Logo O POVO+
Indústria Cearense pousa em Barcelona
Foto de Ana Karina Frota
clique para exibir bio do colunista

Mestre em Ciência Política pela Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduada em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília, Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimentos da Adece, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Membro do Conselho de Relações Internacionais da FIEC – CORIN.

Indústria Cearense pousa em Barcelona

Comitiva liderada pela Fiec conta com representantes de diversos segmentos da iniciativa privada
Tipo Opinião
Comitiva liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) em imersão no ecossistema de inovação de Barcelona, na Espanha (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Comitiva liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) em imersão no ecossistema de inovação de Barcelona, na Espanha

Barcelona é uma das cidades favoritas no mundo. Repleta de histórias, a cidade que está localizada na Catalunha tem seu próprio padroeiro, São Jorge. É comum encontrar dragões esculpidos e espalhados em diversos lugares.

A lenda diz que um espantoso dragão assombrava o reino. Todo ano ele sacrificava uma menina. Certo ano, a escolhida foi a filha do rei. Assim surgiu o corajoso cavalheiro São Jorge, que matou o dragão e salvou a princesa.

A cidade também possui um dos maiores estádios do mundo, o Camp Nou. Curioso também saber que o primeiro projeto da Igreja Sagrada Família não é de Gaudí. Gaudí assumiu o projeto aos 31 anos de idade e modificou completamente a versão original.

Ele dedicou 40 anos de sua vida à Sagrada Família, sendo os últimos 12 anos com dedicação exclusiva. Na Sagrada Família, obra inspirada em elementos da natureza, não há nenhuma estrutura completamente reta.

O que talvez pouca gente saiba é que Barcelona possui um moderno sistema de tubulações subterrâneas que “sugam” o lixo que, posteriormente, é levado a uma central de compressão e distribuição.

Assim como Viena, Singapura, Copenhague e São Francisco, Barcelona é uma das mais inovadoras e bem-planejadas cidades do mundo. Nos dias de hoje, a capital da Catalunha é vista como uma smart city.

E, é neste ambiente, que acontece durante esta semana a imersão ao ecossistema de inovação de Barcelona realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Instituto Euvaldo Lodi, em parceria com a Universidade La Salle.

Empresários de diversos setores, representantes de entidades empresariais, governo, universidades e executivos cearenses buscam conhecer e vivenciar a experiência de uma cidade referência no mundo na construção e implementação de um pacto pela inovação.

A imersão conta com a realização de visitas técnicas as instituições e empresas referência na Europa, onde é possível conhecer, na prática, modelos de inovação conduzidos por startups e por empresas internacionais.

Participantes da imersão, liderados pela Fiec, escrevem um capítulo relevante na história da inovação do Ceará.

Foto do Ana Karina Frota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?