Forte setor industrial no País, a indústria automobilística tem trabalhado mais alinhada com a inovação. Assim, pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind traz a categoria Marca de Carro que aponta os mais lembrados de forma espontânea pela população no Estado.
Nesta edição o repeteco do ano passado acontece com empate técnico entre Fiat (22,1%), Chevrolet (20,8%) e Volksvagen (20,2%).
A situação de empate triplo se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Nesse caso, é utilizado o teste estatístico de proporção. Mesmo com a aplicação do teste, a situação de empate permaneceu.
Outras marcas lembradas, pela população geral, foram Toyota (7,9%), Ford (7,4%), Hyundai (2,5%), Honda (2,3%), Jeep (1,2%) e Nissan (1%).
Nas classes A e B, Fiat, Volkswagen e Chevrolet também dividem a liderança. Os percentuais são, respectivamente, 22,5% (eram 15,9%), 22% (eram 19%) e 21,7% (eram 21,5%).
A decisão de escolher um carro, bem de alto valor, passa pela qualidade do veículo, mas também pela aceitação da marca junto ao mercado consumidor, e esta relevância impacta no poder e revenda e valorização do produto, diz Bosco Couto, consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da Being Marketing.
Ele diz ser importante para ajudar o consumidor no processo de decisão. "As três marcas mais votadas são clássicas, aderentes ao brasileiro médio, me parece que foi privilegiado a segurança do valor de revenda, e o histórico destas marcas em nosso País", analisa.
A marca italiana Fiat chegou ao Brasil em 1976 e, atualmente possui duas fábricas no País, em Betim (MG), Goiana (PE) e Córdoba (Argentina).
O fato de a Fiat estar entre as marcas de carro mais lembradas pelos cearenses é resultado direto do “compromisso contínuo em fornecer veículos de alta qualidade, repletos de inovação e com preços competitivos”, segundo Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.
Ele informa que as concessionárias são projetadas para oferecer um atendimento personalizado e conveniente, com equipes altamente capacitadas, prontas para auxiliar os clientes em todas as suas necessidades. "Não iremos medir esforços para que a Fiat seja sempre uma opção confiável e preferida pelos cearenses”, o executivo.
Já a Chevrolet iniciou em 1911 quando a General Motors (GM) convidou o piloto Louis Chevrolet para estar à frente de um dos protótipos produzidos para as pistas. William C. Durant, fundador da GM, associou-se ao piloto e fundou a marca Chevrolet.
As primeiras fábricas da montadora tiveram sede nos Estados Unidos. Em 1925, chegou ao Brasil, em São Paulo. Dois anos depois, já estava instalada a segunda fábrica da Chevrolet no Brasil, em São Caetano do Sul (SP).
A alemã Volkswagen começou no Brasil em um galpão na Rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo. À época, o sucesso nas vendas incentivou a marca a construir uma fábrica no País que não se limitaria à montagem de veículos. Ela seria uma base de exportação para toda a América do Sul.
A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), foi a primeira da Volkswagen fora da Alemanha. Além de ser um complexo industrial completo, a fábrica Anchieta é um centro de pesquisa, planejamento
e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação.
A marca tem investido em diversas estratégias e ações para fortalecer sua presença e atender às demandas do mercado, diz Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. “Sob a estratégia ‘Acelera VW’, a empresa trabalha pilares para ser cada vez mais diversa, digital, ágil, centrada no cliente e neutra em carbono", descreve o executivo.
Ele complementa que a Volkswagen tem realizado ações que permitem que os clientes dirijam e testem seus veículos, além de investir massivamente no treinamento de todos os vendedores, garantindo, assim, um atendimento de excelência em lojas totalmente remodeladas com o New Brand Design.
Pela 14ª vez, a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind pesquisa qual a marca de empresa de ônibus mais lembrada pelos cearenses. E, sem surpresas, anunciamos que a vencedora da categoria é a Guanabara ou Expresso Guanabara como também foi citada pelos respondentes.
