Logo O POVO+
Lagoa da Precabura vai virar Unidade de Conservação
Foto de Eliomar de Lima
clique para exibir bio do colunista

O jornalista Eliomar de Lima escreve sobre política, economia e assuntos cotidianos na coluna e no Blog que levam seu nome. Responsável por flashes diários na rádio O POVO/CBN e na CBN Cariri.

Lagoa da Precabura vai virar Unidade de Conservação

Dividida entre Fortaleza e Eusébio, a Lagoa tem área de 518.400 metros quadrados e reúne uma rica avifauna
Tipo Opinião
O bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) é uma espécie que faz parte da avifauna do ecossistema da lagoa da Precabura. Eusébio-Ceará. 10/5/2021. Foto: Demitri Túlio  (Foto: Demitri Túlio)
Foto: Demitri Túlio O bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) é uma espécie que faz parte da avifauna do ecossistema da lagoa da Precabura. Eusébio-Ceará. 10/5/2021. Foto: Demitri Túlio

.

Maior lagoa da Região Metropolitana de Fortaleza, com uma área de 518.400 metros quadrados, dividida entre Fortaleza e Eusébio, a Lagoa da Precabura vai se tornar uma Unidade de Conservação ainda neste semestre. A medida ocorrerá pelas mãos da futura governadora Izolda Cela e foi divulgada pela Secretaria do Meio Ambiente quando da entrega, nesta semana, do Polo Gastronômico e Ambiental da Sabiaguaba. Demanda antiga da população local, a luta pela preservação da lagoa ganhou força com a participação dos vereadores Guilherme Sampaio (PT) e Gabriel Aguiar (Psol), nos últimos dois anos. Os dois já promoveram reuniões e mobilizações com aos moradores e movimentos ambientalistas, incluindo conversas com o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, e com as secretarias de Meio Ambiente de Fortaleza e do Estado.

Bolso apertado

Nada de problema só com buracos e trânsito lento enfrenta o fortalezense nestes tempos de chuva. O preço dos transportes por aplicativo mais do que duplicaram. Em alguns casos as corridas superam os táxis.

Operação Rexona

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social festejou ter distribuído farda nova para a Polícia Militar. O problema é que a maioria da tropa só recebeu uma peça, quando o correto são duas. O PM costuma atuar por três dias. Haja desodorante.

Negritude

A ativista, multiartista e escritora Preta Ferreira estará em Fortaleza no dia 27 de abril. Vem falar sobre "Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história". Durante o projeto Diálogos Contemporâneos, às 19 horas, no Cineteatro São Luiz.

Socorro França discursa na solenidade de entrega da Medalha da Abolição, na qual foi uma das homenageadas(Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Socorro França discursa na solenidade de entrega da Medalha da Abolição, na qual foi uma das homenageadas

Estilo 2022

Assim como a secretária estadual Socorro França (Promoção Social), que brilhou com um belo vestido azul na festa em que recebeu sua Medalha da Abolição, a vice-governadora, Izolda Cela, deve circular de novo look em seu ato de posse, sábado que vem.

Integração

O governador Camilo Santana entrega amanhã, na Avenida Aguanambi, o Centro Integrado de Segurança. No local, nova sede da SSPDS, PM, Polícia Civil, Bombeiros, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Centro Integrado de Inteligência e Ciopaer.

Dia da Mentira

Tudo pronto para o XXXIII Festival de Mentiras. Será amanhã, na Praça do Ferreira, a partir das 17 horas, tendo à frente o humorista Zebrinha. Haverá troféu, muita pilhéria e premiação simbólica de R$ 0,25 a R$ 1,00. Detalhe: político não pode participar.

Posse

Teodora Ximenes toma posse hoje, às 19 horas, como presidente do Sindicato dos Engenheiros do Ceará. Cumprirá o triênio, 2022 2024. A solenidade, na sede do Senge, acontece no mesmo dia em que a entidade comemora seus 80 anos de existência.

17

açudes estavam sangrando até ontem, no interior cearense, por conta das boas chuvas.

Desvio oficial

O governo Camilo Santana vai terminar a gestão com uma outra ponta de frustração: não ter visto concluído o Anel Viário. Bem que tentou a estadualização de um projeto que se arrasta por quase uma década. E com essas chuvas, hein?

Radiografia

Pacientes reclamando a falta de radiografia no Hospital de Messejana. O caso ocorre por problemas técnicos. Quem quebra o galho é o setor do Hospital Geral.

Sobe

A luta dos agentes de saúde pelo piso salarial. Made in Ceará, no ano de 1987, são verdadeiros anjos da guarda.

Desce

Político que tenta surfar no sofrimento das pessoas, em decorrência das fortes chuvas. Cheira a oportunismo eleitoral.

Horizontais

Gaída Dias, diretora do Grupo Cidade de Comunicação, filiou-se ao União Brasil do Capitão Wagner. Ela diz estar avaliando se entra na disputa por mandato. /// Noticiário político, por conta da janela partidária, está parecendo mais a época da formação dos times de futebol anunciando contratações. /// André Costa e Everardo Lucena são os novos desembargadores do TJCE escolhidos por Camilo Santana nas vagas de advogado. /// Só lembrando: "Afinal, quando o Brasil terá sua revolução pela educação?"

 

Foto do Eliomar de Lima

Informação atual é como pão quente. Bom demais. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?