Logo O POVO+
Condenação de Bolsonaro é "vingança" política, diz oposição cearense
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Condenação de Bolsonaro é "vingança" política, diz oposição cearense

Deputados da Assembleia Legislativa rechaçaram decisão do Supremo Tribunal Federal que condenou Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado
Ex-presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira, 11, dia decisivo de seu julgamento no STF
 (Foto: SERGIO LIMA / AFP)
Foto: SERGIO LIMA / AFP Ex-presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira, 11, dia decisivo de seu julgamento no STF

Bolsonaristas e aliados da Assembleia Legislativa do Ceará lamentaram nesta sexta-feira, 12, condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos outros sete réus do chamado “Núcleo Crucial”, responsável pela tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Segundo deputado estadual David Vasconcelos (PL), a decisão é a tentativa de “calar” o ex-chefe do Executivo.

“O que estão fazendo com o presidente é um absurdo, já deixei isso bem claro, mas enquanto estão tentando calar o presidente, estão fortalecendo cada vez mais, não só o nome dele, mas também toda a direita”, defende o correligionário.

VEJA MAIS: Camilo diz estar de "alma lavada" com decisão do STF e rejeita anistia

O parlamentar reforça também a atuação dos oposicionistas ao governo Lula (PT), na tentativa de pautar o Projeto da Anistia aos condenados. “O papel do PL nesse momento e de todos que acreditam em um País livre, é cobrar agora o Hugo Motta para votar esse projeto o mais rápido possível”, diz.

Sargento Reginauro (União), líder do União Brasil na Casa, corrobora com as críticas ao considerar penalidade do Supremo como “vingança” política. “Não tem nem surpresa. O circo tava armado, era o esperado. Desde o início, tudo que foi feito pela Suprema Corte deixava bem claro que realmente o objetivo era chegar a esse momento. Eu considero muito mais um projeto de vingança do que um processo judicial”, declara.

“Agora é esperar e olhar para frente, acreditando que nós conseguiremos dar uma volta por cima disso tudo em 2026 e fazer com que o povo acorde que nós estamos caminhando sim para uma ditadura velada”, continua deputado.

Base “comemora” condenação de Bolsonaro

De forma oposta, lideranças da base governista do Ceará se manifestaram em apoio a decisão da última quinta, 11, que condenou Bolsonaro em 27 anos e três meses de prisão. Ministro Camilo Santana (PT), governador Elmano de Freitas (PT) e prefeito Evandro Leitão (PT) foram alguns dos que apontaram deliberação “em favor da democracia”.

O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, em entrevista à Vertical, nesta sexta-feira, 11, apontou ainda que povo brasileiro não deixará condenados receberem uma possível anistia. “Eles podem até conseguir algum avanço nesse tema, mas o povo brasileiro não vai perdoar jamais, porque o povo brasileiro não vai compactuar com esse tipo de ataque à nossa democracia, à soberania do Brasil”, destaca.

por Camila Maia - Especial para O POVO

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?