Logo O POVO+
Ainda na categoria de parque, estudo sugere re-delimitação do Parque das Carnaúbas
Reportagem Especial

Ainda na categoria de parque, estudo sugere re-delimitação do Parque das Carnaúbas

Proposta de delimitação inclui a Serra das Flores e o Covão como parte da unidade de conservação de proteção integral

Ainda na categoria de parque, estudo sugere re-delimitação do Parque das Carnaúbas

Proposta de delimitação inclui a Serra das Flores e o Covão como parte da unidade de conservação de proteção integral
Tipo Notícia Por

 

 

Localizado nos municípios de Viçosa do Ceará e de Granja, o Parque Estadual das Carnaúbas pode ter a delimitação expandida para abrigar a Serra das Flores e o Covão. É o que propõe um novo estudo de avaliação da categoria, desenvolvido pela Aquasis a partir de edital da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ceará (Sema). Mais uma vez, a análise técnica entendeu que a categoria conservacional de “parque” seria a mais adequada para a região, dada a “grande riqueza de biodiversidade” e o potencial turístico do local.

Em agosto de 2022, O POVO+ denunciou a intenção de rebaixar a unidade de conservação de parque para monumento — apesar de ambas serem de proteção integral, a segunda é mais permissiva e poderia viabilizar a instalação de uma usina eólica. De acordo com a apuração do repórter Demitri Túlio, a mudança colocaria em risco 24 espécies ameaçadas de extinção, das quais 17 são mamíferos e sete aves.

Por ter uma floresta minimamente protegida, o Parque Estadual das Carnaúbas tem ainda onças pardas vivendo em habitats preservados. Ceará-Granja-Viçosa do Ceará 2022. Foto: Thieres Pinto   (Foto: Thieres Pinto / Acervo pessoal)
Foto: Thieres Pinto / Acervo pessoal Por ter uma floresta minimamente protegida, o Parque Estadual das Carnaúbas tem ainda onças pardas vivendo em habitats preservados. Ceará-Granja-Viçosa do Ceará 2022. Foto: Thieres Pinto

A Serra das Flores é uma das áreas ameaçadas pelas eólicas, comenta o biólogo e fotógrafo Thieres Pinto, da Sertões Consultoria Ambiental e integrante do estudo de avaliação de categoria. “Em 2005, os estudos já indicavam a Serra das Flores como parte do parque. É uma área de muita importância”, destaca. Em conjunto, a Serra das Flores, o Covão e o que já é considerado Parque das Carnaúbas abrigam 40 espécies ameaçadas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da Fauna do Ceará.

 

Espécies ameaçadas de extinção no Parque das Carnaúbas

 

Muitas dessas espécies têm populações consideráveis no Parque das Carnaúbas, o que transforma a unidade de conservação em uma jóia. Pacas (Cuniculus paca), suçuaranas (Puma concolor), catitus (Dicotyles tajacu) e guaribas-da-caatinga (Alouatta ululata) são alguns dos animais com boas populações nas serras da região, enquanto em outros pontos do Ceará estão mais escassos.

 

Conheça os tipos de Unidade de Conservação no Brasil

 

 

Consulta popular ocorre nos próximos dias

Após dois anos de elaboração, o novo estudo será apresentado para as comunidades de Viçosa do Ceará e de Granja nos dias 10 e 11 de novembro. Nestes dias, a proposta de re-delimitação será debatida em consulta pública, para então as demandas e avaliações serem encaminhadas para o governo estadual.

A manutenção da categoria de parque, inclusive, garante que as comunidades continuem trabalhando com o turismo ecológico na região. “Hoje em dia, as comunidades usam mais para turismo, para a extração de remédios ou outros extrativismos leves. A atividade principal é a das caminhadas, tem muita gente que o trabalho é ser guia”, descreve Thieres.

 

Delimitação atual do Parque das Carnaúbas

A geometria em laranja é a atual delimitação do Parque das Carnaúbas; em verde, a localização da Serra das Flores e do Covão, que seriam adicionados com a nova proposta

 

Em outubro de 2022, OP+ noticiou as manifestações dos moradores de Granja (CE) contra o avanço das mineradoras na zona de amortecimento do parque e em exigência da implementação do Parque das Carnaúbas por meio do plano de manejo. Na época, a presidente do Coletivo Parque das Carnaúbas Nara Magalhães definiu o cenário como “de inércia, descaso e abandono da Sema". Na última semana de outubro, Nara foi nomeada gestora do parque.

Em entrevista ao OP+, ela destaca que o sentimento geral em relação à consulta pública é de avanço. “Esta será a primeira consulta pública desde a criação do Parque, então há sim entusiasmo, especulações.”, comenta. “As comunidades ganham com a proposta de redefinição dos limites do Parque. O novo estudo representa diretamente o atendimento de muitos apelos de proteção de áreas biologicamente sensíveis.”

2° Ato de Protesto em Defesa do Parque das Carnaúbas | Efetiva, Izolda.(Foto: João Neto)
Foto: João Neto 2° Ato de Protesto em Defesa do Parque das Carnaúbas | Efetiva, Izolda.

Segundo ela, o avanço da mineração e da caça ilegal são as principais ameaças à área, demonstrando a vulnerabilidade da unidade de conservação que, até este ano, não possui plano de manejo. “O objetivo dessa gestão é de ser participativa e integrada às comunidades, com foco e prioridade na conservação e proteção integral das Serras Ubatuba e Flores”, define a gestora.

Importante lembrar que, sem plano de manejo, a efetividade de uma UC é baixa, pois não há orientações para a gestão do local. Essas são as “UCs de papel”, como ainda é o caso das Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e a da Bica do Ipu. Das 37 unidades de conservação de responsabilidade do Estado, a Sema tem os Planos de Manejo de 13.


Confira quais UCs estaduais possuem plano de manejo

 
O que você achou desse conteúdo?