Logo O POVO+
Camilo promove minirreforma no secretariado
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Camilo promove minirreforma no secretariado

Como será a minirreforma do secretariado de Camilo e o reajuste na conta de água ( 6.9%) valerá a partir de janeiro de 2022
Tipo Opinião
Governador Camilo Santana  (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Governador Camilo Santana

.

O governador Camilo Santana deve mexer em, pelo menos, seis secretarias, dentro da minirreforma que vai fazer em razão das próximas eleições. Nesta quinta-feira, o pedido de boné ocorrerá e no lugar dos titulares, com sonhos eleitorais, assumirão alguns adjuntos. Na lista para deixar o cargo estão: Mauro Filho, do Planejamento e Gestão; Eliana Estrela, da Educação; Diassis Diniz, do Desenvolvimento Agrário; Zezinho Albuquerque, das Cidades; Inácio Arruda, da Ciência e Tecnologia; Lia Gomes, adjunta da Secretaria da Promoção Social; e, possivelmente, Mauro Albuquerque, da Secretaria da Administração Penitenciária. Janaina Farias, assessora especial do governador Camilo Santana, não tem status de secretária e, por isso, só se desincompatibilizará em abril próximo. Para tristeza de Zé Airton, deputado federal petista que perdeu para ela algumas bases no Interior.

Terra nos pés

O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Cals, é o nome cotado para ocupar a pasta das Cidades de Zezinho Albuquerque. Ele, inclusive, responde pela secretaria executiva que trata de questões fundiárias na pasta.

Seplag

Na Seplag, deverá ser efetivado o professor Flávio Ataliba que, inclusive, responde atualmente pela coordenação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. Ataliba é muito ligado a Mauro Filho.

É de casa

Para o deputado estadual camilista Fernando Santana, é legítimo que setores do seu PT defendam a tese de prévias para o Governo. Avalia como "normal", mas prefere acreditar na união do PT com o PDT "porque isso tem dado certo e queremos que continue".

Reajuste na tarifa de água entra em vigor a partir de janeiro de 2022(Foto: Pedro França/Agência Senado)
Foto: Pedro França/Agência Senado Reajuste na tarifa de água entra em vigor a partir de janeiro de 2022

Conta d'água

O Conselho da Agência Reguladora do Ceará (Arce) vai anunciar hoje o percentual de reajuste da conta de água dos cearenses. Após avaliações técnicas sobre o pedido encaminhado pela Cagece. O reajuste será de 6,9% e vale a partir de janeiro.

Sonho meu

O deputado federal Zé Airton termina 2021 reiterando que continuará trabalhando para que o PT tenha palanque "leal" a Lula no Ceará. Ele quer abrir conversa com outros partidos, mas a maioria integra a base camilista. Falar mesmo só se for com a oposição.

Olho na UVA

Definida a lista tríplice para escolha do novo reitor da Universidade Vale do Acaraú (UVA). Está assim formada: Izabelle Mont'Alverne (atual vice-reitora), Maria José Aráujo (Matemática) e José Reginaldo Feijão (Pedagogia). Camilo Santana pode nomear Izabelle.

Olho na UVA 2

Ainda falando sobre o processo eleitoral da UVA, também há lista tríplice para vice-reitor. Nela, estão Maristela Inês (Enfermagem), Benedita Costa (Administração) e Francisco Carvalho, lotado na Secitece e irmão de Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral.

Apoio federal

Para o deputado federal capitão Wagner (Pros), bem que o governador Camilo Santana poderia pedir apoio da Força Nacional para combater as facções criminosas, que se alastram pelo Estado. Ele teme mais chacinas por conta da briga por territórios.

Apesar de você

Mesmo com a variante Ômicron circulando pelo mundo, a missão oficial do Ceará para participar da Expo Dubai, em janeiro próximo, não deve ser cancelada. Pelo menos é o que espera a Federação das Indústrias do Estado. Nela, irão membros da Setur e Sedet.

30.144

testes de alcoolemia (bafômetro) foram realizados durante o Natal pela Polícia Rodoviária Federal. Desse total, mais de mil motoristas estavam dirigindo embriagados. Triste.

Sobe

Urbanização da Lagoa do Porangabussu, no bairro Rodolfo Teófilo. O Governo do Estado tocará o projeto, a partir de janeiro.

Desce

Obras de urbanização da Lagoa da Maraponga, em Fortaleza. As intervenções estão mais devagar do que tartaruga grávida.

Horizontais

O período de matrícula para alunos novatos nas escolas da rede pública estadual começa dia 12 próximo, em todas as cidades cearenses. Exceção da Capital, pois só dia 17 de janeiro. /// As quatro casas de veraneio da Associação Cearense de Imprensa (ACI), que ficam em Paracuru, estão prontinhas para receber associados. Depois de boa reforma. /// Garis de Canindé estão em greve. A Prefeitura não pagou o 13º da categoria /// Só lembrando: "Economize energia. A conta de luz vai continuar mais cara em 2022."

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?