No Ceará, o GPA doa mais de 53 mil toneladas de alimentos
Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
No Ceará, o GPA doa mais de 53 mil toneladas de alimentos
Onze instituições sociais do Estado receberam frutas, legumes e verduras. Ação faz parte do programa Parceria Contra o Desperdício
O GPA divulgou o balanço das doações de alimentos realizadas entre janeiro e junho deste ano no Ceará para onze instuições complementarem a alimentação da população atendida por elas. No total foram fornecidas 53,4 mil toneladas aos parcerios. A ação faz parte do Programa Contra o Desperdício.
Entre as instituições estão a Associação Comunitária Piracicaba, a Associação Sarando Vidas, a Associação Shalom, a Associação Voar, o Centro de Evangelização e Educação Universal, o Instituto Paternus, o Iprede, o Lar Amigos De Jesus, o Lar Santa Monica, o Lar Três Irmãs e a ONG Maria Bonita.
Elas receberam frutas, verduras e legumes que não estavam em condições estéticas de venda, mas próprias para o consumo arrecadadas em lojas das redes Pão de Açúcar e Mercado Extra no Estado.
No País, foram mais de mil toneladas doadas e mais de 360 instituições beneficiadas em todo País durante o período, beneficiando mais de 100 mil pessoas por mês.
Sobre o programa
O programa Parceria Contra o Desperdício foi criado em 1995 e, desde então, tem destinado cerca de 180 toneladas de alimentos por mês, contribuindo também com a redução do desperdício de alimentos nas operações dos supermercados.
Há quatro anos, a iniciativa conta com o apoio da Connecting Food, startup de impacto social que atua desde a seleção e treinamento de organizações sociais parceiras, implementação da parceria, sensibilização e visitas técnicas às lojas, até a mensuração dos dados do programa e acompanhamento da destinação dos alimentos até os beneficiários finais.
Para a gerente de Sustentabilidade e do Instituto GPA, Renata Amaral, o combate ao desperdício de alimentos nas lojas é uma das principais frentes de atuação dos times, sendo um tema que permeia toda a estratégia de negócio, do desenvolvimento de produtos, a própria operação e abastecimento das lojas, até a doação dos alimentos.
Propósito e expansão
"Esse programa é muito importante, pois redireciona alimentos que seriam descartados para instituições sociais que utilizam para complementar as refeições de seus beneficiários. É colocar na prática o propósito do GPA de alimentar sonhos e vidas”, afirma a executiva.
Em 2021, foi ampliada a atuação do programa em mais 104 lojas, chegando a quase 400 unidades participantes. A meta é chegar a todas as lojas do grupo até o final de 2023.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.