Logo O POVO+
Um raio-x dos 184 prefeitos do Ceara
Reportagem Seriada

Um raio-x dos 184 prefeitos do Ceara

GÊNERO, RAÇA, PROFISSÃO, GRAU DE INSTRUÇÃO E IDADE | As eleições 2020 no Ceará trouxeram uma reconfiguração nas administrações públicas municipais. Como se caracterizam os 184 homens e mulheres que vão gerir as 184 cidades cearenses pelos próximos quatro anos
Episódio 1

Um raio-x dos 184 prefeitos do Ceara

GÊNERO, RAÇA, PROFISSÃO, GRAU DE INSTRUÇÃO E IDADE | As eleições 2020 no Ceará trouxeram uma reconfiguração nas administrações públicas municipais. Como se caracterizam os 184 homens e mulheres que vão gerir as 184 cidades cearenses pelos próximos quatro anos
Episódio 1
Tipo Notícia Por

 

Os eleitores dos 184 municípios do Ceará foram às urnas na segunda quinzena de novembro de 2020 escolher os próximos gestores para os próximos quatro anos. Em duas dessas cidades (Fortaleza e Caucaia) foram necessárias duas votações para se definir os novos prefeitos, que foram conhecidos neste domingo, 29. Nas outros 182, a escolha foi feita em turno único, no dia 15 de novembro.

Embora o número de mulheres tenha aumentado em relação às eleições de 2016, ainda está longe das prefeituras cearenses deixarem de ter um perfil masculino na posição central. Para além dessa questão, os gestores municipais que tomam posse a partir de 1º de janeiro de 2021 são majoritariamente brancos, com Ensino Superior e iniciando os primeiros quatro anos de mandato. 

O POVO traçou um raio-x do perfil dos prefeitos eleitos no Ceará (por gênero, raça, idade e escolaridade) e o que essas características podem dizer sobre as administrações municipais do Estado até 2024.

 

Mais mulheres são eleitas em relação a 2016,
mas homens são 82,4% nas prefeituras

Dentre as marcas deixadas pelas eleições 2020 no Ceará está uma tímida ampliação do número de prefeituras que serão comandadas por mulheres a partir de 1° de janeiro de 2021. Das 184 cidades cearenses, 32 serão administradas por prefeitas (17,6% do total). Apesar do aumento da participação feminina, em relação a 2016, quando 25 mulheres foram eleitas, a predominância de homens segue esmagadora. Serão 152 prefeitos pelo Estado.

O PDT, partido que conquistou maior número de prefeituras no Ceará (66), é também quem mais elegeu mulheres (12). Em segundo lugar vem o PSD com sete gestoras eleitas, dentre os 27 do partido. MDB, PL, PP e PSB tem duas prefeitas eleitas cada. DEM, PSDB, Republicanos e Solidariedade elegeram uma mulher cada, enquanto partidos como Cidadania, Pros, PCdoB, Podemos, Psol e PTB não elegeram mulheres.

Prefeitos são quase todos brancos ou pardos

 

Além da predominância de homens, candidatos autodeclarados brancos são maioria entre os novos gestores do Ceará. Ao todo, 94 prefeitos eleitos (51,1%) informaram que esta era a sua cor/raça ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gestores autodeclarados pardos vêm na sequência com 88 prefeitos eleitos no Ceará ou 47,8% do total.

Uma gestora, Doutora Auxiliadora (PSD), em Barreira, declarou à Justiça Eleitoral sua cor como "amarela". Há ainda o prefeito eleito de Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT), que aparece como “sem informação” no espaço destinado ao registro de autodeclaração de cor e raça da Justiça Eleitoral. Dos 184 prefeitos, o Ceará não elegeu nenhum prefeito autodeclarado preto em 2020.

Em relação à idade dos novos gestores chama a atenção a diferença de anos entre o mais velho e o mais novo eleito no Estado. São 56 anos. O prefeito mais velho, Afonso Tavares (PT), foi reeleito no município de Abaiara aos 80 anos. Enquanto o mais novo, o prefeito eleito de Pacujá, Raimundo Filho (PDT) tem 24 anos.

Doze prefeitos eleitos tem 43 anos, o que faz desta a idade com maior número de representantes no Ceará.

No entanto, a média de idade dos gestores é de 47,84 anos.

