Logo O POVO+
LeBron James: o jovem que entrou no basquete para fugir da violência e se tornou o maior pontuador da NBA
Reportagem Seriada

LeBron James: o jovem que entrou no basquete para fugir da violência e se tornou o maior pontuador da NBA

O atual camisa 6 do Lakers entrou no mundo do basquete para fugir da violência, ganhou destaque desde cedo e fincou nome na história com conquistas coletivas e individuais. Hoje também se aventura no mundo dos negócios e virou bilionário
Episódio 19

LeBron James: o jovem que entrou no basquete para fugir da violência e se tornou o maior pontuador da NBA

O atual camisa 6 do Lakers entrou no mundo do basquete para fugir da violência, ganhou destaque desde cedo e fincou nome na história com conquistas coletivas e individuais. Hoje também se aventura no mundo dos negócios e virou bilionário
Episódio 19
Tipo Notícia Por

 

É natural que em esportes de alto rendimento existam dinastias, sejam coletivas ou individuais. No basquete não é diferente. Por mais que seus times não tenham sido campeões por diversos anos consecutivos, como foi o caso recente do Golden State Warriors, LeBron Raymone James sempre esteve no topo da NBA (National Basketball Association, a principal liga de basquete profissional dos EUA).

Não é à toa que o camisa 6 do Los Angeles Lakers é apelidado de “King” ("rei", em português). Individualmente, o atleta de 38 anos figura entre os principais nomes da principal liga de basquete do mundo, muitas vezes sendo reconhecido de forma concreta, ou seja, por meio de premiações, ou apenas de forma moral.

Astro do Los Angeles Lakers, Lebron James defendeu o cancelamento da temporada 2019/2020 da NBA(Foto: Kevin C. Cox / AFP)
Foto: Kevin C. Cox / AFP Astro do Los Angeles Lakers, Lebron James defendeu o cancelamento da temporada 2019/2020 da NBA

Recentemente, o ala do Lakers atingiu mais um feito dentro da NBA. No dia 8 de fevereiro de 2023, na partida contra o Oklahoma City Thunder, LeBron James cravou de vez seu nome na história ao se tornar o maior pontuador de todos os tempos da competição e, por consequência, desbancar Kareem Abdul-Jabbar, dono do posto desde 1989. Neste duelo, o ala atingiu o recorde de 38.390 pontos convertidos, três a mais que o concorrente.

Naquela noite, LeBron anotou incríveis 38 pontos, que serviram “apenas” para virar o maior pontuador da história da NBA, já que o Lakers acabou perdendo a partida. O OKC jogou água no champagne dos torcedores de Los Angeles e triunfou pelo placar de 133 a 130, com show de Shai Gilgeous-Alexander, que roubou a cena com 30 pontos, oito assistências e pegou dois rebotes.

Veja a lista dos maiores pontuadores da história da NBA

 

Para muitos — e realmente são muitos — LeBron, inclusive, é considerado o maior atleta da competição norte-americana. Seu maior concorrente é nada menos que Michael Jordan, que fez história no basquete entre os anos de 1984 e 2003.

Comentarista de NBA da Prime Video, Ricardo Bulgarelli esteve presente na transmissão do jogo. Ao O POVO, o profissional revelou o sentimento de ter feito parte de um momento tão marcante para a história do esporte da bola laranja.

“Foi histórico realmente. Especial para quem ama o basquete. Fazer parte de uma transmissão como aquela e imaginar que aquele recorde nunca fosse ser quebrado, foi realmente marcante. Algo que irei levar para a minha vida. Estar ao lado do Rômulo (Mendonça, narrador) também foi muito legal, afinal de contas a gente tem uma ligação desde os tempos de ESPN com o LeBron James, com o bordão 'LeBron, ladrão, roubou meu coração'”, recorda Bulgarelli, com bom humor.


