Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico
Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico
Uma das primeiras viagens de Hugo Figueirêdo após tomar posse como presidente do Complexo do Pecém pode render novas parcerias ao Ceará. Convidado pela embaixada britânica para conhecer a infraestrutura montada pelo país para o hidrogênio verde em março deste ano, ele conta de negociações promissoras para a captação de novos investidores ao Estado.
"Estamos discutindo parcerias na parte de pesquisa e desenvolvimento com instituições de ensino e pesquisa inglesas com Senai e universidades. Também avançamos na parte de financiamentos para os investidores que usam recursos do governo britânico e estão investindo no Pecém. Isso facilita a vinda deles", revelou com exclusividade à coluna.
O Pecém tem sido o alvo predileto dos europeus no Brasil quando o assunto é hidrogênio verde (H2V). O Porto, apenas em 2023, recebeu a comitiva alemã que esteve no Brasil e, na última semana, foi palco do lançamento do projeto do corredor de H2V, com a presença do primeiro-ministro dos Países Baixos.
A presença dos estrangeiros no País, inclusive, aumenta a pressão sobre o Governo Federal para a regulamentação do setor. Prometida para este ano pelo ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) quando esteve no Ceará, o conjunto de leis é essencial para o início da produção. A atividade é considerada a aposta do Estado para mais uma virada na economia.
A Rota das Emoções e a Rota dos Mirantes da Ibiapaba são alvos de um projeto que visa integrar os destinos dos dois roteiros. O escritório do Sebrae na Ibiapaba foi local de reunião para empresas planejarem os roteiros e, a partir do dia 23 de maio, um grupo de agências de viagens e operadores que atendem à Rota das Emoções fará uma fam tour pelos municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, São Benedito e Guaraciaba do Norte.
É dada como certa a chegada da chinesa BYD na Bahia para a produção de veículos elétricos e híbridos. A coluna apurou que, com ou sem a colaboração da Ford - que tem uma planta inativa naquele estado -, o Governo Federal trabalha para viabilizar o investimento - da ordem de bilhões de dólares - numa fábrica de veículos no polo industrial de Camaçari.
O Porto de Suape (PE) foi o primeiro da América Latina a ter uma rede 5G Standalone privativa na faixa 3,5GHz instalada. A iniciativa, uma parceria entre Embratel e governo federal, utilizou o 5G e câmeras inteligentes com uma solução de Vídeo Analytics para automatizar a logística de identificação e monitoramento do fluxo de veículos no terminal.
Por ano, cerca de R$ 260 milhões deixam de ser destinados a projetos sociais por contribuintes que declaram Imposto de Renda no Ceará. Para esclarecer a sociedade sobre essa destinação, instituições como a Receita Federal, o Ministério Público, os Conselhos de Economia e de Contabilidade lançaram a campanha "Você Muda o Destino". O site vocemudaodestino.com.br traz os detalhes.
por cento dos sinistros do setor de transporte no ano passado vêm do setor de aço. O prejuízo contabilizado é mais que o dobro do percentual do setor de alimentos (22,43%), segundo estudo da insurtech de mobilidade SmartLoad. As causas principais são roubos (40,68%) e tombamentos (34,63%), de um modo geral.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.