O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
O jornalista Carlos Mazza já foi repórter de Política, repórter investigativo, coordenou o núcleo de jornalismo de dados do O POVO e atualmente é colunista de Política
Instalada em agosto de 2021 em meio a muita polêmica, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do motim viveu na semana passada vários de seus momentos de maior movimentação. Passada a longa fase inicial de coleta de documentos e dados de associações ligadas a policiais e bombeiros militares do Ceará, o grupo começa agora a ouvir dirigentes de entidades e a cruzar informações recebidas, próximo passo de uma investigação que promete acirrar os bastidores da política cearense ao longo de 2022.
Leia mais
Na última semana, esteve na Assembleia para depoimento ao grupo o presidente de uma das mais expressivas entidades do tipo, a Associação dos Profissionais da Segurança (APS), que já foi dirigida por gente relevante no cenário político local, como o vereador Sargento Reginauro (UB) e o principal pré-candidato da oposição ao Governo do Ceará, deputado Capitão Wagner (UB). O componente político envolvido nos questionamentos é, portanto, mais que óbvio. Apesar disso, continuam, a preço de hoje, sem muita explicação vários dos pontos levantados pela CPI ao longo dos depoimentos.
O que explica os grandes cheques assinados pela APS às vésperas do motim de 2020? Só coincidência? A atuação das associações em aglomerações de agentes em dias de votação na Assembleia - muito semelhantes ao que qualquer sindicato faz - podem ser consideradas políticas? Vale lembrar que, pela legislação brasileira, é proibida a participação de militares em atos do tipo. Vale destacar que vários desses questionamentos podem ser esclarecidos para benefício das associações. O que não podemos, no entanto, é fingir que não existe nada a ser explicado.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Então, Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.