Logo O POVO+
Ipespe Ceará: Wagner, 38%; Roberto Cláudio, 28; Elmano 13%
Reportagem Seriada

Ipespe Ceará: Wagner, 38%; Roberto Cláudio, 28; Elmano 13%

| Pesquisa | Levantamento contratado pelo O POVO mostra que Wagner lidera junto ao eleitorado masculino e empata com RC entre as mulheres. Disputa de ambos está equilibrada na Capital e com vantagem para Wagner no Interior
Episódio 1

Ipespe Ceará: Wagner, 38%; Roberto Cláudio, 28; Elmano 13%

| Pesquisa | Levantamento contratado pelo O POVO mostra que Wagner lidera junto ao eleitorado masculino e empata com RC entre as mulheres. Disputa de ambos está equilibrada na Capital e com vantagem para Wagner no Interior
Episódio 1
Por

 Reportagem publicada em 5/8/2022 na edição impressa

 


Pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará mostra o candidato Capitão Wagner (União Brasil) liderando a disputa com 38% das intenções de voto. Ele é seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tem 28%, e pelo petista Elmano Freitas, com 13%. Os números se referem à pesquisa estimulada, na qual são oferecidas ao entrevistado opções de candidatos.

A pesquisa Ipespe foi contratada pelo O POVO e é a primeira a mostrar o cenário eleitoral do Estado após o rompimento da aliança PDT e PT.

Na sequência aparecem Zé Batista (PSTU), com 1%, e Serley Leal (UP) que foi citado, mas não atingiu 1% das intenções de voto. A então candidata do Psol, Adelita Monteiro, constava entre os nomes apresentados durante a realização da pesquisa, mas anunciou a retirada da candidatura na última quarta-feira, 3, para apoiar Elmano. Chico Malta (PCB) constava na lista, mas não foi citado.

Eleitores que pretendem votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 11%. Aqueles que disseram não saber ou não responderam ao questionário são 8%.

 

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi realizada de 30 de julho a 2 de agosto. O Ipespe ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Ceará, por telefone, via sistema Cati Ipespe. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

 

 

Pesquisa Espontânea 

Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não apresenta opções de candidatos, Capitão Wagner lidera com 28% das intenções de voto. Roberto Cláudio tem 12% da preferência do eleitorado e Elmano Freitas registrou 8%.

Nesse cenário, eleitores que pretendem votar branco, nulo ou nenhum somam 3%. Aqueles que não souberam ou não responderam somam 45%.

O ex-governador Camilo Santana (PT) e a atual Izolda Cela (PDT) foram citados na espontânea, com 3% e 2%, respectivamente. No entanto, eles não são candidatos ao Governo do Estado nas eleições deste ano.

Capitão Wagner (UB): 28%
Roberto Cláudio (PDT): 12%
Elmano Freitas (PT): 8%
Camilo Santana (PT) 3%*
Izolda Cela (PDT) (1%)*
Adelita Monteiro (PSOL) 0*
Nenhum/Branco/Nulo: 3%
Não sabe/Não respondeu: 45%

*Adelita Monteiro (Psol) era candidata ao governo durante a realização do levantamento, mas retirou-se da disputa e anunciou apoio ao PT. Os candidatos Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não foram citados na pesquisa espontânea.

 
 
 

Wagner lidera entre homens e empata com RC entre mulheres

A primeira pesquisa Ipespe sobre as eleições de 2022 no Ceará aponta liderança de Capitão Wagner em pelo menos quatro cenários: entre homens, pessoas com 60 anos ou mais, público com ensino médio e pessoas com renda familiar de até 2 salários mínimos e 2 a 5 salários mínimos.

Wagner lidera a disputa entre o eleitorado masculino, com 47% das intenções de votos, enquanto Roberto Cláudio, fica em segundo lugar com 26% das menções entre os entrevistados. Elmano Freitas (PT) tem 13%.

Já entre as mulheres, Wagner e RC estão tecnicamente empatados, com 30% e 29% da intenção dos votos das entrevistadas, respectivamente. Elmano tem 14%. O percentual do eleitorado que afirma não votar em nenhum dos candidatos ou votar nulo ou branco é maior entre as mulheres: 15%. Também aumenta a parcela que diz não saber ou que preferiu não responder (10%).

