebra. "Para artistas em desenvolvimento, esse tipo de suporte é essencial. Esperamos realizar conexões, encontrar maneiras de dar continuidade ao que foi disparado durante esses períodos na escola, que foram tão valiosos pra gente", finaliza.

MOPI 10

Quando: a partir de 26 de fevereiro, seguindo por todo o mês de março

Onde: Porto Iracema das Artes, Cinema Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Casa Ninho (Cariri) e outros locais

Gratuito.

Mais informações: www.portoiracemadasartes.org.br e @portoiracemadasartes

 

Programação da semana

26/2 (domingo)

Mulambö Sertão em borderline (Artes Visuais)

Quando: 17 horas 

Onde: Terreiro do Mestre Aécio na Casa Luz (Crato - CE)

1º/3 (quarta)

Projeto Através da Miragem (Dança)

Quando: 18 horas 

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525, Centro)

Análise Selvagem - Alice David e banda (música)

Quando: 19 horas

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500, Centro)

Encruzilhada - Zéis e Banda (música)

Quando: 20 horas

Onde: Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500, Centro)

E aí População!?, Teimosia, saberes e dançares (dança)

Quando: 20 horas

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525, Centro)

O que você achou desse conteúdo?