
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), apresenta nesta segunda-feira, 6, dois projetos voltados ao combate à intoxicação por metanol no Estado. Segundo o parlamentar, o primeiro propõe a obrigatoriedade da apresentação de laudos por lote de bebidas em eventos open bar, e o segundo cria um protocolo de atendimento para casos de intoxicação nas UPAs.
Ao anunciar as propostas, Aldigueri destacou o cenário de contaminação registrado no estado de São Paulo e a necessidade de diálogo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e com os setores de bares e restaurantes do Estado.
LEIA MAIS: Novo Plano Diretor deve ampliar de 45 para 86 o número de Zeis, diz Evandro
“É preciso que nós tenhamos toda uma cautela e criarmos um protocolo estadual e um protocolo nacional em relação a que UPAs e hospitais tenham antídotos e um protocolo de atendimento para combater qualquer tipo de intoxicação em relação a metanol. Também é preciso que nós tenhamos leis mais seguras para fazer a fiscalização em caso de contaminação, adulteração de bebidas”, adverte parlamentar.
No Ceará, o quarto caso suspeito de intoxicação por metanol é investigado em Quixeramobim, a 212 km de Fortaleza. Segundo nota do governador Elmano de Freitas, doses do antídoto preparado pelo Ministério da Saúde devem chegar ao Estado para tratamento de possíveis casos confirmados.
por Camila Maia - Especial para O POVO
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.