Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
Estudo produzido pelo Vagas.com mostrou que as oportunidades voltadas para grupos como negros, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ subiram de 19.825, em 2021, para 26.409 publicações em 2022
Deveria ser comum também no ambiente corporativo a inclusão de todos, mas assim como na sociedade o mundo laboral avança em pautas inclusivas e muitas empresas tentam corrigir, via programas, a falta de diversidade em seus times. Ter um ambiente plural nas companhias, das pequenas às grandes, só traz benefícios, pois a diferença de raça, classe sociai, gênero, entre outras questões, só agregam em discussões saudáveis e dão um olhar cada vez mais 360 graus do comportamento atual da sociedade. Há espaço para todos sim e se a pessoa tem qualificação para ocupar determinada vaga ela pode e, deve, estar lá.
Um estudo produzido pelo Vagas.com mostrou que as oportunidades voltadas para grupos como negros, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ subiram de 19.825, em 2021, para 26.409 publicações em 2022. O índice mantém o resultado dos anos anteriores quando se registrou um aumento de 56,35%, em 2021 quando comparado ao igual período de 2020, que anunciaram 11.171 vagas.
O especialista em Diversidade e Inclusão na Vagas.com, Renan Batistela, avalia que o avanço pode significar uma maior maturidade por parte das empresas, que estão buscando serem mais estratégicas, já que muito tem se falado sobre organizações mais diversas performam melhor. E, complementa, que outro fator é que a sociedade estar cada vez mais consciente da necessidade de esforços voltados para diversidade e inclusão, o que acaba impulsionando a discussão desse tema no ambiente corporativo.
A vez delas
Nesta quarta-feira, 1º, acontece o Prêmio RioMar Mulher que reconhece as trajetórias de vida, evidenciando a força, a voz, o protagonismo e a liderança de dez importantes mulheres que se destacam no Ceará. Para receber as contempladas o empresário João Carlos Paes Mendonça estará em Fortaleza. Uma exposição alusiva às mulheres ficará no shopping até 19 de março.
Na lista de homenageadas estão Almira Gomes (Moda); Cacique Pequena (Arte e Cultura); Fernanda Pacobahyba (Gestão Pública); Gaída Dias (Comunicação); Joselma Oliveira (foto) (Economia e Negócios); Lenise Queiroz Rocha (Educação); Nailde Pinheiro (Justiça e Cidadania); Neuma Figueiredo (Arquitetura e Design); Regina Barbosa (Trabalho Social); e Riane Azevedo (Saúde).
Solidariedade
A partir deste mês, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) passou a integrar a lista de instituições cadastradas no programa “Sua Nota Tem Valor”. Assim, o cidadão que adere ao programa, além de cadastrar o seu CPF, pode incluir o Inec para concorrer aos prêmios distribuídos mensalmente. Com a renda, o instituto deseja manter os seis projetos socioambientais que desenvolve no Nordeste. Saiba mais em suanotatemvalor.sefaz.ce.gov.br.
Insegurança alimentar
Em 2022, Assaí doou mais de 2,5 toneladas de alimento, de acordo com balanço divulgado pela empresa. Apenas no Estado do Ceará, que existem 13 lojas em funcionamento, foram doados 44 toneladas de alimentos para instituições da região. Os números refletem o movimento da empresa para intensificar as suas ações frente ao cenário de insegurança alimentar e ao combate à fome no Brasil.
A rede atacadista foi a primeira empresa do segmento a se tornar signatária do Pacto pelos 15% com Fome, iniciativa da ONG Ação da Cidadania para estimular a doação de alimentos por diferentes atores da sociedade civil. Também no mesmo ano, o Assaí lançou o Instituto Assaí, divisão social da Companhia que tem o combate à insegurança alimentar como um de seus eixos de atuação.
Integração
A Renault do Brasil promoveu a primeira capacitação ESG para concessionários de todo o País para difundir entre sua rede as iniciativas ambientais, sociais e de governança. Nos próximos meses o treinamento deve contemplar mais de 500 pessoas, entre consultores de vendas e gestores da rede. Entre os três pilares da empresa estão: transição ambiental como parte integrante de toda a cadeia de valor; segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho; e inclusão, empregabilidade, equidade e solidariedade.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.