Logo O POVO+
Tudo em família: grupos tradicionais polarizaram eleições na Região Norte
Reportagem Seriada

Tudo em família: grupos tradicionais polarizaram eleições na Região Norte

Episódio 18

Tudo em família: grupos tradicionais polarizaram eleições na Região Norte

Episódio 18
Tipo Notícia Por

Quando o cientista e explorador Francisco Freire Alemão passou pela Região Norte do Ceará, ainda em 1860, notou traço marcante na sociedade de Sobral:

“As ideias políticas são muito extremas, mesmo as mulheres procuram-se avizinhar-se só de grupos do mesmo partido”.

Francisco Freire Alemão, em "Diário de Viagem de Francisco Freire Alemão" (Fundação Waldemar Alcântara, 2011)

Naquela época, “chimangos” e “marretas” – apelidos para os partidos liberal e conservador – disputavam o poder local com tanta rivalidade que o acirramento resvalava na vida pessoal.

Leia também | Conheça a história da Expedição das Borboletas, primeira comissão científica formada apenas por brasileiros e que cruzou o Ceará em 1850

Passados 160 anos desde a passagem de Freire Alemão, pouca coisa parece ter mudado na “Princesa do Norte”. Hoje o 5º maior colégio eleitoral do Ceará, com mais de 142,1 mil eleitores aptos, Sobral mantém peso ímpar no cenário político estadual por ser “reduto” de Cid e Ciro Gomes (PDT), há mais de uma década as mais influentes lideranças do Estado. Massapê, Granja e Camocim são outros municípios que prometem disputa acirrada na região.

Família Ferreira Gomes tentará mais quatro de poder em Sobral com Ivo, irmão mais novo de Ciro e Cid(Foto: Tatiana Fortes)
Foto: Tatiana Fortes Família Ferreira Gomes tentará mais quatro de poder em Sobral com Ivo, irmão mais novo de Ciro e Cid

No berço político de Ciro, a eleição caminha para reeditar mesma disputa registrada em 2016. Naquele ano, o irmão caçula da família, Ivo Gomes (PDT), venceu o deputado federal Moses Rodrigues (MDB) por 51,44% a 40,16% e marcou o retorno de um Ferreira Gomes ao comando local, algo que não ocorria desde a saída do hoje senador Cid da Prefeitura, em 2004. Agora, Ivo é pré-candidato à reeleição e deve disputar novamente contra o emedebista.

O peso que o clã dá para a manutenção de poder em Sobral ficou ainda mais evidente em fevereiro, após Cid Gomes viajar de última hora ao município quando soube que policiais amotinados estavam ordenando o fechamento do comércio local. Estou indo para Sobral, que é a minha terra, onde estou vendo cenas deploráveis”, destacou, em vídeo divulgado nas redes. A visita acabou com o senador sendo baleado após avançar com uma retroescavadeira sobre o motim.

De lá para cá, o clima de acirramento pouco esfriou. Na oposição, Moses, que chegou a tirar licença do mandato de deputado federal no fim de 2019 para articular sua campanha, tenta atrair Dr. Guimarães (Pros), terceiro colocado em 2016 com 7,9% dos votos, para a chapa.

Segundo suplente do senador Eduardo Girão (Podemos), Guimarães avalia se somará forças com Moses ou buscará candidatura bolsonarista “puro-sangue”, lançando a si mesmo ou ao irmão, Domingues.

PMs não têm candidato; mas garantem oposição a Ivo

Lideranças ligadas ao movimento de militares em Sobral ainda não definiram posição quanto à Prefeitura, mas irão disputar vagas na Câmara Municipal pela oposição a Ivo. Líder do bloco de oposição do Pros em todo o Estado, o deputado federal Capitão Wagner afirmou, por meio da assessoria, que ainda “observa movimentação da oposição” para deliberar sobre apoio ou não.

A maior incógnita, no entanto, segue sobre qual será a posição do governador Camilo Santana (PT) diante do impasse. Aliado de primeira hora dos Ferreira Gomes, o petista também tem comandado uma aproximação com o MDB de Eunício Oliveira desde a eleição de 2014. Nesse sentido, postura de emedebistas na eleição de Fortaleza pode ser determinante.

Na estratégia eleitoral, a base de Ivo Gomes deve centrar foco na boa avaliação do clã Ferreira Gomes na região, bem como em uma série de obras tocadas no primeiro mandato do gestor. Já a oposição tenta colar nele a pecha de “coveiro da Covid”, por conta da postura rigorosa do prefeito em defesa do isolamento social e de medidas de combate ao novo coronavírus.

 

Massapê: famílias tradicionais
disputam entre si

Outra disputa municipal em clima de “revanche” na Região Norte ocorre em Massapê, município da Serra da Meruoca limítrofe a Sobral. Por lá, no entanto, a reedição da última eleição ganha também contornos familiares entre dois dos principais concorrentes.

