Setor de energia forma 1ª turma de instaladores de sistemas foltovoltaicos e prepara de hidrogênio verde
clique para exibir bio do colunista
Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM
Foto: OPOVO.DOC
Curso formou Instaladores de Sistemas Solares Fotovoltaicos
O mercado de energia tem se movimentado em torno do crescimento das fontes renováveis. Nesta pegada, o Senai da Barra do Ceará concluiu a primeira turma do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) dos profissionais do setor elétrico, no curso de Instaladores de Sistemas Solares Fotovoltaicos. Além disso já adiantam capacitação para todo o processo de hidrogênio verde.
Ao todo, 18 profissionais participaram dessa primeira turma do Senai. E a segunda turma, com previsão de início para maio, já está sendo formada. Por meio do PQF, os fornecedores do setor são qualificados nas mais modernas técnicas, agregando valor ao longo de toda a cadeia produtiva.
Sobre o H2V, o diretor regional do Senai, Paulo André Holanda, adiantou que, em breve, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, juntamente com o presidente do Sindienergia, devem assinar e acolher, no Senai da Barra do Ceará, a chegada de três grandes empreendedores mundiais para capacitar todo o processo do hidrogênio verde.
O curso permeará desde armazenamento, segurança, transporte até a geração de energias renováveis. "Em junho, com certeza, já devem estar aqui dentro todos esses três grandes players. Um deles, que já está para assinar, é a segunda maior empresa do mundo em logística e uma das maiores do mundo em treinamento de energias. É uma empresa dinamarquesa. Ou seja, existe todo um ambiente aqui dentro para que a gente possa evoluir nessa área", destacou.
A iniciativa do curso concluído no Senai é uma parceria entre o Sindienergia, Sebrae e Fiec, tendo o IEL-CE como executor. O presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz, diz que a demanda crescente fez a necessidade.
"Estamos numa janela de crescimento devido à aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, no início desse ano, com condições especiais para quem está instalando a geração própria por meio de sistemas solares fotovoltaicos até o início de janeiro de 2023. Sabendo disso e tendo essa percepção por parte das empresas do segmento, conversamos com o presidente Ricardo Cavalcante (Fiec), expusemos o contexto e o Dr. Ricardo chamou o IEL - um dos maiores institutos do Brasil na área de estratégia e planejamento - e o Senai - a nossa "Harvard" brasileira - para que pudéssemos concretizar essa formação", detalhou.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.