Maioria dos eleitos têm ensino superior,
é casado e inicia primeiro mandato

58,6% dos prefeitos eleitos no Ceará (108) declararam à Justiça Eleitoral ter Ensino Superior Completo. É a classificação de grau de instrução com maior número de representantes no Estado. Na sequência, vêm aqueles que dizem ter Ensino Médio completo com 22,8% dos eleitos (42 representantes).

Além destes, destaca-se que quatro prefeitos informaram ao TSE que “leem e escrevem”. São eles: Wilamar Palácio (PL - Cariús); Puica (PSD - Ipaumirim); Áquila (PDT - Moraújo); Edson Veriato (Psol - Potengi)

Quanto ao estado civil, o time dos casados tem ampla maioria numérica em relação ao dos solteiros. Enquanto 35 futuros prefeitos (19,2%) disseram à Justiça Eleitoral serem solteiros, 121 gestores (65,7%) disseram ser “casados”. Ou seja, mais que o triplo.

 

Outros 23 prefeitos (12,6%) já estiveram de um lado e agora estão do outro quanto ao estado civil se declarando "divorciados". Há ainda cinco prefeitos eleitos, três homens e duas mulheres, que declararam-se viúvos.

Ao todo 110 prefeitos iniciaram seu primeiro mandato e 74 estão indo para a segundo gestão. Dentre os estreantes, 38 são do PDT (mais da metade dos gestores eleitos pelo partido) e 15 são do PSD; estas são as legendas com maior número de novatos. Das 17 prefeituras conquistadas pelo PT, 12 são de pessoas eleitas para o primeiro mandato enquanto o MDB, com o mesmo número de prefeituras conquistadas, terá sete prefeitos nesta situação.

De acordo com levantamento feito pelo O POVO, 149 prefeitos estavam no fim de seus primeiros mandatos este ano, ou seja, poderiam tentar a reeleição. Desses, 120 a tentaram. Após os resultados das urnas, 72 receberam o aval da população para continuar mais quatro anos no cargo. Significa dizer que 60% dos atuais gestores que tentaram foram reeleitos. 


Prefeitos, empresários e médicos são
profissões mais comuns entre eleitos

Entre as ocupações declaradas pelos novos gestores há 32 tipos de classificações na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente aos eleitos nos Ceará. Variando de “administrador” até “zootecnista”.

Curiosamente, o maior número de ocupações dos novos prefeitos são de... prefeitos36 candidatos (19,6%) foram eleitos em novembro de 2020 para ocupar o cargo de prefeito depois declararem já o serem. No entanto, essa não é maior curiosidade dessa leitura. Quatro deles não ocupam o cargo de chefe do Executivo nos respectivos municípios e vão iniciar primeiro mandato em janeiro de 2021. 

Além dos 36 prefeitos que vão continuar sendo prefeitos, foram vencedores nas urnas: empresários (34), advogados (18), médicos (15), e comerciantes (10). 

 

Curiosidades

 

>> Como em todo o pleito municipal, curiosidades não faltam. Entre os destaques deste ano estão os nomes escolhidos por alguns dos então candidatos.

>> Em Graça, na região Norte, a prefeita eleita Maria Iraldice de Alcântara (PDT), apareceu nas urnas com o nome "Iraldice Mão Cheirosa". O bom odor dos membros de Iraldice estará na Prefeitura de Graça após uma apertada vitória por apenas 32 votos de diferença para o segundo colocado "Augusto Brito ou Belô" (PCdoB)

>> Há 112 quilômetros dali, em Santana do AcaraúFrancisco das Chagas Mendes (PL) figurou nas urnas com o nome de "Meu Deus" e foi eleito. Em Jaguaruana, Roberto Barbosa Moreira (PDT) aparece com registro de “solteiro” no site do TSE, mas elegeu-se com o nome de urna “Roberto da Viúva”.

>> Houve também diferenças mínimas de votos em algumas outras cidades. Em Morrinhos, o prefeito eleito, Jerônimo Brandão (PT), bateu o adversário Carlos Bruno (PSDB) por 55 votos. Pouco, mas há locais que registraram diferenças ainda menores.

>> A eleição mais apertada ocorreu em Paramoti, onde Telvânia Braz (MDB) venceu com 3.272 votos enquanto o segundo colocado Eduardo (PDT) obteve 3.267 votos. Cinco votos de diferença. Martinópole (13), Ocara (20), Graça (36), Jaguaribe (37), Aratuba (44) e Barro (53) foram outros municípios do Estado com diferença inferior a 100 votos entre os dois candidatos mais bem colocados.

O que você achou desse conteúdo?