Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
.
Durou pouco, pelo menos entre aliados do governo Elmano de Freitas (PT), preocupações em torno do rompimento anunciado no último fim de semana entre Cid Gomes (PSB) e o governo do PT no Ceará. Procurados pela coluna, deputados que integram a base aliada destacaram fala do senador da última terça-feira, onde Cid afirmou não existir "nada decidido" sobre a ruptura. "As conversas estão acontecendo e logo vai estar tudo resolvido", aposta um dos líderes da base aliada na Assembleia. Apesar dos panos quentes na relação com o senador, petistas destacam que não deve haver mudança na intenção de o partido indicar Fernando Santana (PT) para a presidência da Alece. Resta saber, portanto, qual será o "prêmio de consolação" para Cid após o racha.
Leia mais
O prefeito José Sarto (PDT) anunciou ontem a criação de uma força-tarefa para garantir o abastecimento de medicamentos e insumos do Instituto José Frota (IJF), maior hospital da rede municipal de saúde de Fortaleza.
Pela noite, Diário Oficial trouxe detalhes sobre a intervenção, que deve colocar a gestão da unidade diretamente sob responsabilidade do secretário Galeno Taumaturgo (Saúde). Ação pode durar até 31 de dezembro.
Decisão ocorre duas semanas após o MPCE entrar com ação civil pública cobrando resposta imediata da Prefeitura sobre a situação, chegando a pedir até bloqueio em R$ 19,1 milhões dos cofres municipais.
Presidente do PL Fortaleza e candidato derrotado na eleição municipal, André Fernandes (PL) disse ontem que a oposição trabalha para lançar uma chapa para a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza.
Atualmente, articulações apontam para indicação de Léo Couto (PSB) para a Casa, em negociação tocada pelo prefeito eleito Evandro Leitão (PT). "Se aliar ao PT não é uma opção", rebate André Fernandes.
Tese de bater chapas, no entanto, pode não terminar bem para o PL. Historicamente, a oposição costuma fechar acordos com a base de olho em manter espaços na Mesa Diretora. Sem isso, sigla pode ficar de mãos vazias.
O indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e 36 outras pessoas foi dos assuntos mais comentados por cearenses nesta quinta-feira. Líder do governo Lula, o deputado petista José Guimarães (foto) disse esperar "que todos sejam punidos".
"Temos uma Constituição, leis e instituições sólidas, capazes de proteger a sociedade brasileira da tirania, e de defender nossa democracia (...) é chegada a hora da justiça", disse o petista à coluna.
Tema também foi levantado na tribuna da Alece por Osmar Baquit (PDT) e Romeu Aldigueri (PDT), que cobraram resposta rigorosa a acusados. Durante a sessão, nenhum deputado bolsonarista foi à tribuna para rebater as falas.
Em um 2024 cheio de comemorações pelos seus 80 anos, Rodger Rogério, cantor, compositor, ator, físico, recebe hoje, às 14h, a Medalha Humberto Teixeira da Assembleia Legislativa. Iniciativa é do deputado Renato Roseno (Psol). Acesso livre, sem precisar de paletó, e com direito a música ao vivo.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.