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Pilar E, do ESG, vai além do clima
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Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

Pilar E, do ESG, vai além do clima

O especialista em sustentabilidade corporativa e ESG, Luiz Goi, conta que as empresas que focam seus trabalhos neste pilar, apostam no uso de fontes renováveis e limpas de energia
Tipo Notícia
ALCILEIA FARIAS, coordenadora do Núcleo ESG Fiec (Foto: Rayane Mainara)
Foto: Rayane Mainara ALCILEIA FARIAS, coordenadora do Núcleo ESG Fiec

Environmental ou ambiental, a letra E, da sigla americana ESG, trata das práticas voltadas ao meio ambiente, que muito se atrela às questões de mudanças climáticas a serem enfrentadas nas próximas décadas. Mas, existem outros problemas que devem estar no radar como a escassez da água, mobilidade urbana, a perda de biodiversidade e a gestão dos resíduos, por exemplo.

O especialista em sustentabilidade corporativa e ESG, Luiz Goi, conta que as empresas que focam seus trabalhos neste pilar, apostam no uso de fontes renováveis e limpas de energia, economia circular, redução do descarte de resíduos, gestão da cadeia de extração e fabricação de matéria-prima. "Nesse processo ainda atuam mitigando impactos ambientais no entorno de suas operações e toda prática é muito importante e requer uma padronização, visando saber quais ações têm melhor impacto coletivo", afirma.

Para a coordenadora do Núcleo ESG-Fiec, Alcileia Farias, apresentar-se como uma empresa responsável com o meio ambiente vai muito além do cumprimento das leis ambientais. Envolve também a gestão dos recursos hídricos, o gerenciamento de resíduos, o uso consciente dos recursos naturais e preservação dos ecossistemas. "O que se percebe no mercado é o grande desafio e a alta responsabilidade do setor produtivo, que por um lado, precisa produzir para atender a demanda global, e implementar práticas ambientais para reduzir os gases de efeito estufa. Assim, poder contribuir para a sustentabilidade e o crescimento econômico a longo prazo", declara.

RioMar e sustentabilidade

O RioMar Fortaleza apresentou no último final de semana os resultados do programa de sustentabilidade com foco na compostagem, feita com resíduos orgânicos gerados por sete operações do empreendiemnto: Camarada Camarão, Hard Rock, Morosi, Outback, Sesc, Tio Armênio e Mercadinhos São Luiz.

Em apenas nove meses de ação, foi possível reduzir o impacto do volume de 100 toneladas desse tipo de resíduo e cerca de 900kg de adubo vêm sendo utilizados na jardinagem e no paisagismo do shopping. Agora buscam parcerias com iniciativas sociais do entorno para doação dos compostos e a construção de uma horta colaborativa, destinada aos trabalhadores do shopping.

Vulcabras e gestão ambiental

A Vulcabras, empresa certificada e premiada no âmbito ambiental, tem uma equipe com 200 colaboradores que disseminam e replicam conhecimentos básicos de coleta seletiva e gestão ambiental para executarem tanto na empresa, como em suas casas. Na fábrica, 100% dos produtos são produzidos com o uso de energia CO2 Free e tem processo que não utiliza água.

Compromisso com o clima

O Programa Compromisso com o Clima, parceria entre Natura e Itaú Unibanco, com apoio do Instituto Ekos Brasil, entrará na fase de avaliação dos projetos socioambientais que reduzem emissões de gases de efeito estufa e que gerem impactos socioambientais positivos inscritos via edital. Este ano o foco está em agricultura, floresta e uso do solo, energia, manejo de resíduos e substituição de combustíveis fósseis.

Certificação global

A Nespresso anunciou recentemente sua certificação global como uma Empresa B, assumindo um compromisso de 30 anos da empresa com a sustentabilidade, a transparência e os negócios responsáveis. "Não é uma jornada rápida e muito menos fácil, é preciso seguir todos os dias com um compromisso que é inegociável: o de trabalhar por um mundo cada vez mais sustentável já para hoje, e não apenas para o amanhã", ressalta Ignacio Marini, BEO da Nespresso no Brasil. O País é o principal fornecedor de café da companhia.

A expectativa é que, até o final de 2022, todas as cápsulas de café da linha Original sejam feitas com 80% de alumínio reciclado e da linha Vertuo, 85%. Hoje, 100% dos consumidores têm acesso a uma solução de reciclagem, sem custo e em qualquer lugar do Brasil. São mais de 250 pontos de coleta de cápsulas espalhados e ainda, a possibilidade de envio gratuito pelos Correios solicitando via site da empresa.

Operações "limpas"

A companhia de logística internacional DHL oferece operações "limpas" para a proteção do clima. Na América Latina, já tem 52% dos edifícios reconhecidos como neutros, via certificações, no México e no Brasil. Na área da Transportes, além da propulsão elétrica, alguns veículos dedicados à cadeia fria utilizam painéis solares integrados para maior eficiência e a empresa implantou também uma nova configuração de sua Torre de Controle, que otimiza a operação dos caminhões e suas rotas, alcançando maior redução das emissões de CO2. Ao promover o aumento da eficiência dos transportes, a empresa já evitou a geração de mais de 1.616 toneladas de CO2.

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