Logo O POVO+
Pesquisa Ipespe: Wagner tem maior rejeição; RC e Elmano empatam
Reportagem Seriada

Pesquisa Ipespe: Wagner tem maior rejeição; RC e Elmano empatam

Há 37% que dizem não votar no Capitão Wagner "de jeito nenhum". A rejeição a Roberto Cláudio (PDT) é de 30% e a Elmano, 29%, em empate técnico
Episódio 3

Pesquisa Ipespe: Wagner tem maior rejeição; RC e Elmano empatam

Há 37% que dizem não votar no Capitão Wagner "de jeito nenhum". A rejeição a Roberto Cláudio (PDT) é de 30% e a Elmano, 29%, em empate técnico
Episódio 3
Tipo Notícia Por

 

 

Pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará apontou a possibilidade de voto e a rejeição entre os candidatos ao Palácio da Abolição nas eleições de 2022. O levantamento mostrou que 37% dos entrevistados não votariam “de jeito nenhum” no candidato da oposição Capitão Wagner (União Brasil). Esse é o maior valor dentre todos os postulantes ao governo. O mesmo índice para o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) é de 30% e para o candidato petista Elmano Freitas é de 29%.

A pesquisa foi contratada pelo O POVO e é a primeira após o rompimento entre PT e PDT. Os candidatos Zé Batista (PSTU), Serley Leal (UP) e Chico Malta (PCB) registraram 24%, 24% e 27% de rejeição, respectivamente. Adelita Monteiro (PSOL) era candidata durante a realização da pesquisa e teve rejeição de 18%, no entanto ela retirou-se da disputa na última quarta-feira, 3, para apoiar a chapa do PT na eleição.

VEJA AQUI OS NÚMEROS PARA O SENADO

Para medir a probabilidade de voto para governador, a pesquisa fez a seguinte pergunta: “Para cada um desses nomes, diga se votaria nele ou nela com certeza para governador do Ceará, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não conhece o suficiente para opinar”. 

Houve 30% que disseram que votariam com certeza no Capitão, enquanto 20% disseram não saber e 12% afirmaram não conhecê-lo o suficiente para opinar.

Os que disseram com certeza votar em Roberto Cláudio foram 23%, e 27% que poderiam votar. E 17% não o conhecem suficientemente para opinar.

Dos três mais bem colocados, Elmano teve maior índice dos que disseram não conhecê-lo o suficiente para opinar: 43%. Disseram votar nele com certeza 13%, enquanto 14% afirmaram que poderiam votar.

 

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

 

 

O Ipespe

 

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

"O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

 

 

Agregador de Pesquisas O POVO

 

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

 

 

Newsletter

 

Estreou nesta quarta-feira, 3, a nova Newsletter O POVO. Ela passa a ser veiculada em novo horário, no começo da manhã.

INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER

O formato também mudou. No lugar de alguns tópicos de notícias, há um texto analítico que faz a conexão entre os principais fatos do dia, com ênfase em política e também em economia e questões que afetam a sociedade. A Newsletter segue gratuita e é enviada para o email dos assinantes de segunda a sexta-feira.

Além da Newsletter com noticiário geral, com ênfase em política, economia e sociedade, é possível se inscrever, no mesmo link, nas Newsletters de esportes, uma voltada para o Ceará e outra para o Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?