Logo O POVO+
Embalos de sexta à noite no MPCE
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Embalos de sexta à noite no MPCE

Comentar
Posse do novo procurador geral da Justiça do Ceará, Herbet Gonçalves Santos (Foto: Nayana Melo/Especial para O Povo)
Foto: Nayana Melo/Especial para O Povo Posse do novo procurador geral da Justiça do Ceará, Herbet Gonçalves Santos

.

A solenidade formal de posse do já em exercício, procurador-geral de Justiça (PGJ), Herbet Gonçalves Santos, reuniu diversas autoridades políticas e de instituições como membros do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) cearenses.

Nos embalos da sexta-feira, 16, à noite, a posse do chefe do Ministério Público do Ceará (MPCE) rendeu bastante assunto sobre os jogos políticos.

Desunião Brasil

O deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil) foi questionado ao chegar ao local sobre a novela que envolve o comando da federação União Progressista. Ele foi ponderado e confirmou que até o início de fevereiro deve haver a decisão, se fica com ele, na base do governador Elmano de Freitas (PT), ou com a oposição, com Capitão Wagner.

Perguntei se ele sairia do partido se for para o bloco antiPT e Moses disse que não, mas poderia não vir a ser candidato a deputado federal. Rodrigues despistou sobre ser candidato a senador. Instantes depois, chegou o deputado federal AJ Albuquerque (PP) que o cumprimentou como "senador Moses".

A deputada federal Fernanda Pessoa (União) foi menos pragmática. Disse que em breve deve ter notícias positivas sobre a definição e respondeu a Ciro Gomes (PSDB), que afirmou ter a palavra de Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil, que ficará na oposição. "Fake News", declarou a deputada.

Lia seguirá Cid

Quem se fez presente foi a deputada estadual Lia Gomes (PSB). Ela preferiu não comentar sobre as polêmicas entrevistas do irmão Ivo Gomes (PSB), resumindo a posicionamento individual, mas que sua posição em relação ao candidatura governista será de seguir o também irmão, o senador Cid Gomes (PSB). Moses até passou por Lia, mas evitou contato.

Primeiros atos do PGJ

Oficialmente procurador-geral de Justiça desde o dia 6 de janeiro, Herbet já tomou decisões que fazem jus às declarações e prioridades, o de combate ao crime organizado e unificar o que chamou de MPCE fragmentado.

Foram criados Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Norte e Sul, o Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) e o Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp).

Herbet indicou o promotor de Justiça, Eneas Romero para o cargo de diretor-geral da Escola Superior do MPCE. A indicação foi aprovada por unanimidade.

Pinga-fogo

Em 2023, Eneas ficou em 1° na lista tríplice da instituição para o cargo de PGJ, mas Elmano nomeou Haley de Carvalho Filho, o segundo.///Na eleição mais recente, Haley ficou em primeiro e Elmano indicou Herbet.

 

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?