Logo O POVO+
Deputado defende emenda que anula projeto que tenta proibir ultraprocessados em escolas
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Deputado defende emenda que anula projeto que tenta proibir ultraprocessados em escolas

Sargento Reginauro (União) diz ser favorável ao projeto em si, mas defendeu "abrir o debate" para ouvir indústria e evitar limitação do controle dos pais
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 02-12-2024: Evandro Leitão e Sargento Reginauro na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo) (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 02-12-2024: Evandro Leitão e Sargento Reginauro na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo)

O deputado estadual Sargento Reginauro (União) defendeu nesta quarta-feira, 2, emenda substitutiva em matéria que prevê incentivos à alimentação saudável e proíbe a comercialização e consumo de alimentos ultraprocessados em escolas do Ceará. Em alteração proposta ao texto, Reginauro exclui na totalidade menções de veto a alimentos ultraprocessados e açucarados.

Em entrevista a Vertical, o parlamentar contesta teor "genérico" do projeto de lei nº 131/2023, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol). Segundo Reginauro, a discussão deve incluir a indústria alimentícia e os pais das crianças da rede pública.

LEIA TAMBÉM | Ministério defende projeto que proíbe ultraprocessados em escolas do Ceará

“A discussão é apenas para que a gente possa de fato gerar um debate maior. O projeto está genérico desta forma, a gente não consegue entender qual a amplitude dele para considerar o que é ultraprocessado e o que pode trazer algum risco para a saúde das crianças”, diz Reginauro.

“A indústria alimentícia tá aí para ser ouvida e dar respostas claras e objetivas, o que pode dificultar até também para o próprio poder público, porque uma alimentação, se ela for de fato uma alimentação o máximo saudável possível, ela vai onerar ainda mais as contas do estado com relação a isso”, argumenta deputado.

Outro aspecto considerado pelo parlamentar é a restrição dos pais sobre a responsabilidade da alimentação dos filhos. "Eu levantei esse questionamento que nós estaríamos interferindo no direito do pai. É um direito do pai, da mãe", afirma.

O parlamentar, por sua vez, argumentou ser favorável a iniciativa de Roseno, mas deseja ampliar o debate. “Eu quero que seja aberto um debate e a gente escute os dois lados. Escute a indústria e escute, é claro, aqueles que são defensores da proposta, como o próprio deputado Renato. Eu já comuniquei para ele, tem meu voto favorável, contanto que a gente abra para um debate”, reforça.

Ministério defende projeto que proíbe ultraprocessados em escolas do Ceará

Na última terça-feira, 24, O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) emitiu nota técnica de apoio ao projeto de lei nº 131/2023, em tramitação na Alece. Assinada pelo Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, a nota destaca dados "preocupantes" sobre excesso de peso entre jovens.

"No estado do Ceará, dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), de 2023, revelam que 37% das crianças entre 5 a 9 anos apresentam excesso de peso, enquanto entre adolescentes esse número chega a 33%”, ressalta o órgão.

O texo continua: “Tal cenário reforça a necessidade de regulamentação para garantir que o ambiente escolar se torne um espaço de promoção da alimentação adequada e saudável, reduzindo riscos à saúde”.

A iniciativa também recebeu nota de apoio formal por parte da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A pasta destacou alinhamento da proposta com diretrizes estabelecidas para melhoria da qualidade da alimentação escolar.

A proposta teve tramitação “reiniciada” em 2023, por conta da mudança entre legislaturas, e ganhou a coautoria de Missias do MST (PT). Parada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa desde fevereiro 2019, a proposta recentemente recebeu parecer favorável do líder do governo no Legislativo, Guilherme Sampaio (PT), em junho deste ano.

 por Camila Maia - Especial para O POVO

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?