Atual prefeito, Jacques Albuquerque migrou do MDB para o PSD e já anunciou ser pré-candidato à reeleição. Ele terá como principal adversária a própria sobrinha, a advogada Aline Albuquerque (PP). A candidatura é sustentada pelo pai dela, o deputado estadual e atual secretário das Cidades do Ceará, Zezinho Albuquerque (PP) – irmão do atual prefeito.

Em 2016, Jacques impôs derrota histórica ao grupo de Zezinho ao impedir a reeleição de outro filho do secretário, o irmão de Aline e hoje deputado federal AJ Albuquerque (PP). Na época, o resultado causou surpresa e chamou atenção pois, além de comandar o grupo majoritário do município há vários mandatos consecutivos, Zezinho era presidente da Assembleia Legislativa.

Entenda quem é quem na família Albuquerque na política de Massapê

Com a irmã de AJ, o grupo tentará voltar ao poder e emplacar a 1ª prefeita da história do município, em campanha que deve investir na proximidade com o governo Camilo Santana (PT). Já Jacques, por sua vez, se apoia na recente aproximação como o grupo do PSD de Domingos Filho e na força política de seu vice, o empresário Nilson Frota (PSD).

Filho do ex-senador Luiz Pontes, Ozires Pontes Neto vai em busca de devolver à família o poder em Massapê(Foto: Reprodução Redes Sociais)
Foto: Reprodução Redes Sociais Filho do ex-senador Luiz Pontes, Ozires Pontes Neto vai em busca de devolver à família o poder em Massapê

Massapê, no entanto, também é reduto tradicional de um dos principais líderes do PSDB do Ceará, o ex-senador Luiz Pontes. Na eleição deste ano, o tucano deve apoiar seu filho mais velho, o empresário Ozires Pontes (PSDB), na busca por retomar o comando da cidade, que já foi administrada pelo seu pai, também chamado Ozires Pontes, e pelo seu irmão, João Pontes.

Ou seja, disputa no município será completamente tocada por duas famílias tradicionais da política na região. Mais fragmentada, a família Albuquerque disputará com pessoas de fora e até de dentro do próprio clã. Com três candidatos de rivalidade histórica e gente graúda da política estadual envolvida, o município promete uma das disputas mais acirradas do Interior.

Granja e Camocim: base
de Camilo em rota de colisão

Outras duas eleições que prometem grande acirramento na Região Norte são as disputas nos municípios de Granja e Camocim, onde exercem grande influência, respectivamente, os deputados estaduais Romeu Aldigueri (PDT) e Sérgio Aguiar (PDT). A polarização entre as famílias já se sinaliza apesar de ambos serem integrantes da base de Camilo Santana (PT) na Assembleia Legislativa.

Sérgio Aguiar busca nomes para suceder a atual prefeita, Mônica Aguiar, para a disputa pela Prefeitura de Camocim. Mônica também é esposa de Sérgio(Foto: Junior Pio/Divulgação ALCE)
Foto: Junior Pio/Divulgação ALCE Sérgio Aguiar busca nomes para suceder a atual prefeita, Mônica Aguiar, para a disputa pela Prefeitura de Camocim. Mônica também é esposa de Sérgio

Em Camocim, reduto político da família Aguiar, Aldigueri apoiará a candidata de oposição Euvaldete Ferro (MDB), esposa do ex-prefeito Chico Vaulino (MDB). Já a atual prefeita e esposa de Sérgio, Mônica Aguiar (PDT), ainda não possui sucessor. Entre prováveis nomes, estão o presidente da Câmara de Camocim, César Veras (PDT), e Glauco Aguiar (PDT), primo de Sérgio.

Já em Granja, reduto de Aldigueri, a situação promete se inverter: Por lá, Romeu deverá apoiar a candidatura de sua esposa, Juliana Aldigueri. A atual prefeita, Amanda Aldigueri, é sobrinha do deputado e não tentará a reeleição. Já Sérgio Aguiar, por sua vez, articula aproximação com a oposição em Granja, que ainda não possui nome definido na disputa.

Deputado estadual Romeu Aldigueri vai apoiar a esposa, Juliana Aldigueri, para a Prefeitura de Granja. Atualmente, o cargo está com a sobrinha, Amanda Aldigueri(Foto: Junior Pio/Divulgação ALCE)
Foto: Junior Pio/Divulgação ALCE Deputado estadual Romeu Aldigueri vai apoiar a esposa, Juliana Aldigueri, para a Prefeitura de Granja. Atualmente, o cargo está com a sobrinha, Amanda Aldigueri

O que você achou desse conteúdo?