Logo O POVO+
Cearenses buscam novas ideias de negócios
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Cearenses buscam novas ideias de negócios

Tipo Opinião

Quais são as tendências de negócios num futuro pós-pandêmico? O Sebrae fez uma pesquisa com empresários de 11 segmentos para encontrar uma resposta. Dentre as maiores transformações, foi ressaltada a digitalização dos negócios, com vendas e divulgação ancoradas no uso das redes sociais e do e-commerce.

Os principais pontos de mudança captados pela sondagem dizem respeito ao relacionamento com os clientes. O levantamento aponta para um movimento de aproximação mais seguro e ágil, mediado pelos recursos digitais, bem como para alterações no perfil de consumo e dos próprios clientes. Quem estava acostumado com compradores de uma determinada faixa etária, por exemplo, passou a encontrar pessoas com outras idades e gostos.

Diante das mudanças, os empresários passaram a buscar novas ideias de negócios. No Ceará, no mês de agosto, os destaques nessa procura foram, em ordem decrescente: escritórios de consultoria; distribuidoras de bebidas; fábrica produtora de chocolate; pet shop; e, por fim, serviços de alimentação congelada.

Fernanda Pacobahyba, secretária da Fazenda do Ceará
Foto: JOSE WAGNER/ GOV. DO CEARA
Fernanda Pacobahyba, secretária da Fazenda do Ceará

Governo 1

CRIAÇÃO DE FUNDO É FUNDAMENTAL

O "ex-superministro" Paulo Guedes criticou esta semana a proposta de criação de um fundo de compensação aos estados e municípios para garantir a reforma tributária - mas ele se esqueceu de que essa era uma condição exigida para a aprovação da proposta em tramitação na Câmara. A secretária de Fazenda, Fernanda Pacobahyba, questionada pela coluna sobre a necessidade do fundo, ressaltou que esse foi um instrumento encontrado pelos secretários, principalmente do Nordeste, para repor as perdas com a extinção dos benefícios fiscais. "Será preciso dinheiro cash para poder atrair investimentos", destaca. Sem esse recurso, será difícil o apoio dos estados para a reforma tributária.

Governo 2

PAULO GUEDES E O FOGO AMIGO

A equipe econômica do governo não precisa de inimigos: o presidente Jair Bolsonaro tem feito bem esse papel, contribuindo para o esvaziamento da equipe de Paulo Guedes. Ontem, o alvo da fúria do presidente foi o engenheiro cearense Waldery Rodrigues, responsável pela Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, que anunciou o seu apoio ao congelamento de aposentadorias e pensões, e levou "cartão vermelho" do presidente. Ontem, a saída do secretário era dada como certa.

Leia também | O "Posto Ipiranga", a essa altura, pensa apenas em salvar a própria pele

Festival

ECONOMIA CRIATIVA

A economia criativa reúne negócios que vão do artesanato aos jogos eletrônicos, passando por pintura, escultura e arquitetura. Para discutir todas as potencialidades dessas atividades, o Sebrae realizará, de 28 a 30 de setembro, o primeiro festival nordestino do setor. O evento, totalmente online, reunirá especialistas e empresários do segmento.

Diageo

ÁGUA PARA OS CONSUMIDORES

A Diageo, detentora da Ypióca, enviará este mês, gratuitamente, uma garrafa de água aos seus consumidores, junto com os pedidos no seu e-commerce The Bar (br.thebar.com). A ação faz parte de uma campanha de conscientização sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas, que inclui agora a importância da hidratação.

BNB

PRÊMIO 100

O Hub de Inovação tem ajudado a projetar o Banco do Nordeste fora da região. A instituição ganhou o Prêmio 100 Inovadoras no Uso de TI, na categoria "Bancos Médios", com a apresentação dos resultados do hub. O anúncio ocorreu durante o IT Fórum Anywhere, evento realizado anualmente pela organização IT Mídia, em parceria com a consultoria PwC.

Dessalinização

ETAPA DE TOPOGRAFIA

A primeira usina de dessalinização de água do mar do Brasil iniciou sua etapa de topografia e aterro. O projeto está em execução na Praia do Pacheco, em Caucaia, e está sendo construído pelo Consórcio Wai Seta Caucaua Ltda. O projeto deve ser concluído em seis meses.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?