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Colégios e faculdades se destacam na mente dos cearenses
Reportagem Seriada

Colégios e faculdades se destacam na mente dos cearenses

No setor Educação, a marca Farias Brito vence na categoria Colégio pela 15ª vez, em 15 edições do Anuário Datafolha Top of Mind
Episódio 5

Colégios e faculdades se destacam na mente dos cearenses

No setor Educação, a marca Farias Brito vence na categoria Colégio pela 15ª vez, em 15 edições do Anuário Datafolha Top of Mind
Episódio 5
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Quem passeia pela capital cearense sempre encontra um outdoor das escolas particulares expondo as conquistas dos seus estudantes em olimpíadas ou as classificações nos vestibulares.

Em meio a essas disputas por espaços na memória das pessoas, o Farias Brito vence na categoria Colégio pela 15ª vez, em 15 edições do Anuário Datafolha Top of Mind.

Para as classes A/B, nesta edição, o Farias Brito conquistou 20,3% das menções espontâneas e na sequência aparecem 7 de Setembro (11,6%) e Ari de Sá (10,9%). A margem de erro é de oito pontos percentuais para esse recorte.

Já para população geral, o colégio foi citado de forma espontânea por 13,7% dos perguntados – tinha 12% em 2022. O pódio é seguido por 7 de Setembro (9,5%) e Ari de Sá (7,5%).

Para o professor e consultor de Marketing, Branding e Inovação, Thiago Baldu, o posicionamento de marca se constrói na mente do consumidor e é lá que está a verdadeira batalha.

"Para aumentar mais o seu reconhecimento de marca é preciso superar seus concorrentes nesta batalha. Não é algo fácil, nem barato, pois exigirá ainda mais investimento em duas frentes: comunicação objetiva e execução assertiva", analisa.

Fachada do colégio Farias Brito(Foto: Marcelo Rolim/Divulgação)
Foto: Marcelo Rolim/Divulgação Fachada do colégio Farias Brito

Thiago diz que em um mundo saturado de informação, quanto mais simples, única e direta for a mensagem, e quanto maior a frequência e alcance dessa mensagem, maior será a lembrança da marca.

"Quando uma marca se mantém vencedora em uma categoria é porque ela consegue passar uma mesma mensagem com consistência durante os anos. Quer dizer, que aquilo que ela promete em sua comunicação, ela tem entregado de fato. Deixando de lado minha visão crítica, ala bate na mesma tecla há tantos anos que consolida seu reconhecimento, avalia.

Com quase 90 anos de existência, a Organização Educacional Farias Brito possui cinco núcleos, com 20 unidades e um Centro Universitário.

A Instituição que atende crianças de 4 meses a estudantes universitários destaca que tem um índice de aprovação expressivo nos vestibulares do País, incluindo os do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), para os quais aprovou 1.724 candidatos, desde 1993.

 

 

 

Confira as variações do Farias Brito ao longo dos anos

A valorização da realização pedagógica, socioambiental, esportiva e cultural da comunidade escolar é citada por Tales de Sá Cavalcante, diretor-geral da Organização Educacional Farias Brito e presidente da Academia Cearense de Letras.

“Consideramos muito importante compartilhar com a sociedade cearense, em âmbito nacional, as conquistas do FB, frutos das atividades desenvolvidas que levam à realização dos sonhos de nossos alunos, de seus familiares e dos profissionais dedicados ao sucesso de cada projeto de vida”, explica.

 


 

Conheça as marcas mais lembradas na categoria colégios

 

 

 

Universidades pública e privada empatam na categoria Faculdade

Já dizia Paulo Freire, desde a década de 1960, que "a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Com essa reflexão, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind abre o setor Educação com empate técnico na categoria Faculdades entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Unifor  alcançou o primeiro lugar com 21,3% dos respondentes da população geral da pesquisa, considerado empate técnico com a UFC que obteve 19,4 das respostas(Foto: ARES SOARES/ Divulgação Unifor)
Foto: ARES SOARES/ Divulgação Unifor Unifor alcançou o primeiro lugar com 21,3% dos respondentes da população geral da pesquisa, considerado empate técnico com a UFC que obteve 19,4 das respostas

A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, e o empate se manteve após aplicação de teste estatístico de proporção.

A Universidade pública, UFC, é a mais citada pelas classes A/B com 29,5%, seguida pela particular, Unifor, com 25,8%. Sendo que a UFC acumula 13 vitórias no total de edições, enquanto a Unifor tem dez.

