Editora-adjunta do O POVO+ especializada em ciência, meio ambiente e clima. Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é premiada a nível regional e nacional com reportagens sobre ciência e meio ambiente. Também já foi finalista do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar na região Nordeste
Foto: FCO FONTENELE
Pesquisa indica que menos da metade dos brasileiros acompanham notícias sobre meio ambiente e sustentabilidade
Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e por isso as páginas de todos os jornais estarão com pelo menos uma notícia sobre natureza, crise climática, crise da biodiversidade, ameaças ao meio ambiente e mais. É um daqueles dias que você provavelmente irá ler sobre o assunto; mas e nos outros?
A empresa de energia solar mineira Bulbe Energia ouviu 500 pessoas pelo Brasil e identificou que menos da metade dos participantes (46,20%) consome conteúdos sobre meio ambiente e sustentabilidade — é o tópico menos lido entre os 10 levantados pela pesquisa.
O ranking ficou assim:
Saúde e bem estar: 70,20%
Economia e finanças pessoais: 66%
Esportes: 65,40%
Cultura e entretenimento: 61,40%
Ciência e tecnologia: 61%
Política: 59%
Moda e beleza: 50%
Educação: 49%
Tendências e inovação: 47,20%
Meio ambiente e sustentabilidade: 46,20%
De acordo com os participantes, o problema é que há poucas matérias sobre o assunto e que o formato e a linguagem afastam o público: 16% classificam conteúdos de meio ambiente como longos, densos ou pouco objetivos.
Outros 12,2% reclamam da ausência de exemplos práticos ou recursos visuais que facilitem a compreensão.
Foto: Robério Freire Filho
Jovens machos de guaribas-da-caatinga
Geralmente, a busca por conteúdos ambientais se dá em momentos de desastres e crises, como ondas de calor, enchentes e secas. Quando o mundo está relativamente “normal” — seja lá o que normal significa quando estamos ultrapassando os 1,3°C de aquecimento global — o interesse é baixo.
Mas há outro motivo para as pessoas evitarem ler sobre meio ambiente: é simplesmente triste demais.
A sensação de impotência ao se informar sobre desastres muito maiores que a nossa individualidade (eu super recomendo a leitura indicada na caixa acima) é difícil de suportar. Acredite, o mesmo é verdadeiro para nós, jornalistas que cobrem meio ambiente.
Nesses casos, o jornalismo de soluções virou grande aliado para leitores e jornalistas. Ao apresentar soluções comprovadas cientificamente e embasadas em dados, o público fica mais propenso a acompanhar notícias sobre meio ambiente — e a sentir esperança.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se retirou da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) após ser ofendida pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM). Em outra ocasião, ele a ameaçou de enforcamento.
Daí entra outro desafio. A pesquisa da Bulbe Energia demonstrou que um em cada quatro brasileiros entrevistados se consideram mal-informados sobre meio ambiente.
Além disso, 43% afirmaram ter tido pouco ou nenhum contato com temas ambientais na época da escola, seja por abordagens superficiais ou ausência total no currículo.
Quer dizer que o papel do jornalista sai da informação para a formação. Precisamos explicar o que está ocorrendo e tentar encontrar a linha tênue entre o tecnicismo e a superficialidade. Boa sorte para nós: a Terra é um dos sistemas mais complexos que temos conhecimento.
Fato é que precisamos estar informados. A ignorância nunca pode ser uma alternativa. Enquanto o lado de cá precisa aguçar técnicas narrativas e explorar diferentes formatos, é imprescindível que o lado de lá (o seu, leitor) crie o hábito de ler.
Ao consumir notícias de meio ambiente (mea culpa: que deveriam estar em todas as editorias), você terá suporte para dar críticas construtivas. O que funcionou? O que foi mal? Como podemos criar uma parceria para que a ignorância não seja o que nos afastou da maior luta da humanidade?
Posso começar dando sugestões de veículos para acompanhar.
Climate Tracker América Latina: Jornalismo focado para a cobertura da crise climática. É um portal de suporte a jornalistas, que reúne produções de toda a América Latina
Análises e fatos sobre as pautas ambientais. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.