Logo O POVO+
PT X PDT: Camilo está com a faca e o queijo na mão
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

PT X PDT: Camilo está com a faca e o queijo na mão

Tipo Opinião
FORTALEZA, CE, BRASIL, 26.08.2020: Roberto Cladio, Prefeito de Fortaleza (PDT) (Foto: Aurelio Alves/ O POVO). (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 26.08.2020: Roberto Cladio, Prefeito de Fortaleza (PDT) (Foto: Aurelio Alves/ O POVO).

Do prefeito de Fortaleza e presidente municipal do PDT, Roberto Cláudio, recebemos: "Caro Eliomar de Lima, ainda está sem definições de prazo, local e formato a nossa convenção. No início da próxima semana, vamos fechar essas questões todas." Ele adianta que inicialmente, há previsão de que esse encontro partidário possa ocorrer no dia 12, mas "ainda não batemos o martelo". RC admite que, se for necessário, o PDT estenderá a discussão até o dia 15 para definições sobre candidatura e realizar a convenção. Na prática, deixa claro que vai aguardar a posição principalmente do PT, que prevê sua convenção para o próximo dia 13. Ou seja, essa peleja entre pedetistas e petista e, em especial, entre RC, Ferreira Gomes e a pré-candidata Luizianne Lins, parece aquela história de rato e gato. Mas quem está com a faca e o queijo na mão é o governador Camilo Santana, o eleitor mais influente na Capital, segundo pesquisas internas do Abolição.

Os parças

Em Quixadá, prospera acordo entre o prefeito Ilário Marques (PT), que vai disputar reeleição, e o deputado estadual Osmar Baquit (PDT). O sobrinho de Osmar, Pedro Baquit, será o vice na chapa de Ilário. Ou seja, no Interior, PT e PDT marcham sem estresse.

Ele & Ela

O PCdoB marcou para o próximo dia 16 a convenção que homologará o professor Anízio Melo como seu candidato a prefeito de Fortaleza. O ato será virtual e o local ainda está sendo avaliado. Anízio trabalha para ter uma mulher como vice na sua chapa.

Família Leal

O cearense Renato Guanabara Leal foi nomeado desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal pelo presidente Jair Bolsonaro. Ocupará vaga de jurista, após lista tríplice. É filho do ministro aposentado do STJ, Vicente Leal.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 29.05.2020: Casa do Sol Nascente, que abriga adultos e crianças soropositivos.  Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).   (Fotos: Fabio Lima/O POVO)
Foto: FABIO LIMA
FORTALEZA, CE, BRASIL, 29.05.2020: Casa do Sol Nascente, que abriga adultos e crianças soropositivos. Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

Via solidária

A Casa Sol Nascente integra agora a plataforma Benfeitoria. Quem quiser colaborar com a manutenção da entidade, pode doar pelo benfeitoria.com/solnascente. A Casa acolhe crianças e adultos portadores do vírus HIV/Aids.

Olho na ordem

O Tribunal de Ética da OAB/CE julgou, nesta semana, 20 processos da categoria. No balanço: 13 improcedentes, seis procedentes - entre estes penas de suspensão e censura, e uma consulta julgada improcedente, pois assunto se referiu a um caso concreto.

Olho na ordem 2

As condenações tiveram um motivo: advogado não prestou contas com clientes sobre valores recebidos e serviço não realizado. Outro, exercício da atividade em período proibido, com profissional em cargo público incompatível com a advocacia privada.

Biodegradável

O deputado federal Deuzinho Filho (Republicanos) entrou com projeto de lei proibindo produtos plásticos de uso único a partir de 2022, exceção dos essenciais à saúde, alimentação e indústria. Propõe biodegradáveis e reciclagem de produtos em circulação.

Apresentado

O deputado estadual Leonardo Araújo foi apresentado, na terça-feira, à executiva nacional do MDB como pré-candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza. Com ele, estava o presidente estadual da legenda, o ex-senador Eunício Oliveira.

Grade social

Uma boa vem da Secretaria da Administração Penitenciária. A Port Serves, que produz fardamento, instalou unidade no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne. Oferecerá, inicialmente, emprego para 20 internos.

I love mercantil

Fortaleza ganhará mais supermercados até começo de 2021. Em outubro, filial do Lagoa da Avenida Santos Dumont; Lagoa Atacarejo, em novembro, no Conjunto José Walter; Pinheiro, com filial na Avenida Antônio Sales; e dois Mercadinhos São Luiz, em janeiro.

Sobe

Ceart, que ampliou em mais 261 o número de artesãos cadastrados. Eram 1.932 de 31 entidades. Economia criativa em tempos de pandemia.

Desce

PIB do Brasil, que registrou queda histórica de 9,7% no segundo trimestre do ano, segundo o IBGE. A recuperação da economia será gradual.

Horizontais

Em Camocim, o PDT homologará em convenção, dia 12 próximo, a ex-secretária de Educação Básica, Betinha Magalhães como sua candidata à Prefeitura. Ela terá como vice o médico Israel Pinheiro. /// Raquel Andrade assumiu a presidência da recém-criada Comissão de Igualdade Racial da OAB do Ceará. /// Prosseguem, até o dia 8 próximo, as inscrições para o 30º Cine Ceará (www.cineceara.com). O festival, que ocorrerá de 5 a 11 de dezembro, será virtual e presencial. /// Só lembrando: "E aí, TSE, vai liberar mesmo candidato ficha-suja nestas eleições?"

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?