Logo O POVO+
Camilo e Ciro mergulham na articulação
Comentar
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Camilo e Ciro mergulham na articulação

A saída de Camilo Santana do MEC coincide com a movimentação de Ciro Gomes no Ceará, reconfigurando o cenário político e as disputas eleitorais futuras
Comentar
Ciro Gomes e Camilo Santana: componente pessoal (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima Ciro Gomes e Camilo Santana: componente pessoal

.

A confirmação da saída de Camilo Santana do MEC coincide com a movimentação mais aberta de Ciro Gomes (PSDB) na condução das articulações políticas no Estado. Na prática, isso significa que, talvez já em meados de março, os ex-aliados estejam enfronhados com a montagem das chapas que devem se bater pelo Abolição em outubro próximo. Não se trata de embate trivial.

Esse enfrentamento, ainda que o petista não seja candidato ao Executivo, demarca novo momento em um ano em que a eleição de Cid Gomes (PSB) ao Governo, marco inaugural desse ciclo político, completa duas décadas. Na hipótese de Camilo sair vitorioso, o que se verá é a consolidação de sua liderança, agora fora do raio de influência de Cid - mas mantendo-o cautelosamente por perto.

Oposição I

Se for Ciro a comemorar o resultado das urnas, é o encerramento de um arco histórico - e a volta dos Ferreira Gomes ao centro do poder, do qual estão afastados (Ivo perdeu em Sobral em 2024 e o próprio Cid opera pelas margens).

Oposição II

Em alguma medida, 2026 é ainda um tira-teima de 2022, ano do racha entre PT e PDT, legenda na qual se aninhavam os irmãos e seu entorno. De lá para cá, o PDT desidratou (só agora volta a respirar após uma recomposição o PT).

BBB eleitoral

A propósito: se a política cearense fosse um BBB, o caçula dos FG, Ivo Gomes, ganharia distinção por não "pipocar" nessa dinâmica do "sincerão" made in Ceará. Sua série de entrevistas recentes garantiu a cota de animação de janeiro.

Quem é quem

Mercurial, Ciro parece fazer mais o perfil inflamado, do tipo Sol Vega. Já Cid é cerebral e moderadamente agregador, a exemplo de Ana Paula, que também é dada a excessos -"achacador" é uma palavra que ela usaria, sem dúvida.

Unidos...

Saiu 2025 e entrou 2026, mas o grande impasse em torno da federação União/PP se mantém no horizonte dos partidos. Antônio Rueda, que não é bobo e acena a uns e outros, está interessado no melhor contrato para si e para o UB.

ou não?

Após sucessivos adiamentos, o prazo para definição do comando da megaestrutura partidária é fevereiro - que logo deve virar março, já que nada de politicamente importante no Brasil se resolve de fato antes do Carnaval.

Girão bate o pé

Em meio às tentativas de aproximação de Ciro com Eduardo Girão (Novo) em busca de fechar palanque único da oposição no Estado, o senador manteve sua pré-candidatura ao Executivo. Segundo ele, o tucano já teve a sua chance de governar o Ceará.

Senador Eduardo Girão (Novo-CE)(Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado Senador Eduardo Girão (Novo-CE)

Candidato

"Eu respeito o Ciro, e é um respeito mútuo. Também percebo que é um cara muito inteligente e que tem realmente uma folha de serviço prestado pelo Ceará, mas ele representa outros valores", declarou Girão à coluna nessa terça, 20.

"Direita raiz"

Girão complementou a tese se colocando como único candidato representante da direita: "O Ceará precisa de um projeto que não foi testado, de direita, e não tem ninguém colocado como candidato que representa essa massa".

Carnaval e cofres

Carnaval: três municípios cearenses cancelaram a festa sob alegação de economia para os cofres públicos. É decisão razoável em cenários de escassez hídrica. Resta saber se esse ímpeto de contenção deve se estender a outros âmbitos da gestão - e em outras épocas, tal como no ano eleitoral, quando os gastos costumam disparar.

 

Aviso>> O jornalista Carlos Mazza está de férias e, neste período, Henrique Araújo escreve a coluna

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?