Logo O POVO+
Impresso mais portal: Mais informação ao leitor
Foto de Juliana Matos Brito
clique para exibir bio do colunista

Juliana Matos Brito é formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha no O POVO há 20 anos. Atuou como repórter e editora do núcleo Cotidiano, que reunia as áreas de Ceará, Fortaleza, Ciência & Saúde e Esportes. Também foi editora de Audiência e Convergência do Grupo de Comunicação O POVO e editora-executiva do Digital e da editoria de Cidades. Tem especialização em Jornalismo Científico e é mestranda em Ciências da Informação, ambos pela UFC.

Impresso mais portal: Mais informação ao leitor

Tipo Opinião

Dois assuntos que foram importantes para o Ceará essa semana passaram pelas páginas do O POVO, seja digital, seja do impresso. A primeira foi sobre as vacinas e a situação da Covid-19 no Estado e no País. Fomos bem. Conseguimos acompanhar as novidades e trazer um panorama importante para o leitor. Outro assunto essencial para os cearenses, e que também foi destaque na semana que passou, foi a saída da Ford do Brasil.

No dia que a notícia foi divulgada, na segunda-feira, 11, portais e redes sociais buscaram dar o máximo de visibilidade para o assunto, inclusive no O POVO. Foram diversas matérias importantes sobre a situação da Troller, fábrica cearense comprada pela Ford e que estaria dentro do pacote de fechamento da indústria no Brasil.

Infelizmente, O POVO não conseguiu levar para as páginas do impresso no dia seguinte esse volume de informação. O leitor que acompanha apenas o impresso recebeu menos de meia página sobre o assunto. Se estávamos com falta de espaço, o que é uma realidade do impresso, poderíamos ter feito um quadrinho com as demais matérias publicadas no portal e chamado o leitor para essa plataforma online. Mostrava a ele que nós tínhamos mais informação sobre o assunto e que estava disponível. Essa comunicação entre as plataformas é importante para o veículo e para o leitor.

No dia seguinte, 13, recuperamos o fôlego. Fomos à cidade de Horizonte e trouxemos um amplo material sobre o assunto, com depoimento de trabalhadores e a expectativa para a mudança. No dia 14, demos uma secundária sobre o assunto, puxando pela produção de buggy Fyber. A equipe de Economia fez um trabalho bem intenso no portal, o que só repercutiu no impresso no dia 13.

A editora-chefe de Economia Adailma Mendes, em resposta aos questionamentos da Ombudsman, destacou o amplo trabalho realizado no portal O POVO e como o material foi escolhido para a publicação no impresso.

É preciso mostrar nosso trabalho ao leitor

"Com a informação da saída da montadora do Brasil na segunda-feira, 11, já no fim da tarde, não foi possível repercutir localmente. Entender melhor com a Ford, comunidade de Horizonte, governos municipal e estadual ficou inviável. Tentamos, mas sem retorno. Todos ainda estavam claramente assimilando a informação. Tanto que posteriormente ouvimos dos próprios funcionários da Troller que souberam das mudanças junto com todos da sociedade. A opção foi programar uma cobertura mais robusta para o dia seguinte, 12, envolvendo a ida a Horizonte e dois repórteres na cobertura. O resultado foi uma reportagem em economia com apuração mais densa e diferenciada, olhando para o mercado local e ainda com o devido acompanhamento das repercussões nacionais", detalha.

Ela explica ainda que, no dia 13, não houve novidades de mais impacto sobre o tema, mas o destaque de que o Ceará poderia receber fábrica nova de buggy da Fyber. Na sexta-feira, o assunto foi destaque nas páginas da Farol, com informações sobre o andamento do caso "junto ao Ministério Público do Trabalho e reforçando que o Ceará tem grupo de trabalho organizado para tratar do tema". "Nesta sexta-feira, continuamos a acompanhar o assunto e estamos investindo na mudança de mercado da Ford. Carros mais caros e com desvalorização maior? Estamos em apuração", detalha.

Com essas explicações, deu pra notar que a editoria fez um trabalho intenso desde segunda-feira, principalmente no portal. O que é preciso fazer agora é mostrar isso ao leitor do impresso, com referências no jornal de assuntos já disponíveis para ele no portal. Mostrar a ele que o jornal O POVO é amplo e que ele pode ser fonte de informações importantes a qualquer hora do dia.

Asteróide

Por WhatsApp, leitor diz que a matéria "Nasa informa data em que asteroide de 130 metros pode atingir a Terra" está errada. Segundo ele, o asteroide teria 13 metros e não 130. Depois de pesquisas pelo site da Nasa, o editor do Digital, Érico Firmo, confirmou na sexta-feira, dia 15, que o leitor tinha razão. Correção feita. Precisamos apenas ter mais agilidade em relação aos ajustes necessários. A matéria foi publicada dia 8 e a correção, dia 15.

Leia também | Nasa informa data em que asteroide de 130 metros pode atingir a Terra

Imperdíveis

Enem. Neste domingo, milhares de estudantes começam a fazer o Enem. As provas serão hoje e no próximo domingo, 24. O POVO vem trazendo muitas informações sobre o assunto ao leitor. Destaco a reportagem publicada no impresso no dia 14. A repórter Laís Oliveira conseguiu bons personagens, mostrando realidades distintas entre alunos da escola particular e pública. Na plataforma OP , no site, o leitor ainda obteve mais informações sobre o assunto. Material robusto.

Facção. O repórter Lucas Barbosa trouxe na semana que passou um dossiê importante sobre as facções. Com o título "De onde surgiu e como funciona a primeira facção criminosa cearense", ele mostra detalhes dessa unidade que vem trazendo muita violência para o Estado.

ATENDIMENTO AO LEITOR

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 14 HORAS

"O Ombudsman tem mandato de 1 ano, podendo ser renovado por até três períodos. Tem status de Editor, busca a mediação entre as diversas partes e, entre suas atribuições, faz a crítica das mídias do O POVO, sob a perspectiva da audiência, recebendo, verificando e encaminhando reclamações, sugestões ou elogios. Tem ainda estabilidade contratual para o exercício da função. Além da crítica semanal publicada, faz avaliação interna para os profissionais do O POVO".

CONTATOS

EMAIL: OMBUDSMAN@OPOVO.COM.BR

WHATSAPP: (85) 98893 9807

TELEFONE: (85) 3255 6181

(Se deixar recado na secretária eletrônica, informe seu telefone)

Foto do Juliana Matos Brito

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?