Como LeBron entrou para o basquete e foi parar na NBA

Nascido no dia 30 de dezembro de 1984, em Akron, cidade de Ohio, uma das regiões mais pobres do Estados Unidos, LeBron James viu no basquete a oportunidade de mudar de vida e também de evitar contato com o mundo da criminalidade. Por isso, a relação do atleta de 38 anos com o esporte da bola laranja começou desde criança, através da própria mãe.

Aos 16 anos de idade, Gloria James teve LeBron e acabou sendo mãe solo, já que o pai fugiu da responsabilidade de cuidar da criança. Com o desejo de manter o filho longe da violência das ruas, ela presenteou o pequeno com uma bola de basquete.

LeBron James chuta a bola durante o jogo contra o New Orleans Pelicans em 2 de novembro de 2022 (Foto: Jim Poorten / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP)
Foto: Jim Poorten / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP LeBron James chuta a bola durante o jogo contra o New Orleans Pelicans em 2 de novembro de 2022

A partir disso, LeBron James pegou gosto e começou a dedicar várias horas do dia ao esporte. Tímido, envergonhado e com poucos amigos na escola, o jovem de Akron se transformava dentro das quadras e mostrava uma habilidade excepcional nos arremessos, além de ter bastante força e agilidade.

Portanto, o jovem não demorou muito tempo para ganhar destaque. LeBron ganhou três vezes o prêmio “Ohio Mr. Basketball”, referente a escolas secundárias do estado de Ohio. Quando chegou ao ensino médio, evoluiu ainda mais e passou a ser visto como uma futura estrela da NBA.

Antes mesmo de chegar à Liga Universitária, principal forma de ganhar notoriedade no draft (evento em que as equipes contratam jovem revelações), LeBron acabou sendo "draftado" pelo Cleveland Cavaliers quando ainda atuava no ensino médio da escola St.Vincent - St. Mary High School, em 2003. A partir dali, o jovem de 19 anos iniciava sua carreira na principal liga de basquete do mundo.

  

A jornada na NBA

Com um talento fora do comum, King James não demorou para se adaptar à NBA. Na primeira temporada, nos anos 2003-2004, o jovem do Cleveland Cavaliers ganhou o prêmio de calouro do ano, ou seja, foi eleito o melhor novato, ao acumular médias de 20.9 pontos, 5.9 assistências e 5.5 rebotes por jogo.

Entretanto, a primeira temporada de sucesso coletivo com a camisa do time de Ohio aconteceu apenas entre os anos 2006 e 2007. Naquela oportunidade, LeBron conduziu o Cavs às finais de NBA, algo inédito até então na história da equipe, mas acabou sendo derrotado pelo San Antonio Spurs.

Nos anos de 2009 e 2010, LeBron James foi nomeado o MVP da NBA, prêmio dado ao melhor jogador da temporada regular, ou seja, sem contar o desempenho apresentado nos playoffs.

 

Ainda em 2010, em um especial para a ESPN, o astro do basquete anunciou a saída do Cleveland Cavaliers para se juntar às estrelas Dwyane Wade e Chris Bosh no Miami Heat. Na equipe da Flórida, teve uma passagem vitoriosa ao longo das quatro temporadas: dois títulos da NBA, dois MVP da liga e MVP das finais, sendo todos eles divididos entre os anos 2012 e 2013.

Porém, a história de LeBron com a camisa do Cleveland Cavaliers ainda não havia acabado. Em carta publicada pela revista Sports Illustrated no ano de 2014, o ala anunciou seu retorno ao time de Ohio, onde voltaria a conquistar a NBA em 2016. Este, inclusive, foi o primeiro e único título da história do Cavs na competição.

A conquista foi importante para a cidade de Cleveland, que viu o jejum de 52 anos sem nenhuma conquista esportiva das equipes da região ser encerrado. Na oportunidade, o camisa 23 foi eleito pela terceira vez na carreira o MVP das finais da NBA.

