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Representa o Ceará: conheça as marcas com as quais os cearenses têm maior identificação
Reportagem Seriada

Representa o Ceará: conheça as marcas com as quais os cearenses têm maior identificação

Nesta segunda matéria da série de reportagens da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind são apresentadas as marcas que a população mais identifica como uma legítima cearense
Episódio 2

Representa o Ceará: conheça as marcas com as quais os cearenses têm maior identificação

Nesta segunda matéria da série de reportagens da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind são apresentadas as marcas que a população mais identifica como uma legítima cearense
Episódio 2
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Já parou para pensar quantas marcas existem no Ceará? Quantas são de alimentos, bebidas, roupas? Inúmeras, não é? Por isso, a importância do posicionamento para conseguir se relacionar melhor com o consumidor e ter a sua preferência.

No Estado, a M. Dias Branco ou Fábrica Fortaleza, como também é citada pelos respondentes, mantém sua posição de destaque. Ela foi eleita, pela terceira vez consecutiva, como a mais citada, com 13,5 % das menções, quando se pergunta qual é a marca que representa o Ceará na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com a população geral.

Na segunda colocação um empate técnico entre Cajuína São Geraldo (5,2%) e Ypióca (2,9%), marca que pertence à multinacional Diageo. Um fator, no entanto, chama a atenção para essa categoria que é a crescente de pessoas que não souberam responder. Em 2021, o percentual era de 29,9%; em 2022, 42,5%; e este ano, 43%.

 

 

Confira o resultado da pesquisa para as classes A/B e geral


Quando o recorte é feito entre o público A/B, a M. Dias Branco também segue na liderança por três anos, alcançando em 2023, a marca de 14,9%, seguida da Cajuína São Geraldo com 5,5% e da Ypióca com 2,1%.

Com mais de 20 anos de experiência em consultoria mercadológica, o professor e sócio-diretor na Buhamra & Romero Soluções Estratégicas, Mauro Romero, comenta que o mercado está mudando muito e de forma rápida.

“Ele também está saturado de produtos e serviços iguais. E Quando a marca tem um posicionamento que diferencia ela atraia os consumidores. É preciso construir uma relação consistente em confiança. Para isso, o cliente deve receber sempre mais do que a sua expectativa, isso cria essa confiança. É preciso ter valores e propósitos e ser autêntico ao contar a história da marca”, observa.

Para o especialista a maneira de descobrir se o posicionamento está dando sendo é quando o cliente está disposto a pagar mais por aquilo que a marca está oferecendo para ele.

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3(Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3

Esse ano, a M. Dias Branco está celebrando os 70 anos de sua primeira marca, a Fortaleza, e investiu na campanha on e off-line “Fortaleza 70 anos: esse amor só fortalece”, com foco no estado do Ceará, onde nasceu, cresceu e atravessou gerações. Inclusive foi produzida uma ação em parceria com O POVO para que junto com a edição impressa do jornal os consumidores fossem presenteados com produtos e um especial com a história da marca.

“A campanha revisitou cada uma das fases que fazem parte da história da mesa de milhares de famílias cearenses, sempre reforçando o amor, o afeto e o acolhimento. As ativações aconteceram entre maio e julho, com ações para emocionar os consumidores”, conta o Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.

Campanha de 70 anos da marca Fortaleza do Grupo M. Dias Branco(Foto: Divulgação M. Dias Branco)
Foto: Divulgação M. Dias Branco Campanha de 70 anos da marca Fortaleza do Grupo M. Dias Branco

Sobre a colocação da marca na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind, Timbó diz ser muito gratificante, “pois é o resultado de todo o nosso esforço e trabalho dedicados a oferecer produtos de qualidade aos nossos consumidores”.

Para ele, os 70 anos de Fortaleza são inseparáveis dos últimos 70 anos da capital do Ceará e de grande parte dos consumidores das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde seu portfólio é distribuído.

“A partir do posicionamento da marca Fortaleza, “O Amor Fortalece”, vemos que temos acertado no direcionamento dos nossos objetivos em relação à marca”, finaliza. 

 

 

Importância das pesquisas

As pesquisas de satisfação de clientes e de recall das marcas mais lembradas podem auxiliar as empresas a se posicionarem melhor nos seu segmentos, de acordo com o professor e sócio-diretor na Buhamra & Romero Soluções Estratégicas, Mauro Romero.

“Trabalho há vinte anos analisando pesquisa de satisfação de clientes do setor de energia elétrica. E vejo que a marca sendo bem avaliada no mercado, ela passa a ter uma projeção boa e uma credibilidade boa e um maior valor de mercado”, analisa.

Romero considera que não adianta uma marca ter lucro e ser mal avaliada pelo mercado, “não condiz com uma empresa de sucesso”.

Mauro Romero, consultor, professor e sócio-diretor na Buhamra Romero Soluções Estratégicas(Foto: IANA SOARES em 18/10/2011)
Foto: IANA SOARES em 18/10/2011 Mauro Romero, consultor, professor e sócio-diretor na Buhamra Romero Soluções Estratégicas

Ele destaca que essa medição da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind serve para comparar com a concorrência ou mesmo com a evolução da própria marca. “É um feedback muito claro do consumidor”, afirma. Uma pesquisa bem estruturada avalia se as ações e as estratégias de marketing estão sendo efetiva, complementa.

“Se uma marca não está sendo lembrada da maneira desejada, alguma coisa tem que mudar. Algum ajuste tem que ser feito na estratégia de marketing. Esses insights da pesquisa faz o alinhamento da expectativa do público a entrega e serve para ver em quais regiões a marca está sendo lembrada ou não para definir novas estratégias para aquela região”, descreve. 

 Saiba mais sobre a série 

Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o segundo episódio.

O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.

Veja a evolução da M. Dias Branco nos últimos anos

Serviço

Anuário do Ceará 2023-2024
O Anuário está à venda nas bancas, nas livrarias e na sede do O POVO, na livraria virtual: livrariaedr.org.br e pelo WhatsApp: (85) 99183.8515
Site: www.anuariodoceara.com.br
Instagram: @anuariodoceara
Twitter: @anuariodoCE

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