MPCE recomenda que prefeitura anule novo cronograma do Plano Diretor
clique para exibir bio do colunista
Editora-adjunta do O POVO+ especializada em ciência, meio ambiente e clima. Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é premiada a nível regional e nacional com reportagens sobre ciência e meio ambiente. Também já foi finalista do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar na região Nordeste
MPCE recomenda que prefeitura anule novo cronograma do Plano Diretor
Sob protestos de lideranças comunitárias, novo cronograma de entrega do Plano Diretor de Fortaleza foi aprovado em 16 de julho de 2025, reduzindo duas semanas do calendário original
Foto: Samuel Setubal/ O POVO
Comunidades temem que pressa em enviar minuta do Plano Diretor à CMFor prejudique debates públicos
O Ministério Público do Ceará (MPCE) enviou à Prefeitura de Fortaleza a recomendação de anular o novo cronograma de entrega do Plano Diretor de Fortaleza (PDPFor), destacando que a elaboração do documento "deve ser pautada pela realização de debates e reflexões ontologicamente incompatíveis com cronogramas urgentes, [...] tendentes a gerar possível exclusão de setores da população".
O cronograma aprovado suprimia duas semanas de debates para antecipar a entrega da minuta à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) em novembro, um mês antes do previsto anteriormente.
Membros da sociedade civil e representantes do MP e da Defensoria Pública foram contrários a proposta, que, na prática significa menos tempo para a comunidade analisar e exigir mudanças no texto final. Veja como ficou o novo cronograma aqui.
O protesto é reforçado pela recomendação, que aponta que a participação política do Plano Diretor requer procedimentos de oitiva direta e indireta e debates públicos, garantindo "tempo suficiente para assegurar a qualidade positiva dessa participação, que deve abranger todos os setores interessados".
"Na realidade, esse Plano Diretor já era para ter sido revisto desde 2019, quando completou 10 anos. Terminou não sendo possível a Câmara Municipal assim o fazer. Porém, nós, quando assumimos, retomamos as discussões", afirmou o prefeito em reunião solene na CMFor.
No entanto, o próprio MPCE reforça que já houve interrupção do processo de revisão durante a pandemia de covid-19 justamente para garantir que as organizações sociais possam participar "de modo razoável e proporcional", "sem desrespeito à principiologia constitucional" da democracia participativa, da justiça social, da função socioambiental da cidade e da propriedade, e dos direitos sociais, como moradia.
O MPCE requisitou ao Núcleo Gestor de Revisão do Plano Diretor de Fortaleza que, em 10 dias, publique a recomendação no site do Plano Diretor, em posição de destaque. No mesmo período, o núcleo deve informar sobre a aceitação ou não da recomendação.
Análises e fatos sobre as pautas ambientais. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.