Datafolha aponta: Wagner e Sarto devem se enfrentar no segundo turno
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Os dados da nova rodada da pesquisa O POVO Datafolha confirmam cenários importantes na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, entre eles o provável segundo turno com Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT).
A pesquisa mostra que Sarto avançou mais quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, indo de 22% para 26% e encostando em Wagner, que oscilou negativamente de 31% a 29% nesse mesmo intervalo.
Primeiro cenário: Wagner continua a liderar numericamente a sucessão, embora o quadro configure empate técnico considerando-se a margem de erro de 3%.
O resultado diverge de pesquisa Ibope divulgada nesta semana na qual o representante do PDT encabeçava as intenções de voto.
O segundo cenário confirmado pelo Datafolha: se antes Sarto aparecia empatado com Luizianne Lins (PT), agora o pedetista se descolou. Na sondagem divulgada nesta quinta-feira, 5, a candidata petista oscilou negativamente de 19% para 18%.
Há agora, portanto, dois líderes claros da corrida, Wagner e Sarto, que estão distantes quase dez pontos da terceira colocada, Luizianne. Salvo reviravolta imensa na campanha, esse deve ser o resultado da chegada e o provável páreo do segundo turno.
A dúvida é apenas sobre a ordem: quem vai liderar no primeiro turno, Wagner ou Sarto?
Pela pesquisa, o postulante do Pros resiste à artilharia do governador de Camilo Santana (PT), de Sarto, do prefeito Roberto Cláudio e de Ciro Gomes. Como disse na rodada anterior, esse é o copo meio cheio para o deputado federal.
O meio vazio é que Sarto emparelhou e ameaça ultrapassá-lo. Pela trajetória demonstrada no Datafolha, a tendência é realmente que o deputado estadual deixe Wagner para trás na próxima sondagem.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.