As Eleições Municipais de 2024 ganharam um forte aliado na análise dos comportamentos eleitorais durante a corrida por votos: o Agregador de Pesquisas do O POVO. Responsável por compilar uma ampla variedade de consultas realizadas ao eleitorado de diversas cidades cearenses e importantes capitais do País, a ferramenta foi fundamental para identificar tendências nas candidaturas que disputaram o cargo executivo municipal.
Nas sete cidades com segundo turno mapeadas pelo Agregador, os números da ferramenta se confirmaram nas urnas em seis localidades. A única exceção foi Fortaleza. Contudo, o Agregador acertou ao destacar, de maneira consistente, o crescimento de Evandro Leitão (PT) na reta final e a redução da diferença entre ele e André Fernandes (PL), o que se concretizou com a vitória do petista.
Abaixo, confira os resultados nas sete cidades mapeadas pelo Agregador no 2º turno, com destaque para o cenário de Fortaleza, além de um panorama geral sobre as abstenções nas capitais com disputa de segundo turno.
Além dos resultados gerais, é possível analisar como os dados do Agregador de Pesquisas foram construídos ao longo das Eleições Municipais de 2024. Graças ao trabalho de coleta, alimentação e constante atualização das bases de dados da ferramenta, os pesquisadores do O POVO Doc, Miguel Pontes e Roberto Araújo, reuniram 621 pesquisas realizadas entre o primeiro e o segundo turno.
Desde os primeiros atos de campanha até as vésperas do pleito, a dupla coletou e organizou as estatísticas de cada candidato que concorreu nas capitais do Nordeste, além de importantes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, e ainda nos municípios cearenses de Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.
No gráfico abaixo, São Paulo se destaca como a cidade com o maior número de pesquisas realizadas, totalizando 96 (71 no 1º turno e 25 no 2º turno). Belo Horizonte e Natal aparecem logo em seguida, com 73 pesquisas, enquanto Fortaleza registrou 53.
Com os dados das pesquisas reunidos, o Agregador de Pesquisas O POVO teve como objetivo oferecer uma visualização detalhada e confiável das tendências eleitorais. Para isso, foi dada especial atenção à credibilidade dos institutos de pesquisa, priorizando aqueles com um bom histórico de acertos em eleições anteriores.
Além disso, diferentes técnicas estatísticas foram empregadas para proporcionar uma análise profunda e transparente do panorama eleitoral, garantindo que as tendências apresentadas fossem não apenas precisas, mas também acessíveis ao público.
Fora destacar as tendências gerais e o cenário eleitoral de forma abrangente, o Agregador também possibilitou a visualização individual de cada pesquisa realizada e coletada. Isso garantiu uma maior transparência, permitindo que os eleitores pudessem acompanhar o histórico completo das consultas, com intuito de garantir transparência e reprodutibilidade dos dados coletados.
Esse cuidado com a transparência e a qualidade das informações visou assegurar que o público tivesse acesso a um panorama claro e consistente sobre a evolução das candidaturas ao longo da eleição.
O Agregador de Pesquisas O POVO reúne dados de diversos institutos em 16 cidades brasileiras, incluindo as principais capitais. A proposta é oferecer uma visão ampla das intenções de voto para as Eleições 2024, bem como a leitura de média móvel ponderada de determinados intervalos de pesquisas. A ferramenta permite o acompanhamento das tendências dos candidatos através de gráficos interativos, destacando variações de desempenho e facilitando a compreensão do cenário político