Logo O POVO+
Após polêmica, ministra do Esporte se reúne com representantes de e-sports
Foto de Wanderson Trindade
clique para exibir bio do colunista

Wanderson Trindade é repórter do O POVO+ e player1 do UP Gamer+, programa de entrevistas durante partidas de jogos eletrônicos. Por aqui, escreve um pouco de tudo sobre o universo gamer no Ceará, no Brasil e no mundo, além de trazer informações do cenário competitivo, com foco no FPS.

Após polêmica, ministra do Esporte se reúne com representantes de e-sports

Em postagem no Instagram, Ministério do Esporte, gerido por Ana Moser, afirma que foi discutida a criação de um Grupo de Trabalho para discutir o setor. Pasta pede a participação da sociedade: "Os interesses são diversos e diferentes sob cada perspectiva"
Encontro da ministra do Esporte, Ana Moser, com representantes dos esportes eletrônicos aconteceu nessa quinta-feira, 13 de abril (Foto: Ronaldo Caldas / MEsp)
Foto: Ronaldo Caldas / MEsp Encontro da ministra do Esporte, Ana Moser, com representantes dos esportes eletrônicos aconteceu nessa quinta-feira, 13 de abril

A Ministra do Esporte, Ana Moser, recebeu representantes dos esportes eletrônicos brasileiros em seu gabinete. No encontro, ocorrido nessa quinta-feira, 13, foi discutida a formação de um Grupo de Trabalho para tratar do tema. Detalhes não foram divulgados, mas em suas redes sociais, a pasta disse que “logo mais” comunicará novidades para o setor.

Assim que assumiu o ministério, em janeiro de 2023, Ana Moser polemizou ao afirmar, em entrevista ao UOL, não considerar os esportes eletrônicos como esportes. À época, ela mencionou que esta seria uma “indústria de entretenimento”, além de ter minimizado o preparo dos atletas deste segmento para uma competição.

A fala gerou inúmeras críticas da comunidade gamer e Ana Moser depois disse defender uma ação interministerial para lidar com o assunto.

Pouco mais de três meses depois do mal-estar, o Ministério do Esporte divulgou o encontro da ex-jogadora de vôlei com representantes de outras pastas do Governo Federal e um comitê da Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos (CBDEL).

“Temos que discutir esse tema com diversas áreas da gestão pública e, portanto, neste GT teremos a participação da Casa Civil, da Secretaria de Governo, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Cultura, Ministério do Trabalho, Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Juventude, CGU e outros órgãos”, comunicou o perfil oficial do Ministério do Esporte no Instagram.

“Além disso, é fundamental que tenhamos, neste tema, a participação de toda a sociedade, pois os interesses são diversos e diferentes sob cada perspectiva”, completou, informando que deve compartilhar novidades em breve.

Foto do Wanderson Trindade

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?