Logo O POVO+
Pesquisa Ipespe Ceará: Wagner lidera entre homens e empata com RC entre mulheres
Reportagem Seriada

Pesquisa Ipespe Ceará: Wagner lidera entre homens e empata com RC entre mulheres

Elmano Freitas, apoiado pelo ex-presidente Lula, aparece em terceiro lugar entre esses dois públicos, com 13% de intenção de votos entre homens e 14% entre mulheres
Episódio 2

Pesquisa Ipespe Ceará: Wagner lidera entre homens e empata com RC entre mulheres

Elmano Freitas, apoiado pelo ex-presidente Lula, aparece em terceiro lugar entre esses dois públicos, com 13% de intenção de votos entre homens e 14% entre mulheres
Episódio 2
Tipo Notícia Por

 

 

A primeira pesquisa Ipespe sobre as eleições de 2022 no Ceará aponta liderança de Capitão Wagner (União Brasil) em pelo menos quatro cenários: entre homens, pessoas com 60 anos ou mais, público com ensino médio e pessoas com renda familiar de até 2 salários mínimos e 2 a 5 salários mínimos. A pesquisa, contratada pelo O POVO, foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) de 30 de julho a 2 de agosto.

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

Os números apresentam o cenário da sucessão estadual após o fim da aliança entre PDT e PT no Ceará. Confira, abaixo, mais informações sobre os dados por segmentos de sexo, idade, escolaridade e renda familiar.

 

 

Gênero

Na pesquisa estimulada, o deputado federal Capitão Wagner, candidato ao governo do Ceará pelo União Brasil, lidera a disputa entre o público masculino. Ele tem 47% das intenções de votos, enquanto o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), fica em segundo lugar com 26% das menções entre os entrevistados. Elmano Freitas (PT) tem 13%.

Zé Batista (PSTU) aparece com 1%. Aqueles que responderam “nenhum”, “branco” ou “nulo”, assim como disse que “não sabe” ou preferiram não responder correspondem, respectivamente, a 6% dos entrevistados.

Já entre as mulheres, Capitão Wagner e Roberto Cláudio estão tecnicamente empatados, com 30% e 29% da intenção dos votos das entrevistadas, respectivamente. Elmano tem 14%. O percentual do eleitorado que afirma não votar em nenhum dos candidatos ou votar nulo ou branco é maior entre as mulheres: 15%. Também aumenta a parcela que diz não saber ou que preferiu não responder (10%).

 

 

Idade

Na faixa etária dos entrevistados, foi entre o público idoso, com 60 anos ou mais, que houve mais diferença e que mostrou liderança do candidato do União Brasil na disputa eleitoral. Entre os mais velhos, Capitão Wagner tem 51% das intenções de voto, enquanto Roberto Cláudio tem 27%. Elmano Freitas está em terceiro, com 12%.

A segunda parcela com maior distância entre os dois primeiros candidatos no segmento idade é a faixa etária de 25 a 44 anos, com diferença de 11 pontos percentuais. Nessa parcela, Capitão Wagner tem 36% e Roberto Cláudio, 25%. Já entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, eles estão tecnicamente empatados, com 32% e 36% das intenções de votos, respectivamente.

 

 

Escolaridade

Capitão Wagner também lidera entre as pessoas com ensino médio, com 41% das intenções de votos. A diferença nesse segmento é de 18 pontos percentuais para Roberto Cláudio, que aparece como segundo colocado com 23%. Elmano Freitas está com 15%.

Entre o público com ensino superior, Capitão Wagner tem 36%, enquanto Roberto Cláudio tem 29% e Elmano Freitas, 27%. Já entre quem tem ensino fundamental, os dois primeiros candidatos estão tecnicamente empatados, com 37% e 31%, respectivamente. Elmano tem 8%.

 

 

Renda familiar

Nos estratos de pessoas que ganham até 2 salários mínimos e de 2 a 5 salários mínimos, o candidato do União Brasil lidera a pesquisa Ipespe. No primeiro segmento, Capitão Wagner tem 39% das intenções de voto, enquanto Roberto Cláudio tem 10 pontos percentuais a menos (29%). Elmano Freitas em 8%.

Entre as pessoas que ganham de 2 a 5 salários mínimos, o candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL) tem 36% dos votos, enquanto Roberto Cláudio e Elmano Freitas estão tecnicamente empatados, com 22% e 20% das intenções de voto. Entre a população que recebe mais de 5 salários mínimos, Wagner tem 40%, Roberto Cláudio, 32% e Elmano Freitas, 25%.

 

 

 O Ipespe


A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

"O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

 


Agregador de Pesquisas O POVO

 

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

 

 

Newsletter

 

Estreou nesta quarta-feira, 3, a nova Newsletter O POVO. Ela passa a ser veiculada em novo horário, no começo da manhã.

INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER

O formato também mudou. No lugar de alguns tópicos de notícias, há um texto analítico que faz a conexão entre os principais fatos do dia, com ênfase em política e também em economia e questões que afetam a sociedade. A Newsletter segue gratuita e é enviada para o email dos assinantes de segunda a sexta-feira.

Além da Newsletter com noticiário geral, com ênfase em política, economia e sociedade, é possível se inscrever, no mesmo link, nas Newsletters de esportes, uma voltada para o Ceará e outra para o Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?