Com 100 dias de gestão, Prefeitura ainda "está se apropriando" da situação na Sabiaguaba
clique para exibir bio do colunista
Editora-adjunta do O POVO+ especializada em ciência, meio ambiente e clima. Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é premiada a nível regional e nacional com reportagens sobre ciência e meio ambiente. Também já foi finalista do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar na região Nordeste
Com 100 dias de gestão, Prefeitura ainda "está se apropriando" da situação na Sabiaguaba
As unidades de conservação da Sabiaguaba estão sem gestor e sem sede desde a criação em 2006. Prefeito Evandro Leitão (PT) justifica que secretário ainda "está se apropriando" da situação da área ambiental
Foto: FCO FONTENELE
Área de Preservação Ambiental (APA) da Sabiaguaba e Parque Municipal das Dunas da Sabiaguaba foram criados em 2006
Após três meses de gestão, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Fortaleza, João Vicente, ainda "está se apropriando" da situação nas unidades de conservação da Sabiaguaba e "estruturando" a secretaria para atuar na região. É o que afirma o prefeito Evandro Leitão (PT), em entrevista exclusiva ao O POVO+ nesta quarta-feira, 9, no Paço Municipal.
Criada em 2006, a Área de Preservação Ambiental (APA) da Sabiaguaba e o Parque Municipal das Dunas da Sabiaguaba seguem sem gestor e sem sede. Além disso, o Conselho Gestor das unidades de conservação está há nove meses sem reuniões, mesmo com a urgência de revisar o Plano de Manejo — o diagnóstico para a nova versão foi entregue no final de março.
Segundo Evandro, a Sabiaguaba será um dos pontos que a gestão olhará "de forma muito carinhosa", "porque é um ponto turístico de referência da nossa Cidade".
Em série de reportagens, OP+ destrincha as tensões sociopolíticas na região fortalecidas pela ausência do poder público. Uma delas está nas consequências do turismo descontrolado no local: a Duna do Pôr-do-Sol se desfazendo e o Parque está sendo invadido diariamente por buggys e 4x4 trafegando ilegalmente na UC.
A Sabiaguaba é um ecossistema sensível que garante água doce e regulação climática para Fortaleza, além de mitigar o avanço do mar em parte da orla. A região abriga fauna e flora ameaçadas e também sofre com a especulação imobiliária.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.