
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O prefeito Evandro Leitão (PT) editou nesta semana decreto convocando a nova Conferência da Cidade de Fortaleza, que ocorrerá entre 24 e 26 de outubro no Centro de Eventos. Ato serve como uma das últimas etapas para a revisão do Plano Diretor, que define, entre outras normas municipais, o zoneamento urbano e ambiental da Capital.
O evento ocorre em meio a crescentes tensões na Câmara Municipal e na sociedade em torno da preservação de áreas verdes de uma Fortaleza cada vez mais quente. Em setembro, o secretário do Instituto de Planejamento e Pesquisa de Fortaleza (Ipplan), Artur Bruno (PT), destacou o aumento em dois graus da temperatura média da cidade nos últimos anos.
Apenas nos últimos meses, diversas áreas de proteção ambiental da cidade foram reduzidas – como a Zona de Interesse Ambiental (ZIA) da Sabiaguaba – ou até extintas – como diversas Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) no entorno do Parque Rachel de Queiroz.
Em setembro, a cidade registrou um de seus mais emblemáticos episódios de desmatamento, com a supressão de cerca de 40 hectares de Mata Atlântica no entorno do Aeroporto Pinto Martins. Já mensagens do prefeito Evandro reduzindo a extinção de áreas verdes, por outro lado, estão travadas na Câmara Municipal desde março deste ano.
“A Conferência terá por objetivo discutir e deliberar sobre os princípios, políticas, diretrizes, estratégias, sistemas urbanos, instrumentos que deverão reger a política urbana de Fortaleza, bem como objetivos, metas, indicadores e modelo de governança participativa, objeto de Lei Complementar que trate da Revisão do Plano Diretor Participativo e Sustentável de Fortaleza”, destaca o prefeito na convocação.
Na ocasião, deverão ser "unificadas" demandas debatidas ao longo de oito audiências públicas realizadas entre os meses de agosto, setembro e outubro pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Fortaleza (Ipplan). A rodada final de debates foi dividida entre diversos setores, que vão desde Meio Ambiente e Paisagem a Instrumentos da Política Urbana.
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.