Logo O POVO+
Sana E-Sports realiza cerimônia de abertura no Cuca José Walter nesta terça: "Momento histórico"
Foto de Wanderson Trindade
clique para exibir bio do colunista

Wanderson Trindade é repórter do O POVO+ e player1 do UP Gamer+, programa de entrevistas durante partidas de jogos eletrônicos. Por aqui, escreve um pouco de tudo sobre o universo gamer no Ceará, no Brasil e no mundo, além de trazer informações do cenário competitivo, com foco no FPS.

Sana E-Sports realiza cerimônia de abertura no Cuca José Walter nesta terça: "Momento histórico"

Competição de esportes eletrônicos vai até sábado, 15, com torneios de 19 modalidades diferentes, como Valorant, League of Legends, Just Dance, Free Fire, Fifa e outros
Competição de esportes eletrônicos vai até sábado, 15, com torneios de 19 modalidades diferentes, como Valorant, League of Legends, Just Dance, Free Fire, Fifa e outros (Foto: Débora Marques e Ionara Monteiro / Sana E-Sports)
Foto: Débora Marques e Ionara Monteiro / Sana E-Sports Competição de esportes eletrônicos vai até sábado, 15, com torneios de 19 modalidades diferentes, como Valorant, League of Legends, Just Dance, Free Fire, Fifa e outros

O Sana E-Sports teve início na noite desta terça-feira, 11 de março, no Cuca José Walter. Sob a presença de autoridades de Estado, a cerimônia de abertura do evento reuniu atletas e organizadores que deram o tom das disputas, que se estendem até sábado, 15. Ao todo, mais de 500 participantes estão inscritos para embates em 19 diferentes modalidades, como Valorant, League of Legends, Free Fire, Fifa e outros.

No teatro do equipamento municipal, o público presente acompanhou as falas de alguns representantes do Poder Público sobre o segmento dos jogos eletrônicos no Ceará. Secretário dos Esportes do Estado (Sesporte), Rogério Pinheiro declarou seu compromisso com o setor. “É um momento histórico. Este é o primeiro evento incentivado com recursos públicos no e-sports”, comentou.

Abertura do evento contou com autoridades do Poder Público cearense(Foto: Débora Marques e Ionara Monteiro / Sana E-Sports)
Foto: Débora Marques e Ionara Monteiro / Sana E-Sports Abertura do evento contou com autoridades do Poder Público cearense

Reafirmando o entendimento estadual de que os esportes eletrônicos são considerados de fato esportes, ele comentou que o assunto é “extremamente defendido” pela sua gestão. A afirmação faz frente a uma fala polêmica da ministra dos Esportes, Ana Moser, que já chegou a dizer não considerar os games como esportes.

Também presente, a secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro, classificou o evento como “pioneiro no Nordeste”. “Entendemos a importância desse segmento para a nossa juventude. É um ponta-pé inicial para que tenhamos grandes atletas nessas modalidades”, sinalisou.

Com uma estrutura rara de palco de competições pelo Ceará, o diretor do Sana, Daniel Braga, celebrou o local de realização do evento. “O foco é trazer uma estrutura de ponta, de primeiro mundo, para a periferia de Fortaleza. Com tudo gratuito e acesso universal para a população”, disse.

No evento de abertura, também estiveram presentes o Secretário de Juventude de Fortaleza, Davi Gomes, e o Secretário da Regional 8, Fábio Rubens Marques Ramos, e o presidente da Federação Cearense de Esportes Eletrônicos (FCDEL), Washington Lemos.

Todo presencial e aberto ao público, o Sana E-Sports terá 19 modalidades: Valorant, League of Legends, Just Dance, Free Fire, Fifa, Dota 2, Overwatch 2, Rainbow Six Siege, Rocket League, Teamfight Tatics, Fortnite, Hearthstone, Cs:GO, Dragonball Budokai Tenkaichi 3, Naruto Ultimate Ninja Storm 4, Tekken 7, Guitar Hero 3, Super Smash Bros, Ultimate Mortal Kombat 3.

 

Serviço

Sana E-Sports
Quando: 12 a 15 de abril
Evento gratuito

 

Foto do Wanderson Trindade

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?