Logo O POVO+
Energia eólica continua batendo recordes
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Energia eólica continua batendo recordes

Tipo Opinião
Usina de Energia Eólica (UEE) em Icaraí, no Ceará (CE) (Foto: Divulgação/Ari Versiani/PAC)
Foto: Divulgação/Ari Versiani/PAC Usina de Energia Eólica (UEE) em Icaraí, no Ceará (CE)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostrou ontem, de forma detalhada, a evolução das energias renováveis. No Nordeste, por exemplo, desde 2006, quando surgiu esse acompanhamento, ocorre um movimento de ampliação e superação das dificuldades.

Com a pandemia, somente em agosto três recordes foram batidos. Conforme o balanço feito pelo ONS, o montante produzido durante o mês foi suficiente para garantir, durante 72 horas, mais de 90% do abastecimento da região. Em setembro, outro recorde no final do mês: geração instantânea com um fornecimento suficiente para abastecer o Nordeste.

Detalhe: a energia eólica representa 9,5% da matriz elétrica, e a previsão é de que chegue a 11,3% em 2024. Ou seja, ocorre uma descentralização do setor, o que é importante para oferecer segurança ao abastecimento, além de uma melhora do ponto de vista do mercado.

Pelo menos nessa área, no Nordeste, avanços ocorreram.

Paulo Gurgel
Foto: Divulgação
Paulo Gurgel

Cigel

PAULO GURGEL ASSUME O SINDQUÍMICA

O empresário Paulo Gurgel, presidente-fundador da Cigel Cosméticos, é o novo presidente do Sindquímica Ceará. Ele sucede o empresário Marcos Soares, atual presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), e tem como missão, para os próximos quatro anos, a busca de novos incentivos para o setor. Há os desafios de implantação do Pólo de Guaiúba, em andamento, e da Rede Multiquímica; e de conclusão de acordos com o Sebrae e o Senai para treinamentos gratuitos voltados a profissionais da área.

Preços

PACOTES DE RÉVEILLON

Hotéis cinco estrelas de Fortaleza estão oferecendo pacotes de Réveillon promocionais voltados também os moradores da cidade. Os preços da hospedagem com café da manhã e jantar no dia 31, para um casal com uma criança, variam de R$ 890 a R$ 16.532, dependendo dos tipos de acomodação e de buffet.

Ovos

CAMPANHA EDUCATIVA

A Avine, comandada pelo empresário Airton Júnior, lançou campanha educativa para apresentar as categorias de ovos ao consumidor. O objetivo é mostrar as diferenças entre os códigos de qualidade e de rastreabilidade, os aspectos nutricionais e a aparência ideal para que o consumidor tenha melhores parâmetros na hora de escolher. A empresa produz atualmente uma média de um milhão e meio de ovos por dia.

Nova data

SABATINA COM BENCHIMOL

A entrevista ao vivo do jornalista Jocélio Leal com o fundador e CEO da XP, Guilherme Benchimol, que ocorreria ontem pelas mídias do O POVO Online (Facebook e YouTube), será realizada em nova data, a ser definida em breve.

Mulheres do Brasil

PLATAFORMA DE ARTESANATO

O Grupo Mulheres do Brasil oficializou domingo o lançamento da plataforma de e-commerce de artesãos do Ceará. A Terrartesã, como tinha sido antecipado pela coluna, pretende incentivar o artesanato local impulsionando a comercialização de produtos feitos por pequenos e médios empreendedores. O projeto pode ser conferido pelo site: www.terrartesa.com.br.

Unimed Fortaleza

TESTE DE COVID-19

Clientes da Unimed reclamam de dificuldade para autorização de exame sorológico de Covid-19. Além da solicitação do médico e das muitas justificativas cobradas, ainda há demora para a aprovação do exame.

Em resposta a essas queixas, a operadora encaminhou a seguinte resposta à coluna: "A Unimed Fortaleza esclarece que possui um fluxo de autorização para a realização de exames de sorologia para diagnóstico da Covid-19. Primeiramente, o cliente deve se encaixar nos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para ter a autorização. De posse da solicitação médica, deve acessar o aplicativo ou site da Unimed Fortaleza e enviar o documento pela assistente virtual Roberta e responder as perguntas que ela fizer. O prazo máximo para a autorização do exame é de 3 dias úteis, e o cliente recebe a resposta por e-mail. A sorologia só pode ser realizada nos laboratórios Unimed. Caso haja alguma dúvida, o cliente também pode entrar em contato pelo número 4020 2111 (disponível 24h)".

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?