Logo O POVO+
Os fantasmas de PT e PSDB no Ceará
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Os fantasmas de PT e PSDB no Ceará

A tradicional rivalidade PT x PSDB se reconfigura no Ceará para 2026, com Camilo Santana (PT) e Ciro Gomes (novamente no PSDB) como potenciais candidatos
Comentar
ELMANO, Ciro e Camilo (Foto: FÁBIO LIMA/ DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/ DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO ELMANO, Ciro e Camilo

.

Por muitos anos PT e PSDB antagonizaram os principais duelos em disputas presidenciais do Brasil. Fernando Henrique Cardoso, o FHC, José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves pelos tucanos contra Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Em seis embates, o PT levou a melhor em quatro.

O que se desenha no Ceará é uma provável eleição com PT e PSDB nas cabeças das principais candidaturas para o comando do Governo do Ceará. Mas, os partidos são bem diferentes de outrora.

O velho

Mesmo no auge da "rivalidade" entre petismo e tucanismo, o cenário cearense nem sempre foi pra esse lado. Entre 2007 a 2015, o partido que governada o Estado era o PSB com Cid Gomes. PT e PSDB só foram primeiro e segundo lugar duas vezes. Em 2006 Lúcio Alcântara venceu José Airton por 3 mil votos e Camilo em 2018 "atropelou" General Theophilo com quase 80% dos votos.

O novo (nem tanto)

Hoje, as maiores lideranças da base e da oposição são do PT, o ministro da Educação Camilo Santana, e Ciro Gomes, novamente no PSDB. O governador é Elmano de Freitas (PT), apoiado por Camilo, mas o ex-presidenciável é o nome do bloco anti-PT no Ceará. Ciro quando foi governador em 1990 era filiado ao partido tucano.

O PSDB já foi a maior força, por muito, hoje tem só duas prefeituras, Massapê e Iguatu e uma deputada estadual, mas isso pode mudar. Oposicionistas da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) planejam debandada para o ninho tucano durante a janela partidária, saindo de União Brasil e PDT, podendo chegar a uma bancada de dez parlamentares.

Fantasmas

O senador Cid Gomes disse que a saída de Camilo do Ministério da Educação (MEC) pode tirá-lo da sombra pra virar fantasma para Elmano. A tese é de que ele apto para ser candidato, suscitará discussões sobre ser a escolha ou não contra Ciro.

Elmano é um governador competitivo. Camilo tem projeção nacional, e é o maior puxador de votos no Estado. Especulação vai ter muita.

PDT prepara saída de deputados

O PDT cearense se reorganiza para ter uma cara mais condizente com suas ideologias, ou nem tanto. Para isso, o partido prepara a saída dos deputados estaduais, todos oposição ao PT.

Foi aprovado no Conselho de Ética a expulsão do vereador PPCell, que está de malas prontas para o PL e ser candidato a deputado federal. Nas próximas semanas, deve avançar solução para a saída dos deputados, antes da janela partidária.

Pinga-fogo

Capitão Wagner (União) vem sendo citado com mais frequência por membros da oposição para ser candidato a senador /// Roberto Cláudio (União) ganha força para vice de Ciro /// A federação Psol/Rede abriu as portas para a filiação de Luizianne Lins para tentar o Senado

 

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?