23 de setembro de 2020: LeBron James (Los Angeles Lakers) arremessa o Denver Nuggets, no jogo quatro das finais da Conferência Oeste durante os playoffs da NBA de 2020. Em 29 de setembro do mesmo ano, LeBron James disse que liderar o Los Angeles Lakers nas finais da NBA depois de quase três meses dentro da (Foto: AFP)
Foto: AFP 23 de setembro de 2020: LeBron James (Los Angeles Lakers) arremessa o Denver Nuggets, no jogo quatro das finais da Conferência Oeste durante os playoffs da NBA de 2020. Em 29 de setembro do mesmo ano, LeBron James disse que liderar o Los Angeles Lakers nas finais da NBA depois de quase três meses dentro da

Em 2018, James pôs fim a mais uma passagem pelo Cavs e assinou com o Lakers, uma das maiores equipes da liga norte-americana de basquete. Em sua segunda temporada, o ala conduziu o time de Los Angeles ao título e fez história ao se tornar o primeiro jogador campeão e MVP das finais da competição por três agremiações diferentes.

No dia 17 de agosto de 2022, LeBron renovou contrato com o Lakers para as duas temporadas seguintes, com opção de prorrogação para 2024-2025. Na extensão, o ala firmou contrato de 97,1 milhões de dólares (R$ 502,15 milhões na cotação atual) por temporada, tornando-se o atleta mais bem pago da história da NBA.

Aos 38 anos, LeBron James possui números acima do esperado. O agora camisa 6 segue assustando as defesas adversárias e dá poucos indícios de uma possível aposentadoria. Na atual temporada (2022-2023), por exemplo, o atleta do Lakers possui média de 29.5 pontos, 8.4 rebotes e 6.9 assistências por jogo, além de um Field Goal de 50.1%.

Com 38.890 pontos na carreira, LeBron James se torna maior cestinha da história da NBA(Foto: Zach Beeker / NBAE / Getty Images via AFP)
Foto: Zach Beeker / NBAE / Getty Images via AFP Com 38.890 pontos na carreira, LeBron James se torna maior cestinha da história da NBA

Para Marcílio Gabriel, comentarista de NBA da TNT Sports, o ala do Lakers ainda tem muita lenha para queimar na liga.

“Cada vez mais experiente, cada vez mais entendedor do jogo, das situações de jogo e conhecedor de cada canto de todas as quadras da liga. Ele sempre cuidou do corpo e do físico. Nas últimas três temporadas, ele sofreu com algumas lesões que acabaram tirando-o por períodos que ele nunca tinha ficado sem jogar na carreira inteira. Isso a gente pode atrelar em uma questão da idade que avança e exige um outro tipo de performance do corpo, mas não vejo isso como declínio e sim como algo comum com atletas.”

Além de ainda possuir boas médias e um físico invejável, LeBron tem uma motivação extra para continuar jogando na NBA: atuar com o filho Bronny James, de 18 anos.

LeBron James do Los Angeles Lakers em entrevista após o jogo contra o Cleveland Cavaliers em 6 de novembro de 2022(Foto: Jim Poorten / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP)
Foto: Jim Poorten / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP LeBron James do Los Angeles Lakers em entrevista após o jogo contra o Cleveland Cavaliers em 6 de novembro de 2022

“Eu preciso entrar em quadra com o meu garoto, tenho que jogar com Bronny. Seja utilizando o mesmo uniforme ou em um jogo contra ele. Mas eu não digo que vou marcar ele porque ele é armador e eu, no atual ponto da minha carreira, estou jogando até de pivô ou seja lá o que o time precisar de mim. Mas eu adoraria fazer aquilo que Ken Griffey Sr e Junior fizeram (no beisebol). Seria o ideal, com certeza”, afirmou King em entrevista à ESPN no começo deste ano.

Para realizar este desejo, LeBron precisará aguardar, pelo menos, até a temporada de 2024-2025. Neste período, Bronny entrará no draft. Nunca na história da liga norte-americana um pai dividiu quadra com um filho. Portanto, LeBron James poderá firmar mais uma marca.

