Hugo de Brito Machado Segundo é mestre e doutor em Direito. Membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários (ICET) e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Professor da Faculdade de Direito da UFC e do Centro Universitário Christus. Visiting Scholar da Wirtschaftsuniversität, Viena, Áustria.
O conhecimento humano é essencialmente falível. Nenhuma crença que alimentemos, em torno de qualquer tema, jamais será absolutamente segura de ser certa e estará imune ao erro
Tem sido muito comum ouvir pessoas se referirem àqueles que têm pensamento divergente como carecendo, obrigatoriamente, de inteligência, ou de honestidade. De forma mais vulgar, e direta: para discordar de suas ideias, o sujeito só pode ser burro, ou desonesto.
Pense, leitora, que a ideia, embora comum, é não só errada, mas até arrogante. Ela parte da premissa de que é impossível o autor da ideia contestada estar errado.
Entretanto, o conhecimento humano é essencialmente falível. Nenhuma crença que alimentemos, em torno de qualquer tema, jamais será absolutamente segura de ser certa e estará imune ao erro.
Pode ser, então, que discordem de nós não por serem ignorantes ou desonestos, mas simplesmente porque nós - sim, nós - estamos errados.
O que se está dizendo aqui vale para qualquer convicção, mas o momento atual evidencia esse comportamento, sobretudo, na eleição que se avizinha. Se se tem preferência por um candidato, acha-se que o sujeito que prefere o outro é alienado, desinformado, ou compactua com os piores defeitos atribuídos ao seu candidato.
É o caso de pensar, contudo. Quanto à eleição, metade do Brasil está certa, e, a outra, é necessariamente desinformada ou mal intencionada? Não é uma conclusão razoável. Deve haver motivos para que metade do país tenha uma posição diferente.
Isso não quer dizer que não devamos ter nossas convicções. E que não acreditemos que elas sejam melhores que as dos que se opõem a elas. O que se deve é respeitar o outro, pois ele, embora nos pareça errado, pode eventualmente estar certo. E mesmo que não esteja, o mesmo respeito que queremos de quem pensa que estamos errados, devemos dedicar àqueles que não nos parecem certos.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.