Seja um bichinho de pelúcia, um paninho de dormir, um amigo imaginário, o Bubu pode tomar várias formas para cada pessoa, mas sempre representando afeto, aconchego e carinho. Compondo o projeto especial de Dia das Crianças do O POVO, o e-book infantil "Boa Noite, Bubu!", escrito por Marília Lovatel e ilustrado por Gabriel Cela, fica disponível a partir de hoje, 12, exclusivamente na plataforma OP .
A celebração de Dia das Crianças produzida pelo O POVO traz o livro digital como forma estimular contatos literários e afetivos para bebês. "A ideia foi oferecer para pais, professores e mediadores a experiência de leitura para crianças entre zero e três anos. 'Boa Noite, Bubu!' tem a pretensão de explorar a oralidade e a experiência da afetividade com as crianças", aponta a jornalista Regina Ribeiro, uma das organizadoras do projeto.
A escritora Marília Lovatel explica que a ideia do "Bubu" veio do balbucio de bebês e da figura - concreta ou não - que conforta, abriga e abraça nos primeiros anos de vida. "O ponto de partida foi a ideia de trabalhar com esse 'algo' que às vezes nem tem forma definida. Se a gente puxar pela memória, todo mundo teve o seu Bubu", aponta a autora. "O texto pertence à esfera das lembranças afetivas e da época em que todas as coisas são novidades e exercemos a criatividade nomeando tudo à nossa maneira. Quem cria para criança precisa ter esse exercício de faz de conta, de empatia, para conseguir olhar por essa lente inaugural de emoções e percepções", ressalta Marília.
Junto da intenção afetiva e sentimental, o e-book busca estimular os primeiros momentos formativos do bebê. "Marília tem sensibilidade e fez um livro muito sonoro, escolhendo palavras para crianças que estão na fase de contato e formação com a linguagem e os sons. O Gabriel Cela fez ilustrações também com extrema sensibilidade em relação às cores e formas, porque nessa fase é também dos primeiros contatos com elas", destaca Regina.
No processo, a autora divide, a intenção era propor experiências interativas partindo da leitura. "Tudo foi pensado imaginando o movimento do adulto lendo em voz alta para a criança ou bebê e imaginando a reação desse ouvinte, que é um futuro leitor", aponta Marília, que ressalta, ainda, o "casamento muito feliz" entre palavras e imagens. "Tanto a construção textual quanto a concepção da ilustração seguem na direção de liberdade. Imagens sem contorno, livres, que casam com texto. É um convite à imaginação, ao direito de brincar e a inventar o mundo", define a escritora.
"A ilustração de livros infantis sempre foi uma área que tive bastante interesse e é um universo que permite o exercício de uma imaginação livre, mexe com o lúdico e com o fantástico, onde a experimentação é fundamental. Assim que li o texto, lembrei logo de amigos imaginários, companheiros tão presentes na infância, que assumem as mais diversas formas, faces e personalidades. Por isso, quis aproveitar dessa brincadeira com a indefinição do 'Bubu"' e o percurso de descoberta que o livro propõe para imaginar as múltiplas possibilidades desse ser", divide Gabriel.
Oferecê-lo no suporte digital, explica Regina, é um movimento visto com naturalidade. "A nova geração vai ter o e-book como instrumento de leitura desde a infância. Essa criança que está nascendo agora ou tem um ano vai ser alfabetizada no digital. A leitura de 'Boa Noite, Bubu!' está em consonância direta com essa forma de alfabetização, leitura e contato com as primeiras letras", afirma. "O texto é para além do suporte. Se você tem mais de uma possibilidade, enriquece a experiência. As crianças 'nativas digitais' têm direito, nesse suporte que é muito familiar a elas, de acesso a materiais pensados com todos esses cuidados", considera Marília.
Boa Noite, Bubu!
E-book escrito por Marília Lovatel, com ilustrações de Gabriel Cela
Já disponível na plataforma O POVO