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Marcas mundiais são as preferidas dos cearenses na categoria Top do Top
Reportagem Seriada

Marcas mundiais são as preferidas dos cearenses na categoria Top do Top

Qualidade, pesquisas constantes, identidade visual marcante e relação com os consumidores são alguns dos ingredientes que podem levar as marcas ao sucesso. Acrescenta-se a lista, acompanhar o comportamento atual em que se vive, como busca da felicidade, cuidados com a saúde e mobilidade

Marcas mundiais são as preferidas dos cearenses na categoria Top do Top

Qualidade, pesquisas constantes, identidade visual marcante e relação com os consumidores são alguns dos ingredientes que podem levar as marcas ao sucesso. Acrescenta-se a lista, acompanhar o comportamento atual em que se vive, como busca da felicidade, cuidados com a saúde e mobilidade
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O que leva uma marca a ser a top do top e estar entre as mais lembradas na mente dos consumidores? Por que uma empresa pode adotar a mesma estratégia de divulgação feita por uma concorrente e não ter o mesmo resultado?

Para que uma marca tenha uma boa representatividade em uma pesquisa de recall, alguns pontos são essenciais na visão do professor e sócio-diretor na Buhamra & Romero Soluções Estratégicas, Mauro Romero. Ele, que atua há mais de 20 anos em consultoria mercadológica para marcas e empresas, inicia citando a questão da qualidade como principal.

"O que é qualidade? É você oferecer um produto ou um serviço que supera a expectativa, mas que seja constante e de forma consistente. E como essa qualidade supera a expectativa? Com experiência, que em toda a sua jornada, desde o primeiro contato até o pós-venda, o cliente tenha uma imagem positiva", descreve.

A Solar mantém, em parceria com a Associação Caatinga, um novo projeto de reflorestamento e conservação de áreas verdes em Maracanaú (CE), na Fazenda Raposa(Foto: Davi Capistrano/ Divulgação Solar Coca-Cola)
Foto: Davi Capistrano/ Divulgação Solar Coca-Cola A Solar mantém, em parceria com a Associação Caatinga, um novo projeto de reflorestamento e conservação de áreas verdes em Maracanaú (CE), na Fazenda Raposa

Neste ano, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024 mostra um empate na liderança da categoria Top do Top, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e a aplicação do teste estatístico.

E entre elas estão marcas com imagem não só no Ceará ou no Brasil, como é a Coca-Cola que mais uma vez se destacou e foi citada de forma espontânea por 6,2% dos entrevistados, eram 5,1%, no ano passado.

Ela divide a liderança com um marca líder no segmento esportista, a Nike, indicada por 5,8% da população entrevistada contra 6,6% na edição passada. Na sequência, aparecem Nestlé, com 3,7%, um queda expressiva em relação aos 5,3% anteriores; e a Samsung, com 3,7% que também caiu, antes era lembrada por 4,8%. 

Essa categoria consiste na primeira marca que vem à cabeça do entrevistado sem distinguir se ela é de produtos ou de serviços. Outras marcas que foram citadas, mas estão entre as menos lembradas estão Omo (3,1%), O Boticário (2,9%), Adidas (2,8%), Fortaleza (2,7%), Natura (2,4%), Ypê (2,3%), Volkswagen (1,8%), Santa Clara (1,7%), Itambé (1,7%) e Lacoste (1,5%). O índice dos que não souberam informar o nome de alguma marca passou de 7,8% para 4,4%.

Modelos posam para a marca Coca-Cola na frente de um ponto turístico do Ceará. o Theatro José de Alencar(Foto: Léo Braga / Divulgação Coca-Cola)
Foto: Léo Braga / Divulgação Coca-Cola Modelos posam para a marca Coca-Cola na frente de um ponto turístico do Ceará. o Theatro José de Alencar

No recorte das classes A e B, a primeira colocação segue sendo da Coca-Cola, com 8,2%, seguida da Volkswagen, com 6,5%. Esta é a segunda edição que a Volkswagen participa da pesquisa. Logo depois, aparecem Nestlé, com 5,1%, e Nike, com 3,9%.

Romero observa, ainda, que o mercado está mudando muito rápido. Assim, as marcas precisam realizar pesquisas e observar o comportamento dos consumidores, além da qualidade, para que ela se torne uma marca top do top.

Para isso, é essencial ouvir bem o cliente e ter aquele audição ativa. "Com um ouvir atento você começa a implantar melhorias e inovações dentro do processo para qualidade se superar ainda mais em relação ao concorrente", alerta Romero. 

Conheça as marcas mais lembradas na categoria Top das Top


Um segundo ponto que o especialista destaca em relação às marcas que fazem sucesso é a identidade visual, ou seja, é uma identidade visual que marca, que trabalha a memória das pessoas e que é fácil de ser reconhecida.

"Para que eu consiga me lembrar da marca seja pela sonoridade ou pelo design, ou pela cor. Se tiver só a identidade, só a logo, isso não faz a identidade. A missão e os valores precisam ser claros para o consumidor, ele valoriza marcas que têm um propósito, que têm valores e que estão alinhados com as suas próprias crenças", informa Romero.

