Logo O POVO+
300 quilômetros de história do Ceará: clube de motociclistas dá aulas itinerantes
Reportagem Especial

300 quilômetros de história do Ceará: clube de motociclistas dá aulas itinerantes

MEMÓRIA | Clube de motociclistas promove aulas itinerantes sobre a história e a geografia do Ceará em 300 quilômetros entre o litoral, o sertão e a serra

300 quilômetros de história do Ceará: clube de motociclistas dá aulas itinerantes

MEMÓRIA | Clube de motociclistas promove aulas itinerantes sobre a história e a geografia do Ceará em 300 quilômetros entre o litoral, o sertão e a serra
Tipo Notícia Por

Um passeio de motocicleta e 300 quilômetros de geografia e de história sobre o Ceará. A rota – entre o litoral, o sertão e a serra – foi traçada pelo professor Adriano Bezerra, 46, e já levou pelo menos 150 motociclistas a uma aventura por nove pontos esquadrinhados no mapa de Fortaleza, Caucaia, Caridade, Canindé, Baturité, Mulungu e Redenção. São as aulas expedições que acontecem uma vez por mês, e de graça, para quem quer ser iniciado na biografia do território cearense.

 

 

A ideia, conta Adriano Bezerra, começou com excursões de moto-turismo, no ano passado, reunindo integrantes do grupo MC Gaviões da Estrada. Um clube de motociclistas presidido pelo professor e que, aos poucos, foi se transformando numa sala de aula itinerante, ao ar livre, e que despertou o interesse de outras pessoas.

Com o início da pandemia do novo coronavírus, os deslocamentos passaram a ser restritivos ou nem acontecerem. No próximo dia 6/3, caso não haja nenhum novo decreto estadual tornando mais rígido o isolamento social, está prevista mais uma aula expedição pela estrada.

"20 motos participam, em média, da aula expedição sobre a história e a geografia do Ceará "

A escultura de “Iracema Guardiã” é ponto de partida. A obra de arte de Zenon Barreto, no aterro da Praia de Iracema, é um dos motes para falar sobre a personagem criada por José de Alencar e sobre o litoral cearense. São 20 minutos de conversa e o bonde segue em direção ao bairro Barra do Ceará para o que seria o Marco Zero das invasões europeias nas terras indígenas dessa banda do Atlântico.

"150 pessoas já assistiram as aulas itinerantes por uma rota de 300 km no Ceará"

A viagem continua numa rota pelas principais unidades geoambientais do Estado. O litoral, o sertão e a serra vão se desenhando pelo caminho dos motociclistas. “Quem termina o roteiro recebe um certificado e um phat (um brevê) pela jornada”, comenta Adriano Bezerra, que também é autor do livro “Barragem do Patu, os descaminhos de uma obra”.

"9 pontos de paradas fazem parte do roteiro entre o litoral, o sertão e a serra no território cearense"

Em Caucaia, talvez, está a parada mais curiosa da rota do ponto de vista geológico. Os alunos sobre motos param para conhecer e fotografar um “vulcão” no Ceará. É o serrote Pão de Açúcar, um evento magmático de mais de 30 milhões de anos e que pouca gente imagina existir por aqui. “Um neck vulcânico. O Ceará, a Paraíba e o Rio Grande do Norte possuem os mais jovens vulcões do Brasil”, explica Bezerra.

Se o testemunho vulcânico em Caucaia é um ponto fora da curva do ponto de vista da geografia do território cearense, em Caridade há uma pit stop ligado à história política e religiosa do Estado. A sala de aula volante aporta na “cabeça gigante de Santo Antônio”, abandonada no sopé do serrote do Cágado na cidade que fica a 100 km de Fortaleza.

 

 

O professor de cursinho e autor de livros didáticos aborda algumas versões sobre a obra inacabada deixada pelo ex-prefeito, já falecido, Raul Linhares (1981-1985). “Os ventos fortes teriam impedido a colocação da cabeça no corpo da estátua”, reproduz Adriano Bezerra. Foi uma construção idealizada no rastro da fé popular e para também atrair romeiros feito a vizinha Canindé de São Francisco, no sertão cearense.

 

Estátua de São Francisco das Chagas de Canindé
Foto: Aurélio Alves/O POVO
Estátua de São Francisco das Chagas de Canindé

Há mais de 30 anos a obra está abandonada e ninguém foi responsabilizado e preso pelo desperdício do dinheiro público. Atualmente, uma licitação promete demolir parcialmente a estátua de santo Antônio e reconstruí-la num tamanho de 36 metros. Dois a menos que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O novo projeto custará R$ 5,43 milhões e no alto do serrote do Cágado terá um complexo turístico com um museu onde ficarão expostos partes da estátua inacabada. Escadarias, elevadores, intervenções de urbanização e de paisagismo completarão a obra milionária.

Da cabeça de Santo Antônio, a aula expedição segue para a estátua de São Francisco de Canindé, depois para a matriz de Baturité, escadarias de São Sebastião (Mulungu), Estação Ferroviária de Baturité e o Monumento da Escrava Nua, em Redenção, primeira cidade a abolir a escravização de seres humanos negros.

Leia também |

Ceará ganhará estátua de Santo Antônio quase do tamanho do Cristo Redentor

Napoleão, o outro Dragão da liberdade

Pioneira da abolição de negros escravizados, Redenção só começou a ensinar história local este ano

De olho nas aves de Baturité

Rotas do Semiárido

Igreja Matriz de Baturité
Foto: AURELIO ALVES
Igreja Matriz de Baturité

SERVIÇO

Aula/passeio sobre a história e a geografia do Ceará (gratuita)

Informações: MC Gaviões da Estrada, Facebook e Instagram @mc_gavioes_da_estrada

Telefone: (85) 98537 1390

O que você achou desse conteúdo?