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Criação dos Jogos Olímpicos de E-sports é aprovada por Comitê Internacional
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Wanderson Trindade é repórter do O POVO+ e player1 do UP Gamer+, programa de entrevistas durante partidas de jogos eletrônicos. Por aqui, escreve um pouco de tudo sobre o universo gamer no Ceará, no Brasil e no mundo, além de trazer informações do cenário competitivo, com foco no FPS.

Criação dos Jogos Olímpicos de E-sports é aprovada por Comitê Internacional

Aprovado por unanimidade, evento será realizado a cada dois anos a partir de 2025. Modalidades participantes ainda não foram divulgadas
Terceira edição do Santander Gamer Pro está com inscrições abertas até 15 de julho, ofertando cursos para quem quer viver dos games jogando ou fazendo transmissões de jogos
 (Foto: Samuel Setubal / O POVO)
Foto: Samuel Setubal / O POVO Terceira edição do Santander Gamer Pro está com inscrições abertas até 15 de julho, ofertando cursos para quem quer viver dos games jogando ou fazendo transmissões de jogos

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou nessa terça-feira, 23, a criação dos Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos (ou e-sports). O evento será realizado a cada dois anos, a partir de 2025. A decisão foi tomada por unanimidade, sem votos contrários ou abstenções, durante uma sessão realizada às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.

Thomas Bach, presidente do COI, destacou a importância dessa iniciativa: “Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão da criação dos Jogos Olímpicos de E-sports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de e-sports, representada na nossa Comissão de E-sports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens.”

Os Jogos Olímpicos de E-sports terão três categorias de modalidades: esportes físicos disputados em plataforma virtual; simuladores de esportes; e games de e-sports, desde que alinhados aos valores olímpicos. O COI, no entanto, já indicou que jogos de tiro, como Counter-Strike, não serão incluídos no programa olímpico. As modalidades específicas que farão parte do evento ainda serão discutidas.

O evento será realizado em parceria com o Comitê Olímpico da Arábia Saudita, país que tem investido significativamente nos esportes eletrônicos para diversificar sua economia, exportar sua cultura e melhorar sua imagem internacionalmente. A parceria inicial será de 12 anos, com os Jogos Olímpicos de E-sports ocorrendo na Arábia Saudita a cada dois anos. Essa periodicidade poderá ser revisada, conforme discussões futuras entre os membros do Conselho Executivo.

David Lappartient, presidente da Comissão de E-sports do COI, ressaltou a necessidade de colaboração com as federações internacionais e confederações nacionais de esportes para definir os sistemas de classificação. Ele também destacou que as desenvolvedoras de games, como proprietárias dos jogos, serão incluídas nas discussões.

O COI criará uma estrutura específica para os Jogos Olímpicos de E-sports, separada do modelo organizacional e financeiro dos Jogos Olímpicos tradicionais. Esta nova abordagem é uma resposta à crescente popularidade e relevância dos esports no cenário global.

Anteriormente, o COI havia realizado eventos de e-sports focados em jogos que simulam esportes tradicionais e/ou envolvem atividade física, mas que não eram representativos em termos de relevância e competitividade no mercado de esports. A criação dos Jogos Olímpicos de E-sports marca uma mudança significativa, com a provável inclusão de games tradicionais do mercado de e-sports.

Importante lembrar que a decisão do COI também ocorre em um contexto de investimentos substanciais da Arábia Saudita nos esportes eletrônicos. O país, liderado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, está promovendo a primeira edição da Copa do Mundo de E-sports, competição que vai até agosto. O evento conta com premiações milionárias.

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