Logo O POVO+
Datafolha aponta: Wagner e Sarto devem se enfrentar no segundo turno
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Datafolha aponta: Wagner e Sarto devem se enfrentar no segundo turno

Tipo Análise
Pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza

Os dados da nova rodada da pesquisa O POVO Datafolha confirmam cenários importantes na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, entre eles o provável segundo turno com Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT).

A pesquisa mostra que Sarto avançou mais quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, indo de 22% para 26% e encostando em Wagner, que oscilou negativamente de 31% a 29% nesse mesmo intervalo.

Primeiro cenário: Wagner continua a liderar numericamente a sucessão, embora o quadro configure empate técnico considerando-se a margem de erro de 3%.

O resultado diverge de pesquisa Ibope divulgada nesta semana na qual o representante do PDT encabeçava as intenções de voto.

O segundo cenário confirmado pelo Datafolha: se antes Sarto aparecia empatado com Luizianne Lins (PT), agora o pedetista se descolou. Na sondagem divulgada nesta quinta-feira, 5, a candidata petista oscilou negativamente de 19% para 18%.

Há agora, portanto, dois líderes claros da corrida, Wagner e Sarto, que estão distantes quase dez pontos da terceira colocada, Luizianne. Salvo reviravolta imensa na campanha, esse deve ser o resultado da chegada e o provável páreo do segundo turno.

A dúvida é apenas sobre a ordem: quem vai liderar no primeiro turno, Wagner ou Sarto?

Pela pesquisa, o postulante do Pros resiste à artilharia do governador de Camilo Santana (PT), de Sarto, do prefeito Roberto Cláudio e de Ciro Gomes. Como disse na rodada anterior, esse é o copo meio cheio para o deputado federal.

O meio vazio é que Sarto emparelhou e ameaça ultrapassá-lo. Pela trajetória demonstrada no Datafolha, a tendência é realmente que o deputado estadual deixe Wagner para trás na próxima sondagem.

Podcast analisa os últimos dias de campanha

MAIS DA CAMPANHA EM FORTALEZA |

Após decisão da Justiça, candidatos esvaziam agenda de rua

Sarto e Capitão Wagner "invertem papéis" no Horário Eleitoral

CONHEÇA A RECENTE HISTÓRIA POLÍTICA DE FORTALEZA EM VÍDEOS

Maria, a redemocratização e a surpresa nas eleições de 1985

Começa a parceria entre os Ferreira Gomes e Tasso Jereissati

A Era Juraci Magalhães, 15 anos no poder

Cambraia, o poste eleito. E, de novo, Juraci

Luizianne Lins e a Fortaleza Bela

A eleição e o legado de Roberto Cláudio

LEIA TAMBÉM |

O que é empate técnico

O que é margem de erro e intervalo de confiança

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?