Já no cenário da pesquisa com a população geral o resultado se inverte. A Unifor tem 21,3% e a UFC 19,4% dos entrevistados. É um aumento em relação a 2022, quando tinham 17,5% e 19% das citações, respectivamente. 

Reunião com Secretaria de Igualdade Racial na UFC(Foto: Ribamar Neto/ Divulgação UFC)
Foto: Ribamar Neto/ Divulgação UFC Reunião com Secretaria de Igualdade Racial na UFC

Apesar do empate, o último, também entre as duas, aconteceu em 2014. Vale ressaltar que a UFC é a maior vencedora da categoria, com 12 vitórias em 15 edições, enquanto a Unifor tem oito conquistas, garantindo o segundo lugar.

Com mais de 17 anos de experiência em consultoria executiva e educação corporativa nas áreas de Marketing, Branding e Inovação, atuando para marcas locais e nacionais, o professor Thiago Baldu analisa que hoje a educação está imersa em um contexto muito complexo pois o mundo acelerou e a agilidade é uma habilidade essencial.

Thiago Baldu é professor e consultor de marketing e inovação (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal Thiago Baldu é professor e consultor de marketing e inovação

"Mas como conciliar a pressa do mundo moderno com o aprendizado profundo e verdadeiro? Acredito que aí esteja o grande desafio das escolas e universidades. Através de modelos flexíveis de ensino, aliados a experiências emocionalmente significativas, as escolas estão adicionando a seus discursos a promessa de sucesso em tempos de mudança, buscando preparar o aluno e o profissional para os desafios dos novos tempos", explica.

Em sua visão, o Ceará possui um dos melhores ensinos do Brasil devido aos altos índices de aprovação em exames como Enem e no ingresso às mais desejadas universidades.

"Acredito que esse empate se dê por conta da tradição, que tem um peso grande quando se trata de lembrança de marca. Faz parte do imaginário cearense aquela velha conversa: “seu filho vai fazer UFC ou Unifor?”, como se dissesse: “Vai estudar na universidade pública ou na privada?”

Para o especialista, o peso do título de ser formado em uma Universidade Federal e a UFC carrega essa reputação. 

Já a Unifor conseguiu formar uma imagem por meio da ampla comunicação que mantém, consistência na mensagem “estude na melhor”, ofertando os mais variados cursos dignos de uma universidade.

Pela primeira vez em 50 anos, em março de 2023, a Unifor fez alterações no logotipo e lançou uma nova identidade visual, que indica a chegada de um novo posicionamento da marca.

De 16 a 20 outubro, a Unifor vai realizar mais uma edição do Mundo Unifor, maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da região Nordeste(Foto: ARES SOARES/ Divulgação Unifor)
Foto: ARES SOARES/ Divulgação Unifor De 16 a 20 outubro, a Unifor vai realizar mais uma edição do Mundo Unifor, maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da região Nordeste

"Com o slogan Do Ceará para o Mundo, comemoramos meio século de existência e nos lançamos de vez na internacionalização. A representação simbólica dos arcos, que antes indicavam uma linha reta em direção ao futuro, agora se transformam em três arcos em direções distintas, propositalmente, representando ensino, pesquisa e extensão; ciência, arte e educação; Fortaleza, Brasil e o mundo; passado, presente e futuro", detalha o professor Dr. Randal Martins Pompeu, reitor da Universidade de Fortaleza.

Randal complementa que ao longo dos seus 50 anos, a Unifor tem mantido o espírito inquieto, muito necessário para quem deseja estar atualizado com as novas realidades, que mudam cada vez mais rapidamente.

 


 

Confira o histórico das universidades

Já a UFC informa que a marca da instituição se relaciona com os diversos públicos por meio de produtos oficiais de comunicação, dialogando e ofertando conteúdo institucional e promocional para servidores docentes e técnico-administrativos, discentes e sociedade em geral.

Para instituição, a oferta de conteúdo sobre ensino, pesquisa, extensão, convênios, parcerias e conquistas da UFC fortalecem a marca e gera troca de valores entre a marca e os diversos públicos

"O sentimento (do resultado da pesquisa) é de orgulho, pertencimento e agradecimento a todos os servidores e discentes que fazem da UFC uma das melhores universidades do País. E, também, pelo reconhecimento da população cearense em permitir a presença da Universidade em vários espaços do Ceará", informa Kamila Fernandes, coordenadora da Coordenadoria de Comunicação da UFC.

 


 

Conheça as marcas mais lembradas na categoria faculdades

 

 

Saiba mais sobre a série

Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o quinto episódio.

O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.

 

 

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