 
 
 
 
 

Diferença de Wagner para RC é maior no Interior

 

Enquanto em Fortaleza e na Região Metropolitana Wagner e Roberto Cláudio estão tecnicamente empatados na disputa pelo Governo do Ceará, no Interior do Estado o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera o atual cenário. 

O instituto ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais, sendo 41% delas da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 59% do Interior. Na Capital e RMF, Wagner contabilizou 40% das intenções de votos entre os entrevistados, enquanto o ex-prefeito da Capital, apoiado pelo presidenciável Ciro Gomes (PDT), somou 34%.

A diferença foi de 6 pontos percentuais, o que fica caracterizado como empate técnico dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Apoiado por Lula (PT), Elmano tem 15% na RMF.

Nos municípios do Interior, onde se concentra a maioria dos entrevistados, o cenário muda e a diferença entre os candidatos cresce para 14 pontos percentuais. Capitão Wagner tem, no Interior, 37% das intenções de voto, e Roberto Cláudio, 23%.

Nos dois cenários Elmano Freitas (PT), apoiado pelo ex-governador Camilo Santana (PT) e pelo ex-presidente Lula (PT), está em terceiro lugar. Na Região Metropolitana de Fortaleza, ele tem 15% das intenções de voto. No interior do Ceará, 12%.

Ao analisar os dados da pesquisa entre os entrevistados da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior, percebe-se que os candidatos têm uma queda no percentual de intenção de votos.

Mas dois índices chamam atenção pelo aumento: os chamados “não votos” — quem ou respondeu “nenhum, branco ou nulo”, ou optou por “não sabe ou não respondeu”. No Interior, o percentual deles também é maior do que na RMF. 

 

 

Metodologia

Essa pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe), no período de 30 julho a 2 de agosto de 2022, com amostra estadual de mil entrevistados, representativa do eleitorado do Ceará, de 16 anos e mais,
de todas as regiões, por telefone, via sistema Cati Ipespe.

A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%. Percentuais que não totalizem 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta. A pesquisa foi contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números BR-03845/2022 e CE-01693/2022.

 

 

Limitações

Pelo período de aplicação, a pesquisa foi realizada considerando algumas indefinições no cenário político cearense e antes de algumas decisões serem formalmente anunciadas. É o caso da candidatura de Adelita Monteiro ao governo do Estado pelo PSOL. Nesta quarta-feira, 3, Adelita anunciou a retirada da candidatura para apoiar Elmano Freitas, do PT.

Entre os candidatos ao Senado, o médico e ex-secretário da Saúde filiado ao PSDB, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o dr. Cabeto, constava nos cenários considerados pela pesquisa, mas anunciou, no dia 1º de agosto, ter recusado convite para concorrer. Ele seria o candidato apoiado pelo bloco do ex-prefeito Roberto Cláudio, que ainda segue sem apoio definido.

O indígena Paulo Anacé, que chegou a ser pré-candidato pelo PSOL, teve a candidatura retirada. Além disso, pelo apoio do candidato Capitão Wagner (União Brasil) ainda estar incerto, foram considerados dois cenários possíveis: o apoio ao Inspetor Alberto ou a Raimundo Gomes de Matos, ambos do PL.

 

 

O Ipespe

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.

"O voto dos cearenses, a campanha eleitoral, a relação entre a disputa nacional e a eleição estadual, tudo isso e muito mais será acompanhado pelas pesquisas do Ipespe, com primeira divulgação nessa quinta", disse Lavareda.

O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.

 

 

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.

O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

 

 

Newsletter

Estreou nesta quarta-feira, 3, a nova Newsletter O POVO. Ela passa a ser veiculada em novo horário, no começo da manhã.

INSCREVA-SE AQUI PARA RECEBER A NEWSLETTER

O formato também mudou. No lugar de alguns tópicos de notícias, há um texto analítico que faz a conexão entre os principais fatos do dia, com ênfase em política e também em economia e questões que afetam a sociedade. A Newsletter segue gratuita e é enviada para o email dos assinantes de segunda a sexta-feira.

Além da Newsletter com noticiário geral, com ênfase em política, economia e sociedade, é possível se inscrever, no mesmo link, nas Newsletters de esportes, uma voltada para o Ceará e outra para o Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?