Esse conjunto torna que a marca tenha um valor intangível e que os consumidores vão procurá-la por se identificarem com os mesmos propósitos e crenças. Sobre as quatro marcas campeãs Coca-Cola, Volkswagen, Nestlé, Nike, Romero enxerga que elas conectadas com o momento que toda a população mundial passa.

A Nike patrocina vários atletas brasileiros e estrangeiros(Foto: AFP)
Foto: AFP A Nike patrocina vários atletas brasileiros e estrangeiros

"Falo sobre aquele momento de pandemia e pós-pandemia de problema com relacionamentos, psicológicos fortes com uma sociedade muito tensa. E a gente vê, por exemplo, a Coca-Cola trabalha muito a questão da felicidade, da alegria. Ela produz xarope, mas o que ela vende é a felicidade. É claro que o sabor faz toda a diferença, aquela experiência na hora de consumir o produto, mas é impressionante quando você vê quando chega uma latinha você vê que ela já quase que seduz", descreve a relação entre a marca e o consumidor.

Mesma coisa ele considera para a Nestlé, que empatou em primeiro na pesquisa com a classe A/B.A marca, conforme Romero, está investindo três vezes mais do que já investiu aqui no Brasil. Ela está investindo em biscoito e chocolate. Que desperta alegria, desperta os hormônios da felicidade. Já a Nike pega muitas pessoas preocupadas com a saúde, em fazer exercícios, em se movimentar.

O que é legal na Nike, que aparece em primeiro para população geral e nas classes A/B, é que ela faz um trabalho muito forte com influenciadores. Os grandes que estão no Instagram com seguidores em milhões. "Quando o consumidor adquire a marca ele está adquirindo uma parceria com o Cristiano Ronaldo", exemplifica.

Elis Regina e Maria Rita juntas na campanha publicitária da Volkswagen com uso da Inteligência Artificial (IA)(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Elis Regina e Maria Rita juntas na campanha publicitária da Volkswagen com uso da Inteligência Artificial (IA)

Essas marcas do top do top também fazem um trabalho que mexe com a parte emocional das pessoas. Por exemplo, a Volkswagen, entre as mais lembradas para população geral, faz carros, mas a mobilidade está sendo uma agenda para todas as pessoas do universo.

Recentemente a marca fez uma propaganda utilizando a inteligência artificial que uniu a cantora Elis Regina que já faleceu a sua filha Maria Rita e ficou entre os assuntos mais comentados.

O gerente de marketing da Solar Coca-Cola, Victor Távora, diz que a marca Coca-Cola procura manter-se sempre próxima do consumidor e de seus clientes. Como consequência, busca ser a primeira na lembrança quando o assunto está ligado à bebidas e que todo o time fica muito feliz e grato quando esse objetivo é alcançado.

Além dessa força que já vem sendo consolidada há muitos anos, a Solar Coca-Cola, engarrafadora responsável pela produção, comercialização e distribuição da marca no Estado, também se conecta com o contexto atual da sociedade e das comunidades em que está presente. "Buscamos nos engajar em iniciativas e estratégias que fazem com que nossos produtos estejam sempre inseridos na rotina do público consumidor, em projetos e ações que possam impactar positivamente nossos stakeholders", informa. 

Conheça o histórico das campeãs nos últimos anos

No Ceará, a Coca-Cola tem apoiado projetos que abarcam temas como água, energia, resíduos, responsabilidade social, inclusão, diversidade e capacitação de jovens.

"Atuamos para aumentar a eficiência na fabricação de bebidas e apoiamos projetos de conservação de bacias, matas ciliares e zonas de recarga e reposição hídrica, principalmente em regiões de escassez, como alguns pontos do Nordeste. De forma proativa, participamos, ainda, de debates públicos sobre o uso dos recursos hídricos nos locais onde operamos, por meio dos Comitês de Bacias Hidrográficas", revela o gerente.

No quesito novidades, a Coca-Cola vai dar ênfase para as quatro parcerias para comercialização de alimentos com marcas já consolidadas no mercado como a Mondeléz, Perfetti Van Melle, Santa Helena Alimentos e M. Dias Branco. Também querem manter em sustentabilidade.

A atleta brasileira Rayssa leal, a Fadinha, já protagonizou campanhas para a marca (Foto: Gabriel Bianchini / Nike/Divulgação)
Foto: Gabriel Bianchini / Nike/Divulgação A atleta brasileira Rayssa leal, a Fadinha, já protagonizou campanhas para a marca

"Para esse ano, queremos fortalecer o Recicla Solar, com mais parcerias em grandes festas culturais, como fizemos no Carnaval e no São João, inclusive aqui em Maracanaú. Para os próximos meses, vamos avançar com contratações temporárias por meio do Plano Verão, e fechar o ano com as Caravanas de Natal", finaliza.

Já aNike acredita que o bom desempenho conquistado na pesquisa é devido ao incentivo e à inspiração “aos atletas em todos os cantos do Brasil”. Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no País, cita que uma das ações e estratégias da marca foi trazer dois novos conceitos de lojas para o Brasil.

“A Nike Rise, que estamos abrindo em Fortaleza, traz os mais recentes lançamentos e uma experiência premium ao consumidor, e a Nike Unite, formato que traz o senso de comunidade”, detalha.

 

 

Saiba mais sobre a série

Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o último episódio.

O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.

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