 

Conquistas individuais e coletivas de LeBron James na NBA

Próximo de completar 20 anos na NBA, LeBron James acumula conquistas individuais e coletivas ao longo das passagens por Cleveland Cavaliers, Miami Heat e Los Angeles Lakers:

 

 

Mundo dos negócios e ativismo social

Considerado o rei das quadras, LeBron também é craque em outro mundo: o dos negócios. Segundo a Forbes, renomada revista norte-americana de economia, o astro do Lakers se tornou oficialmente um bilionário em 2022, sendo o único atleta a atingir a marca enquanto ainda joga basquete. Michael Jordan também alcançou o feito, mas mais de uma década depois de se aposentar.

LeBron James comemora uma jogada durante o jogo contra o New Orleans Pelicans em 2 de novembro de 2022(Foto: Jim Poorten / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP)
Foto: Jim Poorten / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP LeBron James comemora uma jogada durante o jogo contra o New Orleans Pelicans em 2 de novembro de 2022

Em junho de 2022, de acordo com a revista, o patrimônio líquido do ala-pivô era avaliado em 1 bilhão de dólares (R$ 4,77 bilhões na cotação da época).

Antes mesmo de disputar a primeira partida na NBA, James já era alvo de disputas entre grandes marcas esportivas. Após uma série de negociações, LeBron rejeitou ofertas da Reebok e Adidas para fechar com a Nike por aproximadamente 90 milhões de dólares. No final de 2015, o atleta acertou contrato vitalício com a empresa norte-americana.

Meses depois de ser declarado como um bilionário pela Forbes, LeBron passou a ser o jogador que mais recebeu dinheiro na história da NBA (532 milhões de dólares, cerca de R$ 2,8 bilhões na cotação atual) ao renovar com o Lakers por duas temporadas. Ele deixou para trás Kevin Durant, hoje no Suns.

O astro do Lakers é co-proprietário do Liverpool, da Inglaterra, um dos maiores times de futebol do mundo, desde 2011. Sua participação no clube é de 2%, que foi comprada por 4,7 milhões de libras. Em março de 2021, ele também se tornou sócio do Fenway Sports Group (FSG), donos da equipe inglesa, e aumentou a participação acionária nos Reds.

Segundo avaliação da empresa de contabilidade KPMG, em 2021, a participação de 2% de LeBron James no Liverpool valia mais de 37 milhões de libras naquela época.

LeBron James, do Los Angeles Lakers, costuma se manifestar sobre causas sociais(Foto: AFP)
Foto: AFP LeBron James, do Los Angeles Lakers, costuma se manifestar sobre causas sociais

James também assumiu ações em diversas marcas, como a Tonal, Blaze Pizza e Lyft, além de ter investimentos na Beats Electronics. Ao lado do parceiro de negócios Maverick Carter, o atleta do Lakers construiu a empresa de desenvolvimento e produção de entretenimento SpringHill (avaliada recentemente em 725 milhões de dólares) — de onde surgiu o filme “Space Jam: Um Novo Legado”, que teve bilheteria mundial bruta de 163 milhões de dólares (R$ 778,4 milhões).

Além da grande fortuna acumulada, LeBron também se destaca pelo ativismo social, sobretudo na luta antirracista. O atleta apoiou as campanhas presidenciais de Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos, em 2008 e 2012. James também liderou protestos contra as mortes de Trayvon Martin, Eric Garner e George Floyd, jovens negros que estavam desarmados e foram mortos de formas cruéis.

 

LeBron pode superar Michael Jordan?

Com os inúmeros feitos históricos durante a carreira, é natural que surjam discussões acerca do tamanho de LeBron James na NBA e, sobretudo, comparações com Michael Jordan. E o que pensam aqueles que integram o mundo do basquete dentro e fora das quadras?


O que você achou desse conteúdo?