Logo O POVO+
Pesquisa Ipespe: veja a rejeição e a aceitação dos candidatos a governador do Ceará
Reportagem Seriada

Pesquisa Ipespe: veja a rejeição e a aceitação dos candidatos a governador do Ceará

Capitão Wagner oscilou negativamente na rejeição, enquanto Roberto e Elmano cresceram, dentro da margem de erro
Episódio 11

Pesquisa Ipespe: veja a rejeição e a aceitação dos candidatos a governador do Ceará

Capitão Wagner oscilou negativamente na rejeição, enquanto Roberto e Elmano cresceram, dentro da margem de erro
Episódio 11
Tipo Notícia Por

  

 

A pesquisa Ipespe apresentou o índice de rejeição e a possibilidade convicta de voto do eleitorado em relação aos candidatos que disputam o Governo do Ceará nas eleições de 2022. O levantamento mostra que 36% dos entrevistados dizem que não votariam de jeito nenhum em Capitão Wagner (UB), o maior valor entre os concorrentes ao Palácio da Abolição. Empatado tecnicamente com o primeiro colocado, Roberto Cláudio (PDT) tem 35%, seguido por Elmano Freitas (PT), com 31%.

A sondagem foi contratada pelo O POVO e foi realizada após o início da campanha de rua, em 16 de agosto. Completam a lista Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB), ambos com 31%, além de Serley Leal (UP), com 30%.

Nas intenções de voto, Capitão Wagner oscilou negativamente um ponto em relação à pesquisa anterior, divulgada em 4 de agosto, quando havia registrado 37% de rejeição. Em contrapartida, RC cresceu cinco pontos, já que obteve 30% na série antecedente. O petista também cresceu, saindo de 29%, na rodada passada, para 31%, na atual. Os candidatos da UP e PSTU aumentaram 6% e 7%, respectivamente, já que ambos tinham 24%. O concorrente do PCB ainda não estava registrado no primeiro levantamento.


 

 

Certeza de voto dos eleitores

O Ipespe constatou que o eleitorado de Capitão Wagner é o mais convicto do voto entre os concorrentes ao Palácio da Abolição. Foram 31% dos entrevistados que afirmaram que “votariam com certeza” no candidato, uma oscilação positiva de um ponto percentual em relação a série anterior. O político é seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza que, no mesmo índice, foi de 23% para 21%, e Elmano Freitas, que saiu de 13% para 18%.

Chico Malta e Serley Leal foram mencionados por 1% dos eleitores como voto convicto, enquanto Zé Batista não alcançou 1%.

 

 

Grau de conhecimento do eleitorado sobre os candidatos

O instituto ainda testou nível de conhecimento do eleitorado em relação aos candidatos a governador. Entre os três melhores colocados na disputa, Elmano é citado por 35% dos entrevistados que dizem “não conhecê-lo o suficiente para opinar”. Para o mesmo questionamento, Wagner e Roberto foram mencionados por 15% e 14% dos eleitores, respectivamente.

Sobre a probabilidade de votar nos candidatos, 15% afirmaram que “poderiam votar” no petista, o mesmo número apontam o candidato do União Brasil, enquanto outros 27% indicaram o pedetista.

Zé Batista, Serley e Chico alcançaram os maiores índices da pesquisa sobre os que afirmam não ter informações suficientes para opinar. Eles foram indicados por 65%, 64% e 64%, respectivamente, dos votantes.

 

 

 

O Ipespe

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

 

 

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

 

 

Newsletter

nova Newsletter O POVO é distribuída no começo da manhã.

INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER

Ela traz um texto analítico que faz a conexão entre os principais fatos do dia, com ênfase em política e também em economia e questões que afetam a sociedade. A Newsletter segue gratuita e é enviada para o email dos assinantes de segunda a sexta-feira.

Além da Newsletter com noticiário geral, com ênfase em política, economia e sociedade, é possível se inscrever, no mesmo link, nas Newsletters de esportes, uma voltada para o Ceará e outra para o Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?