Na verdade, a empresa é líder pela 15ª vez, desde 2002, quando o levantamento era denominado “Marcas do Ceará”. No levantamento desta edição, com a população geral, 16,5% citaram a empresa de forma espontânea, o que aponta um avanço em relação à edição anterior, quando 13,4% fizeram a citação.
Em segundo, apesar de não se tratar de uma empresa, aparece o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) citado por 7,7% Na sequência da pesquisa, estão: Viação São José (4,6%), Vega (4,6%), Via Urbana/Urbano (4,6%), Fortaleza (4,5%), entre outras.
O levantamento realizado entre as classes A e B também traz a Guanabara como vencedora. A empresa foi citada por 20,6% dos entrevistados, seguida por Sindiônibus (7,6%), Viação São José (5,7%), Dragão do Mar (5,4%), Vitória (4,8%), Etufor (4,6%), Fortaleza (4,5%) e Via Urbana (4,1%).
Para Bosco Couto, consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da Being Marketing, somos sensoriais, o que significa que percebemos as marcas e produtos por meio de todos os sentidos, ou seja sentimos primeiro e depois racionalizamos.
"A memória, o recall da marca , é “printado” por meio das emoções. Som e consequente música são fortes marcadores de memória e fixação. A Guanabara é uma boa marca, com história e relevância. "Faz um ótimo trabalho de branding e ajuda muito não ter uma concorrência tão pulverizada. Ela investiu em um nicho de conforto no transporte rodoviário", analisa.
A comunicação com o cliente é vista pelo gerente de marketing da Guanabara, Rodrigo Mont’Alverne, como o motivo pelo qual a empresa está entre as marcas de ônibus mais lembradas pelos cearenses.
Isso permite que a empresa se conecte diretamente com todo o seu público, construindo um relacionamento sólido e uma reputação positiva acredita o porta-voz da empresa. "A Guanabara sempre procurou se antecipar às tendências, e, dessa forma, a comunicação foi evoluindo ao longo dos anos", revela.
Hoje, adota uma comunicação 360 graus que integra diversos canais, on-line e off-line, para atingir de forma assertiva o seu público, especialmente o cliente final, explica Rodrigo. Outra palavra-chave que surge a partir do resultado apresentado pela pesquisa é experiência.
No último ano, com o sucesso do hit “Pega o Guanabara e vem”, a empresa vem utilizando a música para promover o engajamento dos clientes e elevar o reconhecimento da marca, realizando diversas ações on-line e off-line tendo a música como pano de fundo.
O executivo ainda revela que empresa também contratou o cantor Wesley Safadão para tornar-se embaixador da marca, representando-a no meio digital, o que amplia ainda mais o alcance e a conexão com seus diversos públicos.
Para Mont’Alverne, o termo “perpassa pelos diversos diferenciais que a empresa oferece, como a modernidade da frota, o programa de benefícios, as agências conceito, a qualidade dos serviços, a integração entre a Capital e os principais municípios do interior do Estado, entre outros”.
“Todos esses diferenciais contribuem para posicionar a marca Guanabara de forma sólida na mente e nos corações dos cearenses. É reflexo da dedicação constante em aprimorar os seus serviços; inovar e satisfazer os clientes, do início ao fim da viagem”, enfatiza.
Desde quinta-feira, 14 de setembro, O POVO traz uma série de reportagens no Portal O POVO, no OP+ e no jornal impresso, que segue até o dia 4 de outubro. Este é o 11º episódio.
O resultado está publicado no Anuário do Ceará 2023-2024, dividido em nove setores – Top do Top, Educação, Saúde, Varejo, Comunicação, Serviços, Alimentos e Bebidas, além de Representa O Ceará; e Área Social e Ambiental, estes que estão na terceira edição.
Pesquisa de recall das marcas mais lembradas pelos consumidores do Ceará