Logo O POVO+
A mulher líder 5.0: como elas estão à frente
Foto de Desirée Mota
clique para exibir bio do colunista

Economista, conselheira efetiva do Corecon-CE, especialista em gestão pública e consultoria empresarial. Presidente do Idese (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) e professora universitária

A mulher líder 5.0: como elas estão à frente

Na estreia da coluna quinzenal da economista Desirée Mota, a liderança da mulher é descrita como polivalente, paciente e sistêmica e analítica
Tipo Análise
Banco Central altera o regulamento do PIX (Foto: Firmbee por Pixabay )
Foto: Firmbee por Pixabay Banco Central altera o regulamento do PIX

O termo liderança 5.0 é um conceito desenvolvido por Jim Collins da Universidade de Harvard. Essas pessoas classificadas nesse nível tem uma rara combinação de feroz determinação com humildade. O sucesso do desenvolvimento de equipes das organizações estão além do sucesso pessoal. Quando elas têm que tomar decisões são mais determinadas e serenas, especialmente quando assumem grandes riscos.

A mulher quando exerce o papel de líder está em busca constante de provar a si mesma e para a sociedade que ela é capaz de ser bem-sucedida nos postos de trabalho que ocupa.

Algumas habilidades e competências a diferenciam no mercado: ser polivalente no exercício das suas atividades, serem mais pacientes e terem uma visão sistêmica e analítica da empresa como um todo. Elas procuram promover um ambiente organizacional com mais diversidade, sendo humano e igualitário para todos.

Quando falamos em mulheres líderes 5.0 estamos nos referindo à capacidade de delegar, comunicar-se, senso de humor, confiança, compromisso, atitude positiva, criatividade e intuição. São as gestoras do século XXI, com habilidade de lidar com pessoas, porque liderar é uma questão essencialmente humana e não técnica.

A mulher líder possui uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem de forma motivada e cooperativa, visando atingir os objetivos identificados e estabelecidos como sendo o bem comum de uma equipe.

E o processo no qual se motiva a ajudar os outros é com entusiasmo para atingir seus objetivos em torno de propósitos significativos. Elas têm competência interpessoal para comandar pessoas.

Quando as mulheres chegam nessa liderança 5.0, já atingiram o nível de capacidade individual com conhecimento profissional, possuindo talentos e habilidades que ajudam a equipe a ser bem-sucedida, atingindo metas e objetivos específicos. A líder eficaz estimula a equipe a atingir patamares de desempenho e incentiva pessoas a visão de negócio.

Mas a vida segue e hoje as mulheres podem ser líderes de suas vidas, de seus sonhos e de seus negócios. Para atingir isso ela tem que adotar a humildade como princípio de ação, solicitar ajuda quando precisar, assumir responsabilidades por erros da equipe, desenvolver a autodisciplina, recrutar as pessoas certas para o trabalho e liderar com entusiasmos.

A liderança feminina é essencial para melhorar a distribuição de renda, combater o preconceito e atingir a justiça social.

Foto do Desirée Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?