Escreve sobre política, seus bastidores e desdobramentos na vida do cidadão comum. Já foi repórter de Política, editor-adjunto da área, editor-executivo de Cotidiano, editor-executivo do O POVO Online e coordenador de conteúdo digital. Atualmente é editor-chefe de Política e colunista
Capitão Wagner (União Brasil) lidera a pesquisa Ipespe com 38%, 10 pontos percentuais de frente sobre o segundo colocado. A pesquisa é melhor para ele e ponto final, certo? Talvez. Ele se sai, sim, muito bem. Mas, tem a maior rejeição.
Roberto Cláudio também mostra força. Tem 28% das intenções de voto. É mais que o dobro do terceiro colocado. Hoje, há certa margem de vantagem para um segundo turno entre o ex-prefeito de Fortaleza e o capitão. A questão é saber se Roberto Cláudio irá subir para ameaçar Wagner, cairá e será alvo de Elmano, ou se sustenta onde estiver.
O ex-prefeito tem algumas boas notícias: tem rejeição praticamente igual à de Elmano — 30% e 29%, respectivamente. É também o mais citado como segunda opção da maior quantidade de eleitores. Tem, todavia, um desafio e uma oportunidade: o Interior. Na capital, Roberto fica a seis pontos de Wagner, já na zona do empate técnico. No Interior, a distância é de 14 pontos. É mais que a distância do terceiro colocado, Elmano Freitas (PT), para ele.
Roberto Cláudio foi duas vezes prefeito de Fortaleza, mas precisa avançar no Interior. Wagner também é mais forte na Capital, e Elmano também. Por um lado, o PDT tem base muito forte no Interior, maioria dos deputados e prefeitos. Por outro, Camilo Santana (PT), aliado de Elmano, não é menos influente nesse eleitorado. Tem muitos prefeitos. E tem feito estragos nas fileiras pedetistas.
Quanto a Elmano? Olha, para uma candidatura que não era prevista, diferentemente das duas outras, que buscavam se colocar há mais de ano, o resultado de 13% é bastante expressivo. Está ainda distante da briga pelo segundo turno, mas também passa longe de ser um nanico. Com as condições que o cercam, ele tem chances de entrar forte na briga.
Elmano, aliás, é o grande fator que diferencia as duas pesquisas divulgadas ontem: além do Ipespe, saiu a Real Time Big Data. As diferenças de Wagner e Roberto Cláudio entre os institutos ficam dentro da margem de erro. Mas, a de Elmano é de sete a oito pontos. Se 13% é bom, 21% chega a ser espantoso para o pouco tempo de campanha.
O desempenho de Elmano é muito bom. Muito melhor do que Camilo Santana largou em 2014, por exemplo. Ou do que o próprio Elmano tinha, assim como Roberto Cláudio, quando iniciaram a disputa em Fortaleza em 2012. A dificuldade maior para o petista é a força dos adversários que tem à frente. Na soma de forças e fraquezas, talvez quem tenha mais fatores favoráveis e possibilidades promissoras seja Roberto Cláudio. Principalmente porque a novidade maior dessa pesquisa é mostrar o impacto do fim da aliança. E o ex-prefeito segue muito sólido. Mas, claro, é apenas a primeira pesquisa.
Força espontânea
Uma das informações mais relevantes da pesquisa talvez esteja nos números espontâneos. Wagner tem 28%. Elmano também chama atenção, com 8%. Já Roberto Cláudio, aqui, tem uma possível fraqueza. Aparece com 12%. É a maior distância entre resultado espontâneo e estimulado.
Emoção até o fim
Inacreditável o nível de indefinição em que a eleição no Ceará chega ao último dia de convenção. Até o momento em que esta coluna é escrita, nem Capitão Wagner nem Roberto Cláudio definiram candidatos ao Senado nas respectivas chapas. Aliás, a disputa ao Senado, por ora, é a mais desprovida de competitividade nos últimos 20 anos, sem dúvida. Mas, se disser que ocupa tal status em todos os tempos, eu não terei argumentos para rebater. E Elmano Freitas não tinha anunciado candidato a vice. A sexta-feira promete.
É análise política que você procura? Veio ao lugar certo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.