A convite de O POVO, ilustradores doam sua visão sobre o tema moda e pós-pandemia. Por meio de cores, formas e imaginário, passeiam entre aspirações, saudades e futuro:
"Sou recém formada em design-moda, caminhei por alguns seguimentos da área durante a faculdade e o último, no qual eu ancorei, foi a estamparia. Trabalho com ilustração e criação de estampas. É um mercado bastante ativo na nossa terra, principalmente por conta da presença forte de moda praia e do nosso 'verão constante', nossas roupas costumam ser mais alegres, coloridas. Um questionamento que sempre passa pela minha cabeça, e que se intensificou durante a pandemia foi: 'como tornar mais sustentável um processo que exige tanta rapidez na criação e produção?'. Acredito que ainda não temos uma resposta certa, mas estamos no caminho dela. O momento que passamos nos faz questionar o nosso consumo, a nossa relação com as coisas, e a moda, vista como uma constante interpretação da realidade, precisa captar o novo tempo que vivemos e repensar não só nossas roupas, mas a mensagem que as marcas tem a passar para nós. Acredito que essa mensagem precisa dar sentido, atravessar.
Pensando nisso, desenvolvi uma ilustração chamada 'O reencontro' questionando o que temos a agregar nessa troca entre cliente e empresa no cenário pós pandemia. O que foi repensado? A ilustração foi colorida com uma estampa exclusiva pensada em cores primárias e elementos básicos, orgânicos, seguindo uma tendência de conexão e valorização do simples, do natural e atemporal."
"Algo que já acontecia eram as feirinhas colaborativas ao ar livre e que já vinham ganhando espaço no cenário local, no pós pandemia acredito que elas voltem com força, pois traz a moda diversa que temos, nossa cultura e gira a economia, além de trazer uma segurança por ser em um ambiente aberto."
"Em tempos pandêmicos o shinigami ronda o pais. Trazendo insígnias de condecoração e patentes perigosas; seu avanço bélico dizima por meio da doença e da violência. Sobre um clamor a bandeira faz referência ao meme, "Amarelo é desespero né?", uma vez que o verde se incendiou e o azul manchou-se de óleo. Inspirado nas leituras de Criolo e Jessé de Souza apresento a obra Shinigami de Alta Patente. Um messias, um salvador ou um juiz? O martelo esta sendo batido todos os dias, façam suas orações e usem máscara."
"Resolvi fazer um autorretrato porque vejo a moda sendo de fato um autorretrato de o que cada um se tornou após a pandemia. Estamos cada vez mais tentando nos conectar com o mundo e com a natureza de dentro de casa, cultivando mais plantas, aderindo costumes mais sustentáveis, estamos nos reinventando diariamente para conviver melhor com o isolamento e acho que levaremos isso pra rua quando tudo passar, respeitando o planeta e aderindo a moda de forma também mais sustentável, comprando de marcas locais, brechós, reinventando aquelas roupas que estavam paradas no armário. Acho que é sobre respeitar o planeta, os nossos produtores locais e nós mesmos."
A seguir, confira o artigo do designer Cacau Francisco sobre o mundo pós-pandemia no segmento da moda.
A cadeia da moda passa por transformações profundas diante da mudança dos hábitos de consumo estimulada pela pandemia.